“AJUDA NA PINGA” – O jeito inusitado de Leo ganhar a vida nas ruas de Goiânia

Com uma abordagem peculiar, Leo Silva deixou de pedir dinheiro para comprar comida, e passou a carregar um cartaz pedindo ajuda para comprar pinga.

Dehovan Lima**

Cansado de ouvir resposta negativa ao pedir ajuda para comer, em alguns cruzamentos de vias no Centro de Goiânia, Leonardo Pereira Silva, de 34 anos, mudou a estratégia e já contabiliza melhora com o novo modus operandi, um cartaz de papelão em que exibe a inusitada mensagem “ajuda na pinga”. Só que não!

Muito moço ainda, bom porte físico, sorriso fácil, Leo – vamos chamá-lo assim – veio de São Luís de Montes Belos, a 120 km de Goiânia, pouco mais de 34 mil habitantes, e alega que não teve oportunidades de trabalho na cidade do Oeste goiano, que se sustenta economicamente em comércio, pecuária leiteira e de corte e agricultura, e nem na capital, apesar de plena idade produtiva, “bom para trabalhar”, segundo ouve de muitos.

Leonardo Pereira Silva, lutando pela sobrevivêncai no centro de Goiânia. FOTO: Dehovan Lima.

“Eu pedia para comer e as pessoas olhavam desconfiadas e diziam que eu queria era beber pinga”, explica ele, incomodado com o julgamento.

Foi então que teve a ideia de “fazer do limão uma limonada”. Inicialmente, receoso de reação semelhante, manteve o antigo cartaz na mochila em que carrega coisas pessoais e algumas doações, entre roupas usadas e um sapato e um chinelo seminovos.

No primeiro dia, ao expor o novo cartaz, ouviu forte sentença de um motorista: “Você não tem vergonha na cara?”.

Confluência entre as avenidas Paranaiba e Araguaia. FOTO: Letícia Coqueiro.

Sem medo de cara feia e broncas, seguiu a intuição e hoje, se não agrada a quem aborda ou se não ganha de todos os trocados de que necessita, ao menos desperta muitos sorrisos e brincadeiras. “Bom humor também faz bem”, diz resignado.

***Dehovan Lima é jornalista.

FOTO DE CAPA: Montagem Jornal O VETOR.

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *