ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS Itinerante atende em bairros de Alto Paraíso.

Ação comandada pela Secretária de Ação Social, Maiuza Leite, o CRAS Itinerante realizou mais de duzentos atendimentos nos Bairros Paraísinho, Cidade Alta, Novo Horizonte e Centro. O evento contou com a participação de equipe da Secretaria Cidadã, do governo de Goiás.

Roberto Naborfazan**

Rodas de conversa sobre os direitos das mulheres e relativos à família, e momentos de embelezamento e cuidado, com escova de cabelo, manicure e pedicure fizeram parte das várias ações do CRAS ITINERANTE.

Seguindo o cronograma de trabalho para os primeiros noventa dias de governo, proposto pelo prefeito Martinho Mendes, a secretaria municipal de assistência social, em conjunto com o CRAS, elaborou um plano ações visando o contato direto com a comunidade, possibilitando que ela conheça e se utilize de todos os serviços prestados pela rede de proteção social.

Embelezamento e autoestima – Escova de cabelo, manicure e pedicure foram oferecidos as mulheres da comunidade.

No âmbito institucional a equipe do CRAS traçou um cronograma de visitas às instituições que compõem a Rede Sócio-assistencial, tanto para apresentar a nova composição do CRAS, quanto para conhecer a estrutura das instituições parceiras. Essas visitas foram iniciadas na penúltima semana do mês de janeiro, fortalecendo a mobilização para o III Encontro da Rede Sócio-assistencial de Alto Paraíso que ocorrera no dia 01 de fevereiro deste ano. O Encontro da Rede reuniu representantes de diversas instituições do município, contando com um debate rico em representatividade e propostas para fortalecimento da Rede Sócio-assistencial. Os encontros da Rede terão periodicidade mensal.

CRAS ITINERANTE realizou mais de duzentos atendimentos nos Bairros Paraísinho, Cidade Alta, Novo Horizonte e Centro.

Já no âmbito da comunidade, foi realizado entre os dias 14 e 17 de fevereiro o CRAS ITINERANTE. A proposta foi levar os serviços do CRAS para mais perto da comunidade, estando cada dia da semana em um bairro diferente, passando pela Praça do Canaã, a Cidade Alta, o Novo Horizonte e a Praça do Skate, no Centro. Nesses dias foram realizados mais de 200 atendimentos, entre prestação de esclarecimentos sobre os serviços do CRAS, os direitos sócio-assistenciais, a realização de inscrições para o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, rodas de conversa, entre outras. O CRAS itinerante contou ainda com a presença da equipe móvel da Superintendência da Mulher e Igualdade Racial da Secretaria Cidadã do Estado, onde uma assistente social, uma psicóloga e um advogado realizaram rodas de conversa sobre os direitos das mulheres e relativos à família, e estiveram à disposição da população para atendimentos. Além disso, foram oferecidos momentos de embelezamento e cuidado, com escova de cabelo, manicure e pedicure, trabalhando também a autoestima das mulheres.

Equipes da Ação Social, CRAS e Secretaria Cidadã, deram especial atendimento ao grupo da melhor idade de Alto Paraíso.

A secretária da assistência social, Maiuza Leite, acompanhou de perto as ações do CRAS Itinerante em todos os bairros onde ficou instalada a caravana da assistência social, ouvindo as reivindicações da população e criando uma lista com as principais demandas para, junto com o prefeito Martinho Mendes, buscar soluções junto ás esferas estadual e federal. “A proposta de nossas ações com o CRAS Itinerante é exatamente estarmos mais perto da população, mostrando os serviços que nossa secretaria, em parceria com o CRAS, oferece ao cidadão. Estive recentemente no encontro das primeiras-damas do estado, promovido pela presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e primeira-dama de Goiás, Valéria Perillo, que nos assegurou parceria no oferecimento de cadeiras de rodas, fraldas, cobertores, brinquedos e assinaturas de convênio que beneficiem as famílias em situação de vulnerabilidade social. Estive também, acompanhado o prefeito Martinho Mendes, na sede da AGEHAB, onde, mais uma vez, cobramos celeridade no término das casinhas do Setor Cidade Alta. O presidente Luiz Stival garantiu que as obras serão entregue ainda no mês de março. Agradeço aqui o empenho de nossa equipe de trabalho e também a importante participação da equipe da Secretária Cidadã nessa primeira ação do CRAS Itinerante, trazendo importantes ajudas para nossa comunidade. Envio, através dessa equipe, meu abraço a superintendente Cecília Melo e a superintendente executiva Gláucia Maria Teodoro Reis, ambas grandes batalhadoras na luta pelas políticas para as mulheres e na promoção da igualdade racial”, destacou Maiuza Leite.

Ainda dentro do cronograma de ações para os primeiros noventa dias de governo, serão realizadas algumas atividades no dia 8 de março – dia internacional da mulher – começando com uma roda de conversa sobre os direitos das mulheres, seguida por oficina de cartazes e a I Marcha das Mulheres de Alto Paraíso, que seguirá da sede do CRAS até a Praça do Skate no centro da cidade, incluindo o município na mobilização mundial que acontecerá neste dia pela vida e direitos das mulheres.

Secretária Maiuza Leite com integrantes das equipes da Assistência social, CRAS e da Superintendência da Mulher e Igualdade Racial da Secretaria Cidadã.

Composta pela assistente social Marilene Martins, pela psicóloga Mônica Souza Santos e pelo advogado, doutor Luiz Henrique de Paula, a equipe integrante das Unidades Móveis de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violências Domésticas, da Secretaria Cidadã promoveu rodas de conversas e deu atendimento à diversas pessoas durante a ações do CRAS Itinerante. “Nosso trabalho, através da Superintendência de Políticas para as Mulheres, em parcerias com as prefeituras, via Secretarias de Assistência Social e os CRAS, é ter a sensibilidade de levar os nossos temas e projetos às comunidades. Nessas oportunidades, falamos sobre violência doméstica, direitos das mulheres, direitos das comunidades quilombolas e da necessidade de fazemos um trabalho diferenciado em termos de políticas públicas em defesa das minorias. Em Alto Paraíso esse trabalho está sendo realizado de forma diferenciada graças a presença constante da secretária Maiuza Leite, que nos acompanha todos os dias em todos os bairros, respaldando e dando esclarecimentos na hora dos questionamentos da comunidade”, frisou a assistente social Marilene Martins.

Conscientes da importância do trabalho que desenvolvem para a comunidade como um todo, em especial às famílias em condições de vulnerabilidade social, a equipe comandada pela secretária Maiuza Leite nessa primeira ação do CRAS Itinerante mostrou capacidade de trabalho e sensibilidade no trato com as pessoas. Trabalharam na realização do evento a coordenadora Jeniffer Viana Lobemwein, a assistente social Nátalia Ferreira, a psicóloga Roberta Pires Ferreira (equipe urbana), assistente social Maria Gilda Ribeiro e a psicóloga Chiara Christina Santos (equipe volante).

**Com dados fornecidos pela coordenadora Jeniffer Viana Lobemwein

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *