Aluno de Anápolis escolhido para o Parlamento Jovem Brasileiro
Denilson da Silva Boaventura, aluno do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José Ludovico de Almeida, em Anápolis, foi selecionado pelo programa Parlamento Jovem Brasileiro, criado e patrocinado pela Câmara dos Deputados. Como prêmio, no mês que vem, ele terá a chance de vivenciar uma experiência única e inesquecível. Entre os dias 20 e 25 de setembro, o jovem de 16 anos estará em Brasília para participar da Jornada de Simulação Parlamentar, que integra o programa Parlamento Jovem Brasileiro, com todas as despesas pagas.
Classificado em primeiro lugar com o projeto de lei Vozes que Educam, que propõe a implantação de um programa nacional de saúde que, além de prevenir, ofereça tratamento gratuito às doenças das cordas vocais dos educadores, Denilson é um dos três jovens selecionados para representar o Estado de Goiás no programa. Segundo o jovem, a ideia de desenvolver o tema surgiu depois que ele acompanhou pessoalmente o drama de uma professora de Química de sua escola, que foi diagnosticada com disfonia.
Este ano, o PJB registrou 1.785 projetos inscritos. Desse total foram selecionadas 78 propostas, sendo outras duas também de alunos goianos: Carlos José Martins de Oliveira, do Colégio Goianiense Adventista, em Goiânia; e Ingrid Nuta Ribeiro, do Instituto Auxiliadora, de Silvânia. Os três viajarão a Brasília e terão as despesas com transporte, hospedagem e alimentação pagas pela Câmara dos Deputados.
Perfil
No último sábado, dia 22, o trabalho de Denilson foi destaque na 3ª Conferência Regional da Juventude, promovida pela direção da escola onde o garoto estuda há três anos. A diretora da instituição, Valdirene da Silva Xavier Rodrigues, destaca que o maior mérito do estudante é a iniciativa. “Ele não espera pelos professores; está sempre em busca de oportunidades que possam ampliar seus conhecimentos. Esse é o perfil típico dele”, diz ela.
Único aluno do Colégio Estadual José Ludovico de Almeida a inscrever-se no PJB, o jovem conta que ficou sabendo do programa por meio do site da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). “Estou sempre de olho no site para saber dos concursos e eventos”, acrescenta.
Por conta do interesse e do esforço de Denilson, essa não será a primeira vez que ele ficará longe da família por uma semana. No ano passado, ele estava entre os 81 estudantes brasileiros escolhidos na fase internacional do 4º Encontro Nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, realizada em Gramado.
O programa
Criado com o objetivo de possibilitar aos alunos da rede pública e particular a chance de conhecer a dinâmica parlamentar da Câmara dos Deputados, o programa Parlamento Jovem Brasileiro seleciona todos os anos 78 projetos de lei inscritos por estudantes do 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou do 4º ano do ensino técnico integrado ao Ensino Médio, com idade entre 16 e 22 anos.
O número de selecionados por Estado é proporcional à bancada de parlamentares de cada ente federativo. Goiás conta com três vagas. Todos os anos, as inscrições são abertas entre os meses de abril e junho.
Fonte: Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce)