ALTO PARAÍSO: Referência em sustentabilidade para o País.
Marconi discute ações para transformar Alto Paraíso na primeira cidade sustentável do País.
O governador Marconi Perillo realizou, na manhã de hoje, reunião de trabalho com representantes de sete secretarias para definir ações que transformem Alto Paraíso, localizada no Nordeste Goiano, na primeira cidade sustentável do Brasil. As ações serão viabilizadas dentro de 17 objetivos já pré-estabelecidos e vão desde o incentivo ao uso e à produção de bens, à energia solar e também a programas na área de educação e saúde local.
O lançamento oficial do programa está previsto para o dia 9 de junho. Marconi frisou considerar importante a definição das metas e primordial o seu cumprimento pelo secretariado. “Alto Paraíso é uma cidade conceituada no mundo todo. Precisamos de ações voltadas para o fomento da economia criativa, de proteção ao meio ambiente e promoção de melhorias sociais. Isso é desenvolvimento sustentável”, disse.
Ele lembrou que a proposta de transformar a cidade, considerada a principal porta de entrada da Chapada dos Veadeiros, numa referência em sustentabilidade teve início há cerca de seis meses, durante encontro com o líder espiritual humanitário Sri Prem Baba. Os 17 objetivos já pré-definidos são globais. Entre eles estão: Produção e Consumo Sustentável, Proteção do Clima, Saneamento, Paz e Justiça.
Já entre as ações que vão integrar cada um dos objetivos estão a construção de um centro cultural e um centro de pesquisa agrícola; expansão da rede de saneamento e água encanada; crédito para o fomento de projetos de economia solidária. Todas as ações que vão integrar o projeto serão apresentadas durante o lançamento oficial do programa.
O secretário Vilmar Rocha lembrou a vocação para o turismo da cidade. “Todas estas medidas, além de melhorarem a qualidade de vida dos moradores de Alto Paraíso, vão impactar no aumento do turismo da região. Nós sabemos que o turismo tem grande força e movimenta toda a cadeia produtiva de uma cidade. Alto Paraíso é uma cidade diferenciada”, disse.
Participam da reunião os secretários das seguintes pastas: Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Vilmar Rocha; Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Trabalho (Secretaria Cidadã), Lêda Borges; Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Goiás (SED), Luiz Maronezi; Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás (Sefaz), Ana Carla Abrão; Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival; Goiás Turismo, Leandro Garcia; e Sebrae, diretor-superintendente Igor Montenegro. Estiveram presentes os representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e Segurança Pública (SSP).
Relembre a visita feita no dia 03 de outubro de 2015
Transformar Alto Paraíso, município conhecido mundialmente por suas belezas naturais, em referência global de sustentabilidade econômica, social e ambiental, e em modelo no cumprimento das 17 Metas Globais de Desenvolvimento Sustentável. Com o objetivo de colocar este plano em ação, o governador Marconi Perillo esteve naquele município para discutir a elaboração de um programa de parceria entre o Governo de Goiás, a Prefeitura e o mestre Sri Prem Baba, com participação de especialistas.
Marconi se reuniu com o prefeito Álan Barbosa, o mestre Prem Baba, secretários municipais, a atriz Maria Paula e os especialistas Fabio Toreta (membro do Movimento Awaken Love) e Patricia Ellen (membro da McKinsey) para discutir as ações para a implantação do programa. O governador estava acompanhando das secretárias Ana Carla Abrão (Fazenda) e Raquel Teixeira (Educação, Cultura e Esporte) e dos superintendentes executivos de Esporte, Júnior Vieira, e de Meio Ambiente, Jaqueline Vieira.
Centro Cultural
A proposta é construir um centro cultural em Alto Paraíso, nos moldes do Instituto Tecnológico Basileu França, que abrigue as ações, cursos e projetos visando o cumprimento das 17 Metas Globais de Desenvolvimento Sustentável. Entre as ações estão o desenvolvimento de trabalhos e programas nas áreas cultural e social, a promoção da educação infantil e a realização de cursos profissionalizantes, pautadas pela cultura da paz. O Grupo Cultural AfroReggae também integra o projeto.
A meta do projeto é transformar Alto Paraíso em referência de desenvolvimento sustentável e inovação, com a construção de centro de pesquisa agrícola, centro de tecnologia e inovação e, posteriormente, a implantação de um campus universitário no município. A intenção é que as ações sejam desenvolvidas tendo como suportes o uso de energias renováveis, a opção por edificações públicas e privadas ambientalmente sustentáveis e a garantia de tratamento e reciclagem de resíduos líquidos e sólidos.
Marconi disse que o Governo de Goiás está inteiramente à disposição da prefeitura e dos parceiros para a viabilização do projeto e afirmou e determinou à equipe de auxiliares presentes no encontro que realizem os estudos necessários para a realização das obras. O prefeito Álan Barbosa agradeceu o pronto atendimento do governador e afirmou que Marconi é um governante “especial” pela atenção que sempre teve com os municípios goianos e suas comunidades. O mestre Sri Prem Baba agradeceu Marconi pela presença e atenção e disse que a reunião deste sábado, dia 3, representou um “dia especial” para o desenvolvimento sustentável de Alto Paraíso.
Sri Prem Baba – líder humanitário
Depois da reunião de trabalho, o governador se encontrou com Sri Prem Baba e seus seguidores. Baba vive em Alto Paraíso há dois anos e vem atraindo cada vez mais seguidores, de diversas partes do mundo, que vão ao município para assistir suas palestras e ouvir seus ensinamentos. Sri Prem Baba é um líder humanitário e mestre espiritual brasileiro, herdeiro da antiga linhagem indiana Sachcha. Recebeu esse título em 2002 de seu mestre Sri Sachcha Maharaji. Ele tem como missão promover a espiritualidade e restabelecer os valores humanos, espirituais e sociais.
Em 2003, Prem Baba criou o movimento global Awaken Love, que tem como premissas a honestidade, a autorresponsabilidade, a gentileza, a educação, o serviço e a beleza, com o intuito de promover uma nova visão de mundo. Parceiro do projeto para Alto Paraíso, o AfroReggae atua em áreas pobres do Brasil para promover a inclusão social, a educação e a cultura da paz entre os jovens.
Alto Paraíso
Com 6.638 habitantes, Alto Paraíso está localizada no ponto mais alto do Planalto Central e atrai turistas do mundo todo que vêm a Goiás para conhecer suas belezas naturais. Considerado patrimônio natural pela Unesco, o município abriga o distrito de São Jorge, porta de entrada para o santuário ecológico do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, alternativa econômica, ecológica e sustentável para os habitantes de Alto Paraíso.
Toda Chapada dos Veadeiros rrejubila com essas ações.