ALERTA DA DEFESA CIVIL – Município de Paranã na região sudeste do Tocantins, está sob alerta laranja de chuvas. Vídeos.

Temporais devem atingir a cidade pelo menos até o dia 20 de janeiro. Defesa Civil prevê aumento nos níveis dos rios e riscos de enchente em todo o município, com especial atenção nos rios Palma e Paranã.

Roberto Naborfazan

As fortes chuvas que caem neste mês de janeiro estão provocando enchentes e alagamentos por quase todo o território brasileiro. Na região sudeste do estado do Tocantins,  os moradores de Paranã já estão sofrendo as consequências da elevação das águas em vários rios da região.

Vídeos publicados em redes sociais por moradores do município mostram o volume e a velocidade da água. Em um  desses vídeos, um grupo de pessoas tentam retirar uma caminhonete que não conseguiu transpor uma passagem no rio Custódio. Veja abaixo.

A Coordenação de Proteção e Defesa Civil do município emitiu um comunicado alertando que todos precisam ficar atentos pois os níveis da água dos rios Palma e Paranã podem aumentar com a chuva prevista para a região. Os temporais devem atingir a cidade pelo menos até o dia 20 de janeiro.

Conforme o órgão, é preciso tomar cuidados tanto para quem está nas margens, seja moradores ou turistas que estejam visitando a cidade, quanto para quem precisa atravessar os afluentes. O maior alerta é para que as pessoas não tomem banho nas águas nesse período.

Confira:

– Evite navegar sem coletes salva-vidas;

– Evite tomar banho nos rios;

– Não realize atividades de pesca;

– Ribeirinhos devem buscar locais mais altos e seguros.

Em outro vídeo, as imagens mostram a antiga ponte de madeira já quase tomada pelo rio São Domingos. O governador Wanderlei Barbosa inaugurou no dia 21 de dezembro do ano passado a Ponte de Concreto no local. Veja abaixo.

De acordo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no período alertado pela Defesa Civil o tempo deve ter muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. O volume de chuvas deve ficar entre 60 e 100 milímetros.

Paranã está sob alerta laranja de chuvas, considerado de perigo pelo instituto. Para o Estado, dois alertas, laranja e amarelo, estão em vigor também prevendo tempo fechado. Podem ser registrados ventos intensos de 60 a 100 km/h e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *