ALIMENTO NA MESA – Ação solidária de Produtores Rurais beneficia 122 pequenas propriedades, em Alto Paraíso de Goiás.

Através do Sindicato Rural de Alto Paraíso de Goiás, vários Produtores se uniram, disponibilizando um Trator de 180 CV com grade aradora, além de óleo diesel e mão de obra, para que cada pequeno agricultor pudesse fazer o preparo de 01 hectare de sua propriedade.

Roberto Naborfazan

A Agricultura brasileira se destaca entre as maiores do mundo e representa uma fonte de alimentos e de matéria prima para muitos países. Nela estão presentes diversos modos de fazer Agricultura, entre os quais a produção Agrícola Familiar, encontrada em extensas e importantes regiões do país.

A agricultura familiar no Brasil é crescentemente uma forma social de produção reconhecida pela sociedade brasileira, por suas contribuições materiais e imateriais.

A importância da agricultura familiar sustenta-se em vários aspectos, entre eles, o fato de estar intrinsecamente vinculada à segurança alimentar e nutricional, preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para uma alimentação balanceada, salvaguardando a agrobiodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais, representando oportunidades para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a autonomia do agricultor, reafirmando sua identidade, a proteção social e o bem-estar das comunidades e o desenvolvimento rural, além de demonstrar o potencial para geração de postos de trabalho.

A ação Solidária possibilitou que nesse 01 hectare arado e gradeado, cada família beneficiada pudesse plantar feijão, milho, batata, abóbora, entre outros cultivares, rendendo colheita boa e farta.

Salientam-se ainda as contribuições para responder aos impactos das mudanças climáticas e ambientais, bem como às mudanças de padrões e hábitos de consumo.

Em Alto Paraíso de Goiás, município polo da Chapada dos Veadeiros, na região nordeste de Goiás, ações do Sindicato Rural do município tem buscado valorizar e apoiar os pequenos produtores rurais, tanto na parte teórica, oferecendo cursos e especializações através de parcerias com o Sistema FAEG/SENAR, quanto na parte prática, auxiliando no preparo da terra, por exemplo.

No final de 2021, uma dessas ações práticas levou benefícios à aproximadamente 122 pequenos agricultores do município, em especial os moradores nos assentamentos Silvio Rodrigues e Esusa.

Através do Sindicato Rural de Alto Paraíso de Goiás, vários produtores se uniram, focados em fazer um trabalho solidário, em mais um exemplo que a união faz a força, possibilitando que esses 122 pequenos produtores pudessem fazer consideráveis melhorias em propriedades.

A ação solidária disponibilizou, de forma gratuita, um Trator de 180 CV com grade aradora, além de óleo diesel e mão de obra, para que cada pequeno agricultor pudesse fazer o preparo de 01 hectare de sua propriedade.

Essa Ação Solidária fez uma diferença considerável na realidade de várias famílias, visto que, nesse 01 hectare arado e gradeado, foi possível que cada família beneficiada pudesse plantar feijão, milho, batata, abóbora, entre outros cultivares, que, com a dádiva do clima de Alto Paraíso de Goiás, rendeu colheita boa e farta.

Os Produtores Rurais que, ao lado do Sindicato Rural de Alto Paraíso de Goiás, encamparam essa ação, avaliaram como altamente positivos os resultados, o que os têm motivado a continuarem atuando nessa demonstração de união e boa vontade, fazendo diferença, para melhor, na vida das pessoas e de um número ainda maior de pequenos agricultores.

Essa ação, que contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, mostra ainda que, quando se busca a união no sentido de cooperar com os semelhantes, os custos se tornam pequenos, e os resultados, tanto financeiro, quanto social, são enormes.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *