ARTIGO – Centro de Saúde da Vila Mauá: Equipe de atendimento é referência em ser, de verdade, servidores públicos.
“Ser servidor não é somente uma profissão, mas um compromisso com a sociedade. Ele deve ter empatia e compaixão pelo próximo, se colocar no lugar do outro e ter como objetivo a busca pelo bem-estar coletivo”.
A empatia é um fator de extrema importância para a excelência no atendimento ao público, principalmente em áreas onde o cidadão já chega sobrecarregado de dores e dramas, como é a área da saúde.
Quando os servidores, além da empatia com o público, se preocupam também com o bem-estar de todos e a harmonia no ambiente onde trabalham, alcançando não só a capacidade em atender consistentemente, mas, ocasionalmente, até mesmo exceder às expectativas dos pacientes, atinge-se então a excelência nessa prestação de serviços.
No setor de saúde, a humanização é essencial para aumentar a eficácia do tratamento e a satisfação dos pacientes que, por sua vez, passam a dar mais credibilidade à instituição e, consequentemente, indicá-la para outras pessoas.
E é isso que tem acontecido em relação ao atendimento a comunidade moradora na região Sudoeste de Goiânia pela equipe de profissionais que atende no Centro de Saúde da Vila Mauá; a sintonia no bem atender realizada do médico a faxineira, da recepcionista a gestora da unidade.
Em acompanhamento a minha madrasta, Márcia Hubner de Oliveira, 77 anos, para tratamento odontológico que durou aproximadamente sessenta dias, pude observar a atenção e o cuidado no atendimento não só para com Márcia, mas com todos que procuraram a unidade enquanto por ali estávamos.
A atenção com qualidade e o respeito se deu desde o primeiro contato para agendamento até a conclusão do tratamento dentário. O carinho e o cuidado com a pessoa idosa dentro do consultório, em nosso caso durante o tratamento realizado pela doutora Emmanuele Diniz Moura Cury e sua auxiliar, Tathiany, também deve ser destacado.
Ambas, doutora Emmanuele e Tathiany, fizeram todo o procedimento em nível dos melhores consultórios odontológicos particulares que já frequentei; sempre com muita empatia, compreendendo as limitações e necessidades da paciente, que, devido a idade, tem lapsos de memória. Gratidão é a palavra que define.
Além disso, nos dias das sessões para o tratamento dentário de Márcia, pude observar, da antessala, os atendimentos feitos pelos médicos de outras especialidades, com os pacientes saindo sempre satisfeitos. O Centro de Saúde da Vila Mauá conta com quatro especialistas em odontólogia, dois em ginecologia, um em pediatria, e quatro médicos generalista.
O Centro de Saúde da Vila Mauá não faz atendimentos de urgência e emergência, apenas consultas e tratamentos agendados. Os agendamentos para consultas ou tratamentos dentários devem ser feitos de forma presencial.
No entanto, segundo a gestora da unidade, Luane Luzia de Araújo Diogo, em alguns casos, mesmo sem o agendamento, havendo um médico disponível na unidade, faz-se o atendimento que estabilize da melhor maneira possível o paciente, e o encaminha para um local de referência em urgência ou emergência, ou para o Cais mais próximo, no caso, o do setor Novo Horizonte.
Com trinta e um anos de trabalho na saúde pública, doze anos como servidora e há aproximadamente um ano e meio como gestora do Centro de Saúde da Vila Mauá, Luane de Araújo aponta que, em geral, as pessoas comentam mais as dificuldades encontradas na área da saúde pública, que os bons atendimentos, mas, na opinião dela, o SUS tem sido, em determinados procedimentos, bem rápido no encaminhamentos para hospitais como o Araújo Jorge e o Hospital das Clinicas, quando regulados pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.
Quanto ao serviço prestado pela equipe sob sua orientação no Centro de Saúde da Vila Mauá, Luane de Araújo frisa que “Aqui trabalhamos em equipe, por que ninguém vai a lugar nenhum sozinho. Estamos todos envolvidos e focados na mesma direção, que é o bom atendimento a nossa comunidade, e em sermos servidores. Digo sempre aos nossos colegas de trabalho que nossa prioridade é o usuário”.
Outro ponto que me chamou a atenção em relação ao Centro de Saúde da Vila Mauá foi o sentimento de toda a equipe em fazer o melhor pela unidade, de forma coletiva e coesa.
“A Prefeitura nos atende e nos dá o suporte necessário sempre que abrimos ordens de serviços ou precisamos de materiais ou reparos mais complexos. Mas existe todo o processo burocrático a ser cumprido. Então, eventualmente, enquanto aguardamos sermos atendidos, quando precisamos de um cadeado, um bebedouro, uma troca de vidraça, ou reparos urgentes, nos unimos, todos os servidores, dos médicos ao pessoal da limpeza, nos cotizamos e adquirimos o material necessário para o bom andamento da unidade, com maior e melhor comodidade para os usuários.” Destaca a gestora Luane Luzia de Araújo Diogo.
O Centro de Saúde da Vila Mauá fica na Avenida das Bandeira, na Vila Mauá, e disponibiliza, para dúvidas ou informações, o telefone 62 3524 – 1640. Para reclamações, sugestões e elogios, o usuário deve ligar para a Ouvidoria da saúde no 0800 – 6461510.
Quanto a mim, tanto como profissional da comunicação, quanto cidadão usuário do Sistema Único de Saúde, parabenizo e agradeço a presteza e a qualidade do trabalho, de forma indistinta, de todos os servidores do Centro de Saúde Vila Mauá, e que essa forma de servir ao público seja referência para os servidores públicos, em todas as áreas, por todo o Brasil.