ALTO PARAÍSO DE GOIÁS – Adeptos do ciclismo fazem percurso de 36 kms em pedalada noturna.
Amigos dos Pedais fazem passeio noturno entre a sede do município e o distrito de São Jorge.
Roberto Naborfazan
Dezenas de ciclistas de várias idades percorreram, na noite de quinta-feira, 14, o trecho de 36 quilômetros entre Alto Paraíso de Goiás e o distrito de São Jorge, pela ciclovia da Estrada Parque Divaldo William Rinco (GO 239).
O agito marcou o retorno dos passeios de média/longa distância do Grupo Amigos do Pedais, formado por Baykeiros de Alto Paraíso de Goiás. A moçada já havia feito o aquecimento para 2019 em um breve giro, na semana passada, pelas ruas da cidade.
As pedaladas do grupo já entraram para o roteiro de esporte e lazer dos moradores, ganhando cada vez mais adeptos, desde os primeiros passeios em 2016, sempre comandados pelos empresários Clésia Mattos, Wellcome Mantygomery e Agenor Bastos.
Para a maioria dos integrantes dos Amigos dos Pedais tornou-se hábito diário fazer ao menos um pequeno percurso pela manhã ou no fim de tarde, respirando o ar puro da Chapada dos Veadeiros, sob o som do canto de araras, tucanos e todos os encantos da região.
Clésia Mattos afirma que “Nossa intenção sempre foi promover atividades saudáveis que promovam, ao mesmo tempo, a integração social, a boa convivência e uma melhora no estilo de vida, principalmente no cuidado coma a saúde. O movimento vem crescendo e já estamos participando de eventos em outras cidades da região e até no estado do Tocantins”, assinala a empresária.
A pedalada Alto Paraíso/São Jorge, como todos os eventos do grupo, tem participação gratuita. Quem pôde, contribuiu voluntariamente com R$ 10,00 (dez reais), para custear o combustível do ônibus, cedido pela prefeitura, que trouxe os participantes na volta do percurso, que teve duração de duas horas e meia.
Em São Jorge os ciclistas fizeram uma pequena confraternização no Restaurante do Messias, antes da volta para casa.
“Sempre contamos com apoiadores na promoção dos passeios. Hoje quero agradecer a administração municipal nas pessoas do Clayton, que junto com a enfermeira Karla, nos acompanhou com a ambulância em todo o trajeto, a secretária de educação, Nislene Costa Ferreira, que cedeu o ônibus, dirigido com cuidado e atenção pelo motorista Weder, e o secretário de turismo, Moisés Neto, que liberou o Transbike, para o retorno. Ao Divinaldo, pela logística com o Transbyke, e a todos que fizeram parte da equipe de apoio.” Pontuou Clésia Mattos.
Além de acessível, o hábito de andar de bicicleta é sem dúvida uma atividade que faz bem a mente e ao corpo. Sendo uma atividade de baixo impacto, andar de bicicleta ajuda a reduzir o colesterol “ruim” e os triglicerídeos, a pressão arterial e a glicemia de jejum e também na respiração, melhorando a disposição física e perda de peso.
É uma atividade de baixo custo, pois basta ter uma bicicleta e sair andando. Pode ser feito por qualquer idade, desde que algumas precauções sejam tomadas. Clique aqui e acesse a Galeria de fotos