ALTO PARAÍSO DE GOIÁS – Segurança pública e moradia entram na pauta dos vereadores.

Diante dos recentes assaltos a mão armada acontecidos no município, vereador Claudiomar buscou apoio do deputado João Campos, em Brasília.

Em seus estudos de política, John Locke considera o Legislativo o órgão Supremo do Estado e, na Constituição Americana, ele figura em primeiro lugar entre os Três Poderes. Esta grandiosidade fica evidenciada por meio de sua grande função: falar em nome do povo.

Em ações recentes, importantes conquistas foram feitas pelos vereadores em favor da comunidade.

A organização do Legislativo tem o tônus democrático, porque reúne maioria e minoria e onde o confronto das ideias e a crítica pública estão sempre presentes, evidenciando sua característica democrática.

Na era medieval, os parlamentos se reuniam a partir da convocação do rei e podiam firmar vontade própria, independente do soberano, desde que a maioria encontrasse um consenso. Estes Parlamentos eram formados pela nobreza e o clero, as pessoas influentes, que falariam pelo povo de sua região. Esta gênese do parlamento evoluiu e na Grã-Bretanha oitocentista os liberais defendiam o direito de que todos fossem representados, com base numérica da população, e não apenas a partir dos que tinham terras e riquezas. O cidadão passou a ser a unidade básica da política democrática, o equivalente a um homem, um voto.

Vereador Claudiomar busca apoio junto a João Campos no reforço a segurança pública.

No absolutismo, a vontade do rei era a lei. O soberano exercia, portanto, todas as funções estatais que, em momentos históricos diferentes, foram divididas e entregues a órgãos distintos. A Declaração da Independência Americana e a Revolução Francesa iniciaram a transferência do poder do soberano para o povo. Este entendeu que o poder utilizado pelos seus representantes também deveriam implicar em atividades governativas. E uma controlaria a outra por mecanismos constitucionalmente estabelecidos.

Legislativo, Executivo e Judiciário nasceram dessas concepções. Em sua base estava a ideia de preservação dos direitos individuais. A separação de poderes, portanto, é o primeiro instrumento constitucional destinado a garantir direitos dos cidadãos e a participação de todos no processo governativo.

O trabalho legislativo começa no Município, na Câmara Municipal, onde o sentimento de valorização do bem estar local é a força matriz do trabalho dos vereadores. Cada Município dispõe de, no mínimo, nove vereadores para legislar. Para atender às necessidades em setores básicos, como educação, segurança e saúde, o prefeito carece do amparo de legislação enxuta e harmônica, capaz de lhe conferir melhor operacionalidade e maior agilidade. Este é o papel que cumpre ao Legislativo desempenhar.

A Câmara de vereadores de Alto Paraíso de Goiás passou por uma renovação no pleito de 2016, sendo que apenas um vereador foi reeleito. Os novos legisladores têm buscado fazer andar as demandas da sociedade junto ao executivo, que por sua vez enfrenta uma forte crise financeira, reflexo do que acontece em todo o país, que limita investimentos, apesar de muita coisa estar sendo feita em todas as áreas.

Ofício coletivo pede a regularização fundiária dos lotes da quadra 03, no distrito de São Jorge.

Em ações recentes, importantes conquistas foram feitas pelos vereadores em favor da comunidade, entre elas a emenda de Cem mil reais conseguida pelo vereador Serginho junto a deputada Flávia Morais, que permitiu ao executivo quitar parte das dividas com servidores da Saúde.

O vereador Fábio Reges tem atuado na área da saúde, seja reivindicando melhorias, seja doando do próprio bolso alguns itens básicos para o setor, seja cobrando ações do executivo para que melhores condições de trabalho serem dadas ao funcionalismo, que por sua vez darão melhor atendimento ao público.

O vereador Tito, presidente da mesa diretora, esteve recentemente em Goiânia, onde atuou junto ao vice-governador Lincon Tejota reivindicando ações em várias áreas, que trarão bons resultados em curto espaço de tempo.

O vereador Canela, entre várias ações realizadas pelo município, em especial pelo distrito de São Jorge, atuou junto a prefeitura para que um novo trabalho seja feito para contenção da enxurrada que desce da GO 239 para dentro do Distrito. Canela também articulou com os demais vereadores, enviando ao Excelentíssimo Juiz de Direito da comarca de Alto Paraíso de Goiás um ofício coletivo, assinado por ele e pelos vereadores Tito, Claudiomar, Serginho, Uedison, Fábio Reges, JoãoYuji, Pastor Marlony e Zé Nêgo, onde buscam pacificação jurídica e trabalho conjunto dos três poderes para que se realize a regularização fundiária, através do REURB, para os lotes da quadra 03, do Setor São Jorge II, no distrito de São Jorge.

Na quarta-feira, 16/10, o vereador Claudiomar Teles deu um importante passo em busca de mais segurança para a população local e também para os turistas que, sempre em grande número, visitam as belezas naturais da região.

Após o assalto sofrido a mão armada por uma conhecida comerciante da cidade, e a violenta ação de bandidos contra outro comerciante no distrito de São Jorge, Claudiomar procurou em Brasília o deputado federal João Campos, delegado de polícia e uma das mais respeitadas autoridades no meio policial em Goiás, onde narrou os fatos que recentemente aconteceram em Alto Paraíso de Goiás.

O deputado João Campos imediatamente fez contato com o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, Odair José Soares, que determinou a ida de uma equipe especial para  fazer investigações e prender os meliantes responsáveis pelos ataques a comunidade. Veja o vídeo.

Todos os vereadores têm se empenhado em fazer o melhor, pois, além de seus cargos, são também pais de família, moradores e, em sua maioria, filhos de Alto Paraíso de Goiás. Querem e desejam o desenvolvimento socioeconômico do município, e para isso têm realizados atos e ações que assegurem os direitos da comunidade local.

As criticas e reclamações feitas pelo cidadão fazem parte do cotidiano de um legislador, pois foram eleitos para falar e agir em nome da sociedade e a ela deve todas as satisfações, mas essa mesma sociedade deve vigiar para não ser contaminada por pessoas maledicentes, que denigrem a imagem dos vereadores apenas para buscar sua promoção pessoal e ou política.

Pessoas que vivem na e da política, quando fazem críticas ácidas aos políticos, precisam ser analisadas, para ver se estão verdadeiramente fazendo bem suas funções em cargos políticos. É preciso que a população analise se quem atira muitas pedras, não tem também seu telhado de vidro.

Cabe à Câmara dos Vereadores garantir a governabilidade da administração de seu Município, assegurando sua continuidade, se ela for positiva. Para exercer a contento seu papel de representante do povo, o vereador deve ter grande disciplina partidária para que a ação de minorias não obstrua matérias de interesse da maioria, pois só desta forma parecerá coerente aos olhos do eleitor.

Esta, também, é a melhor forma do político cuidar bem de sua cidade e de sua carreira. As ações dos parlamentares sempre são julgadas pelas urnas, por isso precisam demonstrar coerência, mesmo que isso contrarie interesses diversos ao meio social como um todo.

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *