CHAPADA DOS VEADEIROS, O PARAÍSO VIVE!!!

Apesar da tragédia ambiental sem precedentes na região, e da grande perda na fauna e na flora, principalmente dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, dezenas de outros atrativos com belas cachoeiras e paisagens estão á disposição dos mais de 60 mil turistas que visitam frequentemente a região.

Roberto Naborfazan

Não podemos deixar que esse incêndio, um dos maiores flagelos já enfrentados pelo Cerrado, na Chapada dos Veadeiros, propague uma histeria coletiva, incentivada por uma mídia sequiosa por tragédias prolongadas, que lhes proporcionem manchetes e chamadas sensacionalistas.

Cataratas dos couros, uma boa opção para o descanso no feriado do próximo dia 02 de novembro.

Toda ajuda foi, é e será sempre bem-vinda, de todos, inclusive dos grandes meios de comunicação, que ajudam, principalmente, na aceleração de movimentos dos poderes centrais. É preciso, no entanto, não se ater, neste caso dos incêndios, só na tragédia da natureza, na fauna e na flora severamente atacada. É preciso compreender que as comunidades de Alto Paraíso de Goiás e de todos os municípios que compõe a Chapada dos Veadeiros vivem do Turismo.

Na maneira como a grande mídia está colocando, turistas de todo o Brasil e de parte do mundo estão pensando que a Chapada dos Veadeiros está “fechada”, que é o fim do turismo ecológico e de aventura na região, que só teremos as belezas dos pássaros e do verde de volta na região daqui a anos, que está tudo fechado, nada de cachoeiras, passeios e belezas naturais. Isso leva a outro tipo de tragédia, essa sim, mortal para os pequenos municípios, o cancelamento de reservas, a redução do número de visitantes, que leva ao fechamento de restaurantes, hotéis, pousadas, etc, que leva, consequentemente, ao desemprego, que leva ao aumento da criminalidade e moto contínuo.

Cachoeira de Santa Barbara, em Cavalcante. Bela e aberta para visitação.

Nada é por acaso. A Chapada dos Veadeiros e seus habitantes enfrentam provas e expiações. Mas a natureza é forte, e o Cerrado é guerreiro. Fizemos este vídeo, de forma amadora, na nascente do Rio Estiva, logo depois de um grande incêndio no final de 2015. Haviam se passado uns 40 dias de chuva. Já cobrávamos ali medidas de prevenção aos incêndios. Assista aqui https://www.facebook.com/jornal.ovetor/videos/1562973420415431/

Em breve histórico sobre o incêndio no município de Alto Paraíso, resume-se que por volta do dia 06 de outubro, quem estava na sede do município, vislumbrou fumaça alta, pras bandas do Distrito do Moinho. A comunidade local, em sua maioria, já reclamava dos “antigos, dos teimosos” que ainda insistem nas queimadas “controladas”, mas que em quase todos os anos perdem o controle e provocam incêndios e destruição de propriedades.

O vento forte trouxe o fogo para os arredores da cidade por volta do dia 08, queimando áreas próximas as Loquinhas e, mais a esquerda, a área do aterro controlado de lixo, seguindo rumo a águas frias e cachoeiras dos Cristais. Já havia um forte grupo de voluntários e brigadistas, brigada particular (Cachoeira dos Cristais), e homens cedidos pela prefeitura atuando no combate, que, depois de dois dias de luta intensa, deram os focos de incêndios nas proximidades da cidade como debelados. No entanto, nas imediações da Vila de São Jorge e do Vale da Lua, o fogo aumentava e ameaçava invadir áreas de visitações dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV). Experiente e precavido, o diretor do Parque, Fernando Tatagiba, fechou a portaria e proibiu o acesso de visitantes durante o feriadão de 12 de outubro. O fogo realmente entrou no Parque e atingiu áreas de visitação. Quando se imaginava que os brigadistas do IBAMA, ICMbio e voluntários haviam vencido os grandes focos, na manhã do dia 17, Tatagiba anunciou que se iniciava um dos maiores incêndios florestais já visto na região. O que também se confirmou.

Zé Eliton, Jungmann, Jacqueline, prefeitos de Teresina, Cavalcante, Alto Paraíso e demais autoridades debatem estratégias com o comando de operações do IBAMA e ICMbio.
Zé Eliton, Jungmann, Jacqueline, prefeitos de Teresina, Cavalcante, Alto Paraíso e demais autoridades debatem estratégias com o comando de operações do IBAMA e ICMbio.

Esse último grande foco, propulsor de todo o desastre, deixou fortes indícios de incêndio criminoso, acirrando os ânimos entre ativistas e fazendeiros, com acusações de ambos os lados. No centro da discussão, ainda a ampliação da área do PNCV de 65 mil hectares para mais de 240 mil hectares, tratada com displicência, de forma politiqueira e mal negociada pelo governo federal. Mas esse é tema para outra prosa. O que se sabe é que, devido a gestão do  parque ser ligada ao governo federal, a Polícia Federal deve realizar as investigações. Certeza mesmo é que o diligente delegado da Polícia Civil goiana, José Antonio de Sena, já colocou sua equipe em ação e provas estão sendo coletadas. Se crime houve, não ficará impune.

Apesar de um pequeno grupo tentar trazer os debates da política municipal para o centro da tragédia, usando a manobra traiçoeira da contra-informação para desestabilizar a gestão atual, a grande maioria dos moradores do município se mobilizou em um trabalho voluntário sem precedentes, e cito a REDE CONTRA FOGO, criada pela sociedade civil organizada da Chapada dos Veadeiros, como exemplo de dedicação nessa batalha. Alimentos, água mineral e recurso para equipamentos foram coletados acima da meta prevista. Um grande SALVE!! Para todos os envolvidos.

Provocado pelo prefeito de Alto Paraíso, Martinho Mendes, o governador em exercício, José Eliton, acionou Brasília, e uma comitiva formada pelo secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, André Lima, ministro do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinsk, o chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Fernando Tatagiba, o coordenador de Prevenção e Combate a Incêndio da ICMBio, Cristian Berlinck, o diretor de criação e manejo de Unidades de Conservação, Paulo Carneiro, o Comandante Geral dos Bombeiros do Distrito Federal, Major Godoy e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Estado de Goiás, Coronel Carlos Helbingen, se reuniu no aeródromo de Alto Paraíso, onde estratégias e programas de combate e prevenção aos incêndios florestais foram debatidos. Há que se ressaltar o constante e efetivo trabalho que vem sendo realizado pela superintendente de meio ambiente e recursos hídricos da SECIMA, e coordenadora de implementação dos 17 ODS, Jacqueline Viera.

Após essa reunião, o secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, André Lima, publicou a seguinte nota em uma rede social – “Estive hoje com o presidente do ICMbio e o Ministro do Meio Ambiente sobrevoando de helicóptero na Chapada dos Veadeiros para verificar no local como estão as ações de combate aos incêndios.

Fiquei muito Impressionado com o que presenciei. Primeiro com a magnitude dos impactos das queimadas. É certamente o maior incêndio da história dos Parques Nacionais do Brasil. Mas também me impressionei com a organização e a solidariedade. O ICMbio e o IBAMA organizaram

Uma central de comando operacional com os Bombeiros Militares do DF e do GO e comandam mais de 6 frentes de combate, 5 aeronaves, 4 helicópteros, 5 caminhões pipa, 200 brigadistas e 200 voluntários. São mais de 500 pessoas envolvidas diretamente além de centenas de pessoas que estão participando de campanhas de doação de recursos em todo Brasil para essa mega-operação. O DF está apoiando com 25 combatentes de altíssima experiência do Corpo de Bombeiros Militar, com caminhões pipa, com equipamentos (bombas costais, abafadores, mantimentos), com helicóptero da Polícia Militar, com veterinários. Enfim estamos lá prestando todo apoio ao ICMBio e governo do Goiás.

De acordo com o coordenador geral da operação, se não surgirem novas frentes de incêndio até o final da semana, é possível que haja um controle da situação.

Me impressionou também o trabalho de centenas de voluntários que estão fazendo uma campanha maravilhosa no comércio local e virtualmente para captação de recursos.

Já estão se organizando com os recursos levantados nessa campanha para investir em treinamento de brigadas setoriais e locais e aquisição de equipamentos para outros eventos futuros.

Se por acaso esse fogo foi ateado por quem foi contra a expansão do Parque em represália à medida o tiro saiu pela culatra.

Agora o Movimento se fortaleceu pela união e solidariedade. Pelo amor ao parque.

União e Amor são ingredientes imbatíveis. Parabéns a todos.

Gostei também da medida anunciada pelo Ministro (da defesa, Raul Jungman), de que já tem Policia Federal investigando as causas que parecem ser criminosas, pelos indícios já apurados”.

Equipe dos Veterinários na Estrada, uma ONG Minas Gerais, está na Chapada dos Veadeiros auxiliando no resgate de animais.

Também já está em Alto Paraíso uma equipe dos Veterinários na Estrada, uma ONG de Minas Gerais que já trabalhou, salvando animais, em todas as últimas catástrofes naturais do Brasil.

O que quero mostrar aos formadores de opinião, aos que têm bons relacionamentos com grandes meios de comunicação e que podem, de alguma forma, trabalhar positividades em relação a Chapada dos Veadeiros, é que se está fazendo todo o possível para debelar o incêndio e minimizar os efeitos da tragédia sobre as pessoas e a natureza. E que, também, se precisa mostrar ao Brasil e ao mundo que a infeliz tragédia que se abateu sobre o PNCV não matou todas as belezas da Chapada dos Veadeiros. Existem outros lindos atrativos a serem visitados, em alguns, o fogo até passou por lá, mas deixou as cachoeiras mais a vista e trilhas mais propensas a aventura que nunca. Em outros, tudo está como antes, lindo. O que está temporariamente fechado para visitação é o PNCV, mas que, com a chegada das chuvas, em pouco tempo, retoma seu caminho de renascer.

Cachoeiras dos Cristais, Loquinhas, Macacos, Macaquinhos, Cataratas dos Couros, Poço Encantado, Santa Barbara, Anjos e Arcanjos, Vale da Lua,  Almécegas, Encontro das Águas e tantas outras estão lá, prontas para receber a todos, lindas e revigorantes, como sempre.

Empresários, trade turístico, prefeitura municipal, Goiás Turismo e ministério do turismo precisam se unir na retomada da positividade e na divulgação de nossas belezas.

O incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros poderá ser controlado até este final de semana, segundo expectativa das brigadas que atuam combatendo o fogo no local, mas as condições são imprevisíveis. O combate ao fogo no local é dificultado pela chamada resignação. Mesmo após as chamas desaparecerem, as altas temperaturas e o vento fazem com o que o fogo retorne em várias localidades e as equipes precisam refazer o trabalho.

Para cessar definitivamente os incêndios, somente boas chuvas em toda a região. Enquanto esperamos os céus, cuidemos dos animais sobreviventes, e do meio de vida de milhares de pessoas que vivem e trabalham na Chapada dos Veadeiros. O PARAÍSO VIVE, precisamos divulgar isto e apagar as chamas dos coveiros que o querem enterrar.

O Paraíso está vivo, e seus habitantes e visitantes dirão um dia… Era uma vez uma tragédia, que vencemos!!!

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *