ALTO PARAÍSO DE GOIÁS – 1ª Oficina de Regionalização do Turismo da Chapada dos Veadeiros estimula união de gestores.
Ministrada pela coordenadora geral do mapeamento e gestão territorial do turismo, do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura, a Oficina aponta também a união dos gestores dos municípios da região, na busca conjunta por ações e investimentos.
Roberto Naborfazan
Alto Paraíso de Goiás sediou na tarde desta sexta-feira, 24, a 1ª Oficina de Regionalização do Turismo da Chapada dos Veadeiros.
O evento, promovido pela prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, através da Secretaria municipal de Turismo, ofereceu a gestores e empresários dos municípios que integram a Chapada dos Veadeiros, (Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, São João d’Aliança e Teresina de Goiás) palestra ministrada pela coordenadora geral do mapeamento e gestão territorial do turismo, do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura, que discorreu sobre temas como a Política Nacional de Turismo, com foco em seus oito eixos de atuação, que orientam as ações de apoio à gestão, estruturação e promoção do turismo nas regiões e municípios: Gestão descentralizada do Turismo – Planejamento e posicionamento de mercado – Qualificação profissional, dos serviços e da produção associada – Empreendedorismo, captação e promoção de investimentos – Infraestrutura turística – Informação ao turista – Promoção e apoio à comercialização – Monitoramento.
A participação efetiva, na Oficina, dos prefeitos e dos secretários de turismo de praticamente todos os municípios (apenas o município de Cavalcante não enviou representante), além de um grande número de empresários e trabalhadores no setor turístico, mostra que o caminho está sendo aberto para a união de forças na busca por ações conjuntas na captação de investimentos financeiros e de especialização junto aos órgãos estaduais e federais. Aliás, união e fortalecimento foram palavras usadas por todas as autoridades em seus posicionamentos.
O secretário de turismo de Alto Paraíso de Goiás, Moisés Neto, agradeceu a equipe do Ministério do Turismo, liderada por Ana Carla Moura e pela diretora do ordenamento turístico do MTur, Silvana Nascimento, destacando que ações como a 1ª Oficina de Regionalização do Turismo da Chapada dos Veadeiros são fundamentais no esclarecimento de gestores e empresários, pavimentando o caminho da regionalização almejada.
O prefeito de Colinas do Sul, Adriano Passos, frisou que foi convidado para integrar um projeto direcionado para a região da Serra da Mesa, mas que optou participar do grupo de municípios da Chapada dos Veadeiros devido a visibilidade internacional que já existe sobre Alto Paraíso de Goiás e o volume de incremento para o setor na região. “Juntos seremos cada vez mais forte, vamos mostrar a potencialidade de nosso município e nos unirmos nessa caminhada” disse Adriano Passos.
Josaquim Miranda, prefeito de Teresina de Goiás, ressaltou que o objetivo maior é tornar seu município em uma extensão do turismo consagrado de Alto Paraíso de Goiás, formarmos uma região integrada de turismo. “Estamos buscando mais abertura para dentro do parque, criando mais opções de visitações em nossa região. Temos em Teresina de Goiás muitas belezas naturais que precisam ser mostradas para o mundo” acentuou Josaquim Miranda.
Já a prefeita Débora Domingues, que foi recentemente anfitriã do 1º Fórum de Turismo em São João d’Aliança, se disse convencida de que o trabalho de regionalização a fez refletir sobre suas ações em relação ao turismo na região “após sediarmos o 1º Fórum do Turismo em nosso município, entendi a importância de fortalecer o turismo na Chapada dos Veadeiros, não para competir com Alto Paraíso de Goiás ou qualquer outra cidade, mas para nos unirmos e mostrarmos, em conjunto, o quanto todos nossos municípios tem belezas a serem vistas pelos milhares de turistas que visitam nossa região. Quando chega a prefeita Débora em um órgão estadual ou federal em busca de investimentos, ela tem uma força, mas se chegam todos os prefeitos dos municípios da Chapada dos Veadeiros, com ações e demandas conjuntas, é uma corrente de forças muito mais forte e consistente. Vamos nos dar as mãos e, juntos, mostrarmos as potencialidades da Chapada dos Veadeiros tanto nacional, quanto internacionalmente.” ressaltou a prefeita.
Falando em nome da Câmara de vereadores e Alto Paraíso de Goiás, o vereador João Yuji parabenizou o prefeito Martinho Mendes e o secretário Moisés Neto pela iniciativa de alavancar a regionalização do turismo. “A regionalização do turismo é a única forma de consolidar e estruturar o trade turístico em todos os municípios da região da Chapada dos Veadeiros. Parabéns e vamos trabalhar todos juntos nessa direção.”resumiu João Yuji.
O prefeito Martinho Mendes, anfitrião do evento, afirmou que tem acompanhado o dia a dia da secretaria de turismo de Alto Paraíso de Goiás, observando cada passo que o município tem dado na direção de consolidar cada vez mais o turismo, não só de Alto Paraíso de Goiás, mas de forma regional “Nós temos observado que as pessoas visitam nosso município e também se dirigem, muitas vezes, para Colinas do Sul, Teresina de Goiás, Cavalcante e também São João d’Aliança. Tenho certeza de que somos muito mais forte sendo Chapada dos Veadeiros, que Alto Paraíso de Goiás ou qualquer outro município individualmente. O que temos de mais valoroso é nossa água limpa e nossas belezas naturais, que é responsabilidade de todos nós”. Clique aqui e assista o discurso na íntegra.
Também prestigiaram o evento secretários municipais, a primeira dama de Alto Paraíso de Goiás, Maiuza Leite, professor Cleberson, do IFG, senhora Heloísa, do Comtur, membros da sociedade organizada e populares.
Política Nacional de Turismo
A Política Nacional de Turismo, estabelecida pela lei 11.771/2008, tem dentre os seus princípios a regionalização do turismo. Esta trabalha sob a perspectiva de que mesmo um município que não possui uma clara vocação para o turismo – ou seja, que não recebe o turista em seu território – pode dele se beneficiar, se esse município desempenhar um papel de provedor ou fornecedor de mão-de-obra ou de produtos destinados a atender o turista. O trabalho regionalizado permite, assim, ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região.
Embasando-se em recomendações da Organização Mundial de Turismo, o Ministério do Turismo adotou em 2004 essa política focada no desenvolvimento regional, dando maior protagonismo às Unidades da Federação. O Programa de Regionalização do Turismo trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados, regiões e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País.
Gostaria de saber pq ninguen fala dos fundos para esse projeto que sao creditos ambientais vindos de uma mineradora q conseguiu autorizacoes com o governo, ou seja governo deixou destruir la em mara rosa goias mas tem q colocar a grana p projetos ambientais e sustentaveis administrados pelo governo tbm…….cheiro de treta rssss.