ALTO PARAÍSO DE GOIÁS – Lideranças comunitárias se unem ao poder público para construção de Espaço Municipal para Velório.
Terreno está sendo permutado com a prfeitura e será destinado para a construção da obra, que dever ter duas salas de velório. Campanha de arrecadação de recursos e busca por voluntários para mão de obra já está sendo elaborada.
Roberto Naborfazan
A união entre empresários, poder público e a população em geral, está permitindo que um antigo projeto comece a tomar forma em Alto Paraíso de Goiás.
Trata-se da construção de um espaço público para que a comunidade possa velar seus entes queridos.
A antiga Capela que servia para esse propósito, hoje é apenas uma ruína que ocupa espaço dentro do Cemitério Municipal e deverá ser demolida para ar espaço a novas sepulturas.
Quando morre um morador no município, seus corpos são velados, na maioria das vezes, em igrejas ou em suas próprias residências.
Uma das pessoas mais empenhadas na concretização do projeto de construção de um Espaço Municipal para Velório, o empresário Divinaldo Delfino dos Santos já se reuniu com diversas lideranças religiosas, empresariais e da sociedade organizada, que garantiram apoio pessoal e/ou financeiro para a construção da obra.
Divinaldo Delfino já conversou com o prefeito de Alto Paraíso de Goiás, confirmando que um terreno nos arredores do Cemitério está sendo permutado, e será destinado para a construção do Espaço para Velório Municipal.
Já existe um esboço de projeto arquitetônico do prédio, que deve ser finalizado, contendo duas salas de velório, banheiros masculino e feminino, uma cozinha e um almoxarifado, onde os funcionários do cemitério possam guardar seu material de trabalho.
“Sabemos que a conclusão desse projeto não será de uma hora para outra. Que demandará tempo e a boa vontade de nossa comunidade e dos poderes constituidos. Mas se não dermos inicio, jamais chegaremos ao fim. Vamos colcar todas as nossas forças para ajudarmos a construir esse espaço tão importante para minimizar o desconforto das pessoas em momentos de dor e tristeza.” diz Divinaldo Delfino.
Além de contar com a participação financeira do poder público municipal na construção da obra, Divinaldo Delfino e as pessoas envolvidas no projeto esperam contar também com doações de materiais de construção, doações financeiras, voluntários para mão de obra, além da realização de eventos como bingos, leilões entre outros meios de arrecadação.
Recursos arrecadados serão destinados para a obra física e também para a compra de cadeiras, poltronas, bebedouro, geladeira, fogão, ventiladores, etc.
Depois que o prédio estiver pronto e a obra concluída, haverá consulta pública para dar nome ao Espaço para Velório Municipal.
A campanha de arrecadação já está sendo iniciada e quem quiser colaborar/participar ou saber mais detalhes pode entrar em contato com Divinaldo Delfino dos Santos, na Lanchonete Sol da Chapada.
Em breve uma campanha será iniciada no programa da Clésia Matos, que acontece todos os dias das 08 as 10 horas da manhã na Rádio Paraíso FM (www.paraisofm.com.br), onde serão detalhados números de telefones e todos os meios para quem quiser participar ou colaborar.
O Jornal O VETOR também é parceiro nessa empreitada, e dará apoio a campanha em suas redes sociais.