AGRICULTURA FAMILIAR – Autoridades destacam importância e apontam caminhos para fortalecer este segmento produtivo.

Gestores estaduais e municipais, produtores e representantes de entidades do setor prestigiam abertura da Semana Estadual da Agricultura Familiar. Evento aconteceu no Centro de Tecnologia e Capacitação (Centrer) da Emater, no Campus Samambaia, em Goiânia, entre os dias 27 e 29 de julho.

Roberto Naborfazan

Com a presença do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, e do presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo Rezende, que prestigiaram a abertura, aconteceu entre os dias 27 e 29 de julho passado, a Semana Estadual da Agricultura Familiar 2022. A programação contou com palestras e oficinas voltadas aos micros e pequenos produtores rurais goianos. A Emater sediou o evento em seu Centro de Tecnologia e Capacitação (Centrer), no Campus Samambaia, em Goiânia.

Em seu discurso, o secretário Tiago Mendonça ressaltou a importância da Agricultura Familiar para o Estado e destacou a visão do Governo de Goiás para o segmento. “A Agricultura Familiar já responde por 62% das propriedades rurais de Goiás. Não queremos que o pequeno produtor subsista. Queremos levar tecnologia, capacitação e crédito para que ele seja cada vez maior em produção e gere emprego e renda no campo”, discursou. Mendonça citou a reestruturação da própria Emater e a autorização para contratação de 120 técnicos agropecuários como ações importantes neste sentido.

Presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, “Apoiar a Agricultura Familiar é apoiar toda a sociedade”. FOTOS: Enio Tavares.

Ele ponderou que a comercialização ainda é um gargalo importante para o agricultor familiar, e lembrou que o Governo de Goiás tem realizado ações dentro e fora da porteira para apoiar o segmento. Entre elas estão a cessão de máquinas e equipamentos às prefeituras para conservação de estradas vicinais, a operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Goiás Social, que já capacitou mais de 5 mil pessoas em técnicas de olericultura, avicultura e piscicultura em 64 municípios e distribuiu R$ 6,8 milhões em crédito social para estruturação de micros e pequenos negócios.

Anfitrião do evento, o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, afirmou que a Semana Estadual da Agricultura Familiar é uma forma de celebrar a importância do segmento. Ele salientou que a programação do evento contempla mais de 30 temas de interesse do micro e pequeno produtor. “O grande desafio é realizar a inclusão produtiva do agricultor familiar, fazendo com que ele participe e se beneficie das oportunidades criadas pelo setor. Apoiar a Agricultura Familiar é apoiar toda a sociedade”, declarou.

Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça “Queremos levar tecnologia, capacitação e crédito para que o agricultor familiar seja cada vez maior em produção e gere emprego e renda no campo”.

Pedro Leonardo elogiou, ainda, o trabalho dos extensionistas da Emater, que, além de orientação técnica em campo, são credenciados para elaboração de projetos e realizam um trabalho de facilitação de acesso a programas governamentais e crédito bancário. Ele informou que a Agência já realizou a contratação de 60 técnicos agropecuários e outros 60 extensionistas devem ser contratados nos próximos meses. Os profissionais atuarão nos municípios goianos, com especial atenção aos mais carentes.

“Mina de ouro”

A presidente da Associação dos Agricultores Familiares de Bela Vista (Afabev), Yhasminy Teixeira, discursou na abertura da Semana Estadual da Agricultura Familiar. “Estou aqui como produtora e como mulher. Precisamos ocupar espaços como este e manter contato com governos e instituições privadas”, argumentou.

Yhasminy alertou para a necessidade de incluir os jovens e despertar neles a atenção para o cuidado com a terra e a produção agroecológica. “Eles não sabem a mina de ouro que têm ao lado dos pais e avós. Se o planeta está doente, a Agricultura Familiar é a cura”, disse.

Presidente da Associação dos Agricultores Familiares de Bela Vista (Afabev), Yhasminy Teixeira alertou para a necessidade de incluir os jovens e despertar neles a atenção para o cuidado com a terra e a produção agroecológica.

A cerimônia de abertura da Semana Estadual da Agricultura Familiar foi prestigiada por autoridades estaduais e municipais, gestores de instituições de ensino e representantes de entidades privadas. O diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, elogiou o trabalho da Emater, “da pesquisa agropecuária à extensão rural”, e completou: “A estrutura do Sebrae está à disposição e podemos contribuir ainda mais para o desenvolvimento da Agricultura Familiar em Goiás, sobretudo em aspectos como estruturação de mercado, comercialização e fomento às boas iniciativas”. Superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges também destacou a parceria do Sistema Faeg/Senar com as organizações do setor: “O Senar jamais poderia se ausentar. Estamos juntos na capacitação, na assistência técnica e na formação voltadas à Agricultura Familiar”.

Também participaram da abertura do evento: o reitor do Instituto Federal Goiano, Elias Monteiro; o diretor de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Goiânia, Eduardo Frederico Nader; o vice-presidente institucional da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Ailton Vilela; o diretor de Defesa Agropecuária da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Sérgio Paulo Coelho; o gerente de Agronegócio da Goiás Fomento, Guido Juliano; o gerente de Qualidade do Sicoob Goiás, Eliel Brito; e o gerente de Agronegócio do Banco do Brasil, Gustavo Silveira.

Sobre o evento

A Semana Estadual da Agricultura Familiar foi instituída pela Lei nº 20.513, de 2019. O texto determinou que, na semana que compreende o Dia Nacional da Agricultura Familiar, comemorado em 24 de julho, devem ser desenvolvidas atividades que demonstrem a importância do segmento para a vida de cada um e para o desenvolvimento do Estado.

FONTE: Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *