Alto Paraíso – Transição de governo mostra maturidade política no município.

Com o ginásio de esportes municipal lotado, aconteceu na tarde do dia 1º de janeiro a solenidade de transmissão de cargo do agora ex-prefeito Álan Barbosa para o prefeito Martinho Mendes da Silva, que tomou posse em ato conjunto com seu vice-prefeito Marlon Rogério Bandeira e os nove vereadores eleitos para a gestão 2017/2020.

Roberto Naborfazan

Martinho Mendes, Álan Barbosa e vereadores na solenidade de posse dos eleitos para a gestão 2017/2020.

O cerimonial impecavelmente comandado pela equipe que compõe a assessoria da Câmara de vereadores – Vanessa e Deise (montagem da decoração e dinâmica do cerimonial), Deja (atendimento às atas de posse e documentação), Betânia e Francielly (Recepção ás autoridades e facilitadoras do prefeito eleito), Caleb (Redação e falas), contribuiu para que a solenidade ocorresse em um clima festivo, sem falas cansativas e dentro do horário.

Há que se destacar a grande presença de jovens e adolescentes na solenidade, muitos deles foram as urnas pela primeira vez e ali estavam para respaldar seus escolhidos, mostrando também que estarão atentos as ações inovadoras e renovadoras que esperam na gestão que se inicia.

Diferente da maioria dos municípios vizinhos, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que deixam o cargo e os que assumem a gestão de Alto Paraíso mostram maturidade política e exemplo de civilidade ao fazerem uma transição respeitosa, dentro dos preceitos democráticos. Sem rupturas, sem cizânias, todos decididos a ajudar ou continuar ajudando no processo de crescimento e desenvolvimento sustentável do município.

Comandado pelo vereador Zé Nego, por ser entre os eleitos o com mais idade, o evento teve inicialmente, logo após a execução do Hino Nacional Brasileiro, breves explanações de três líderes religiosos, padre Wagner (Católicos), Bispo Mariano (Evangélicos) e dona Romilda (Espíritas).

O Vereador Zé Nego agradeceu a Deus a oportunidade de trabalhar por Alto Paraíso, a sua família pelo apoio nessa jornada e aos cidadãos que lhe confiaram votos para ocupar o cargo de vereador, e em seguida, deu posse, através do juramento oficial, ao prefeito, ao vice e aos seus pares.

Secretária da Ação Social, Maiuza Leite, Martinho Mendes e Álan Barbosa – Transição de governo tranquila e democrática mostra maturidade política no município.

Em sua fala de despedida, Álan Barbosa fez resumo de suas ações a frente da gestão municipal, enumerou ações positivas, detalhou dificuldades enfrentadas e disse ter sido um orgulho comandar Alto Paraíso. Em tom emocionado, agradeceu seus pais, o ex-prefeito Jair Barbosa e sua mãe, Dona Aurora, presentes ao evento, pelo apoio e orientações em todos os momentos, a sua esposa Daniela, pelo companheirismo e espírito de luta nos seis anos a frente do governo, aos familiares em geral e a todos os funcionários, secretários e ex-secretários que o auxiliaram na jornada que se finda.

“Quero fazer um agradecimento especial à pessoa a quem dedico eterna gratidão e respeito, ao inesquecível companheiro Divaldo Rinco. Eu não seria prefeito se ele não tivesse me chamado para ser parceiro seu de chapa, ser seu vice e se tornou aquilo que venho ser o inicio de nosso trabalho, imensa gratidão também à todas as pessoas que vieram me auxiliar nessa caminhada, desde o momento que eu assumi a prefeitura de Alto Paraíso”, concluiu.

Já empossado, o vice-prefeito citou o amor a família como base de respeito para toda a sociedade e referenciou sua mãe, dona Nery Bandeira, sua esposa, Sheyla, filhos e familiares. “Precisamos muito da união, da compreensão de todos vocês na fiscalização e no apoio ao nosso trabalho. A função é nossa, mas a missão de fazer um Alto Paraíso melhor é de todos nós. Estamos assinando um contrato de quatro anos, onde seremos os servidores de nossa comunidade, que nosso patrão. Respeito e tolerância fazem parte de nosso objetivo, porque com respeito e tolerância sempre chegaremos ao denominador comum. Obrigado à todos.” Frisou Marlon Bandeira.

Em seu discurso, o prefeito Martinho Mendes foi enfático no posicionamento de suas ações “Assumo a prefeitura num momento de grande turbulência na política nacional, mas buscarei a serenidade em minhas ações e destaco a intolerância à corrupção de qualquer natureza. Estou convicto que nem sempre agradarei, pois interesses surgem de todas as partes, mas quero me dedicar ao máximo para servir e atender aos desejos do nosso povo, vale aqui também destacar que não haverá espaços na administração para todos os meus amigos e fieis companheiros, mas haverá trabalho para todos que quiserem a oportunidade de juntos construirmos um Alto Paraíso melhor”. Destacou.

Superintendente executiva da SECIMA, Jacqueline Vieira (ao centro), prestigiou a solenidade, representando o governador Marconi Perillo.

Nu busca por recursos e investimentos que possibilitarão o desenvolvimento de Alto Paraíso, Martinho Mendes destacou Parcerias “Vamos apertar os cintos, pois quero no final desses quatro anos de gestão entregar uma cidade melhor do que estou recebendo hoje. Quero construir uma relação de parceria com os governos Estadual e Federal, bem como outras parcerias para trazermos para nossa cidade o que é de direito e o que sonhamos em ter. Destaco amizade e parceria com o senador Helio José, com as deputadas Magda Mofatto e Flávia Morais, com os deputados Pedro Chaves, Giuseppe Vecci, Iso Moreira, José Nelto e Bruno Peixoto. Pessoas que têm somado esforços para nos ajudar.

Através destas e outras parcerias, enfrentaremos os problemas agudos de nossa cidade, como as questões do lixo, do tratamento de esgoto, da moradia popular, da regularização fundiária urbana e rural, entre outras. Esta tarefa se inicia pela revisão do ordenamento jurídico do município, de forma a trazer tranquilidade e justiça aos que aqui habitam, bem como segurança aos novos investidores”. Sublinhou.

Entre outros temas, Martinho Mendes destacou pessoas e especiais agradecimentos “Quero dizer à vocês que este é o momento mais sublime da minha vida, e por assim ser, quero agradecer a Deus pela vida e por esta oportunidade e também a vocês que serviram de instrumento nas mãos do Criador e Supremo Arquiteto do Universo para confirmar e tornar este sonho, esta oportunidade em realidade, portanto, devo e dedico a cada um de vocês este momento.

Agradecer a minha família, a família da minha esposa Maiuza, que comigo caminha, o nosso vice-prefeito Marlon Bandeira e seus familiares, agradecer a cada partido político que conosco caminharam e assim toda a classe política envolvida no processo democrático das eleições.

Cumprimentar e agradecer de forma especial o ex-prefeito Álan Gonçalves Barbosa bem como toda a sua equipe de gestão que ontem encerraram seus trabalhos. Extensivo também aos ex-vereadores, que Deus os ilumine, concedendo-vos muita saúde, paz e que os ventos da prosperidade possam vos conduzir pelas veredas do sucesso em vossos empreendimentos. Lembrando que aqueles que tiveram em postos de confiança na prefeitura, que a substituição não representa nenhuma retaliação pessoal.

Quero também cumprimentar todos os vereadores eleitos com quem trabalharei nos próximos anos, desejando-vos sucesso”, disse, enfático, Martinho Mendes. (Assista aqui o discurso completo: https://youtu.be/qVcZDpk89w8)

Legenda
Dona Romilda Rinco, Padre Wagner e Bispo Mariano foram as lideranças religiosas que desejaram boas energias para a nova administração.

Secretários nomeados

No encerramento de seu discurso, Martinho Mendes nominou os primeiros auxiliares e suas respectivas secretarias de sua gestão, lembrando que poderá  nomear novos auxiliares no decorrer das próximas semanas.

Foram escalados os seguintes secretários:

– MARLON BANDEIRA (Agricultura e Meio Ambiente).

– ERNANDES LEITE MORAIS (Controladoria do município).

– LECIDES ALVES FERREIRA (Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e Secretaria de Transportes).

– ANDREIA MENEZES SILVA LOPES (Turismo).

– MOISÉS NUNES NETO (Chefia de Gabinete).

– BRUNA MARA CAMPOS DO NASCIMENTO (Saúde).

– LÍCIA MARY OLIVEIRA SANTOS (Educação).

– MAIUZA LEITE DOS SANTOS (Assistência Social).

– JOSÉ CARLOS VICENTE PEREIRA (Fundo Próprio de Previdência).

– LEONARDO DE CARVALHO (Administração e Finanças).

– ISMAEL NEIVA (Procuradoria Geral do Município).

Entre os novos auxiliares da administração municipal está Moises Nunes Neto, que passa a ocupar a chefia de gabinete do prefeito Martinho Mendes. Na foto, com a esposa Carla.

Prestigiaram o evento, a Superintendente executiva da SECIMA, Jacqueline Vieira, representando o governador Marconi Perillo, o senhor Danúbio, representando o senador distrital Hélio José, o advogado Miron Paula Batista, representando o deputado Iso Moreira e o senhor Prem Agni, representante da Awaken Love e do líder espiritualista Prem Baba.

Câmara escolhe seu presidente

Presidente da Câmara, pastor Marloni e prefeito Martinho Mendes – Autonomia e harmonia entre os poderes.

O norte político para os próximos quatro anos em Alto Paraíso foi dado com a eleição do vereador Pastor Marloni (PR) para a presidência da Câmara, com seis votos, enquanto o outro candidato, vereador Serginho (PDT), obteve três, em movimentada sessão no plenário da casa onde já se instalaram os novos representantes da população local.

Auditório lotado, gente polo corredor e nas janelas mostraram a atenção da população para as movimentações políticas nos bastidores da eleição.

A mesa diretora ficou assim definida:

Presidente – Pastor Marloni Dias Bernardes (PR)

Vice-presidente – José Calos Pereira Santos –Tito (PSB)

1º Secretário – Claudiomar Teles Gonçalves (PRB)

2º Secretário – Uedison Garcêz de Mendonça (PR)

Após movimentações de bastidores e muita articulação, Pastor Marloni obteve seis votos contra três de Serginho, se tornando o novo presidente do legislativo de Alto Paraíso.

Após a eleição, o novo presidente afirmou estar preparado para os desafios, e aberto sempre ao diálogo em busca de soluções para as reivindicações da comunidade, do povo.

Elogiou as reformas no prédio da Câmara, feita por seu antecessor, o vereador Luizinho e o moderno sistema de informatização implantado.

Após votação das vagas para as comissões, Pastor Marloni agradeceu a presença do prefeito Martinho Mendes e o convidou para a tribuna.

O novo prefeito de Alto Paraíso, após os cumprimentos protocolares, afirmou ter convicção que os interesses de Alto Paraíso é o objetivo comum entre os dois poderes, e que esses objetivos irá unir os poderes na defesa e na construção da cidade.

“Quero construir com esta casa de Leis uma relação de trabalho, harmonia e respeito. A prefeitura estará de portas abertas para o exercício da fiscalização e do acompanhamento de nossas ações. Agora a palavra chave é responsabilidade. Responsabilidade em todas as nossas ações. Que a cada dia sejamos inspirados pela sabedoria divina para que possamos trabalhar de forma segura, tranquila e eficaz. Vale destacar que nós ousamos sonhar, desafiamos a realidade e nos tornamos depositários de parte da esperança do nosso povo. Todos nós, que acreditamos nesse sonho, travamos a boa batalha, disputamos e vencemos juntos as eleições, de forma clara, transparente e levamos agora conosco a esperança de nossa gente”. Afirmou Martinho Mendes, em trecho de seu discurso.

Definidos os nomes que decidirão as ações político-administrativas do município, a população fica agora na expectativa do cumprimento dos compromissos feitos por cada um dos eleitos.

Vereador Zé Nego, por ser o eleito com mais idade, presidiu a solenidade de posse.
Álan Barbosa fez um emocionado discurso de despedida do cargo de gestor municipal.
Vice-prefeito e novo secretário de agricultura e meio ambiente, Marlon Bandeira pediu respeito e tolerância na busca por um determinador comum para a construção de um projeto bom para Alto Paraíso.
Com forte presença da população mais jovem, dezenas de pessoas prestigiaram a solenidade de posse dos novos membros do executivo e do legislativo de Alto Paraíso.

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *