APORTE FINANCEIRO – Câmara devolve parte do duodécimo para prefeitura.

Com boa gestão dos recursos no legislativo, o presidente da mesa diretora da Câmara de vereadores de Alto Paraíso de Goiás, Carlos José Pereira “TITO”, decidiu, em comum acordo com todos os seus pares, fazer devolução do dinheiro economizado para auxiliar nas demandas da prefeitura.

Roberto Naborfazan

Devolução de parte do duodécimo foi respaldada em plenário por todos os vereadores.

Ao completar os seis primeiro meses no comando da mesa diretora da Câmara municipal, o vereador Tito mostra os efeitos de uma gestão responsável e coerente com os recursos públicos.

Apesar de todas as dificuldades no atual momento político e econômico do Brasil, de Goiás e no município, os vereadores, através do rígido controle efetuado pelo presidente da Casa, vereador Tito, conseguiram realizar economia que possibilitou a devolução de parte do duodécimo para a prefeitura.

A ação foi respaldada por unanimidade firmada em plenário pelos vereadores Claudiomar, Canela, Serginho, Uedison, Zé Nêgo, Marlony, João Yuji e Fabão.

O recurso devolvido é resultado da economia que a Câmara fez no primeiro semestre de 2019, principalmente na redução de gastos com energia elétrica, diárias, telefone e combustíveis.

Durante a entrega dos recursos para o executivo, o prefeito Martinho Mendes da Silva afirmou aos vereadores que o dinheiro seria usado em uma operação tapa-buracos em alguns dos pontos mais críticos de ruas e avenidas da cidade. O que foi feito pela equipe da secretaria de obras, sobre a orientação do secretário Luizinho e do engenheiro Wilton Barreto e acompanhado de perto pelo prefeito e vereadores. Assistam os vídeos:

Martinho Mendes, vereadores Tito, Claudiomar e Zé Nêgo acompanham os serviços da operação tapa-buracos.

O duodécimo é o valor que o Poder Executivo repassa a Câmara de vereadores para custear as despesas com folha de pagamento e manutenção de despesas do Poder Legislativo. O valor é definido pela Constituição Federal, representando a décima segunda parte da arrecadação do município no ano anterior e que é repassada em 12 parcelas. “O montante tem de ser gasto no processo legislativo e, no nosso caso, o que foi possível economizar devolvemos ao município”, explica o presidente da Câmara.

Com a devolução do recurso para auxiliar nas demandas crescentes da prefeitura, sabiamente utilizado pelo prefeito Martinho Mendes em reparos de ruas e avenidas, ação muito cobrada pela comunidade, os poderes legislativo e executivo de Alto Paraíso de Goiás mostram maturidade política e comprometimento com a coisa pública, ao mesmo tempo em que dão exemplo de união e trabalho para alguns municípios de nossa região, visto que, recentemente, a prefeitura de Campos Belos paralisou todos os serviços essenciais daquele município devido a uma picuinha política entre o prefeito Eduardo Terra e alguns vereadores, sendo necessária a intervenção do Ministério Público.

Material de valor elevado, massa asfáltica foi adquirida pela prefeitura com recurso devolvido pelos vereadores.

Além da economia dos recursos que foram devolvidos para a prefeitura, a Câmara de vereadores deu inicio também a Campanha de Conscientização da população sobre o descarte correto do Lixo, visando a manutenção da limpeza de ruas e avenidas em toda a cidade, principalmente nas avenidas centrais.

A Campanha tem como objetivo unir os membros do legislativo, do executivo e da sociedade organizada na fiscalização e orientação para que o lixo seja colocado nas lixeiras instaladas nas portas das casas e estabelecimentos comerciais somente nos dias e horários em que passam os caminhões de coleta, conforme calendário semanal distribuído pela prefeitura.

 

 

 

 

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *