Agricultura Familiar: Alto Paraíso é selecionado e recebe UADAF

Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jerson Nagel, durante comercialização de alimentos orgânicos na Feira do Produtor em Alto Paraíso

Município é o único goiano e o 20º em nível nacional selecionado na relação divulgada pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, divulgada no último dia 20 de julho. Todos os alunos da rede escolar do município serão beneficiados.Roberto Naborfazan

Através de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MSD) e Combate à Fome (MSD), o município de Alto Paraíso de Goiás passa a contar com uma Unidade de Apoio a Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAF).
A Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, divulgou no último dia 20 de julho o resultado provisório (tornou-se definitivo no mês de Setembro) com 72 municípios habilitados pelo MDS e selecionados em nível nacional para implantação de uma UADAF.  Alto Paraíso (Território da Cidadania Chapada dos Veadeiros) foi o único município goiano beneficiado e o 20º na tabela geral. A seleção abrange os municípios pertencentes aos Territórios da Cidadania, que desenvolvem o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Alto Paraíso, Jerson Nagel, o Programa será instalado em área da Prefeitura Municipal (APM) de 3.020 m² (três mil e vinte metros quadrados) com gestão integrada entre a Cooperativa Frutos do Paraíso, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação, seguindo todas as diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), entre elas, o acompanhamentos realizado por nutricionistas e o planejamento da alimentação. “Além de toda nossa movimentação em Brasília, foi de vital importância para a conquista dessa unidade para nosso município o fato de a Prefeitura Municipal estar com suas certidões todas em dia, além de fazer parte do território da Cidadania Chapada dos Veadeiros e operar os programas PAA e PNAE” ressalta o secretário Jerson Nagel.
A previsão é de que toneladas de alimentos sejam distribuídas durante o ano, beneficiando, principalmente, todos os alunos da rede escolar no município.
A instalação da Unidade de Apoio a Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar em Alto Paraíso terá custo de R$ 450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil reais) sendo 410.000,00 em investimento e 40.000,00 em custeio.

AS UNIDADES
As Unidades de Apoio a Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar são espaços físicos estruturados e equipados com a finalidade de auxiliar o desenvolvimento de atividades de distribuição dos gêneros alimentícios que provem da agricultura familiar, em especial os adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo PNAE. O objetivo do funcionamento dessas unidades é apoiar à comercialização direta da produção de alimentos da agricultura familiar nos mercados locais e regionais visando o desenvolvimento de projetos de inclusão social e produtiva e o fortalecimento de sistemas agroalimentares de base agroecológica e solidária.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *