Agenda apertada: Marconi busca investimentos junto a ministros em Brasília
Retomada das obras da Ferrovia Norte-Sul, conclusão das obras nas BRs 060, 070 e 080, mudança no traçado da BR-153, no perímetro urbano de Goiânia, investimentos emergenciais da Eletrobrás na Celg e a construção de casas populares, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, foram alguns dos assuntos tratados pelo governador junto aos ministros.
Da redação*
O governador Marconi Perillo recebeu, no dia 31 de janeiro, a confirmação do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, da retomada das obras da Ferrovia Norte-Sul. Marconi cumpriu extensa agenda em Brasília, visitando três ministérios: Transportes, Minas e Energia e Cidades.
Para a audiência com o ministro dos Transportes, o governador levou temas prioritários, com destaque para a retomada das obras da Norte-Sul, a conclusão das obras nas BRs 060, 070 e 080, bem como a mudança no traçado da BR-153, no perímetro urbano de Goiânia. Marconi discutiu ainda com o ministro a construção de três eclusas nas usinas de Cachoeira Dourada, São Simão e Itumbiara (Emborcação), o que permitiria a melhoria e a consolidação da hidrovia Paranaíba-Paraná-Tietê, ligando Goiás ao Porto de Santos (SP).
Em relação à Ferrovia Norte-Sul, o ministro garantiu que os entraves que existiam no ano passado – jurídicos com relação às desapropriações, licenças ambientais e complementações de projetos executivos – foram superados. Segundo Marconi, o ministro dos Transportes deve ir a Goiânia no dia 05 de feveiro para reunião com construtores da Ferrovia, quando discutirá o cronograma de retomada das obras. O ministro garantiu também a superação dos questionamentos do TCU em relação ao preço dos dormentes e à licitação do trecho entre o túnel de Anápolis ao pátio do Porto Seco. Também vão participar da reunião, além de representantes do governo estadual, os presidentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), João José dos Santos, da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Júnior, a empresa responsável pela construção da Norte-Sul e o superintendente Regional do DNIT, Riumar dos Santos.
O governador discutiu ainda com o ministro a mudança no traçado da BR-153, no perímetro urbano de Goiânia. Marconi relatou a Sérgio Passos que a rodovia transformou-se numa grande avenida, com grande fluxo de veículos que trafegam pela Capital. O ministro garantiu que a obra consta de um cronograma de prioridades, entregue à presidente Dilma Rousseff. A obra do Contorno de Goiânia envolveria ações conjuntas dos governos federal, estadual e municipal. Ainda sobre as BRs, o governo do Estado faz gestões pela conclusão das obras de duplicação da BR-060 (Goiânia-Jataí), a conclusão de um trecho de 25 quilômetros da BR-070, que passando por Itaguari e Cocalzinho, uma rodovia idealizada no governo de Juscelino Kubitschek e que liga Brasília a Cuiabá. Marconi também buscou informações a respeito das obras da BR-080, que liga a BR-153 a Luis Alves.
Por fim, o governador tratou com o Ministro dos Transportes das obras de construção da hidrovia Paranaíba-Paraná-Tietê, que requer a construção de eclusas em hidrelétricas goianas. O ministro apresentou ao governador um relatório completo do plano de investimentos de R$ 90 milhões.
Minas e Energia e cidades
Em seguida, o governador Marconi Perillo discutiu, em audiência com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em Brasília, investimentos emergenciais da Eletrobrás na Celg. Marconi argumentou com o ministro que há uma demanda crescente por energia no Estado, em função do ritmo de crescimento econômico acima da média nacional. No ano passado, quando o controle da Celg foi transferido para a Eletrobrás, a empresa federal havia assumido compromisso de investir, nos próximos cinco anos, R$ 1 bilhão na empresa.
As discussões a respeito dos aportes financeiros serão retomadas na quarta-feira,06, quando o governador deverá voltar a Brasília para se reunir com o ministro e com a direção da Eletrobrás.
Ainda na extensa agenda em Brasília, o governador Marconi Perillo foi recebido pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que estava acompanhado do secretário de Reforma do Judiciário. Com eles Marconi discutiu a implantação definitiva da Defensoria e temas ligados à Execução Penal. O ministro irá receber nos próximos dias, a pedido do governador, o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita.
Na audiência seguinte, no Ministério das Cidades, Marconi discutiu com o ministro Agnaldo Ribeiro a construção de casas populares, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida e ainda se informou dos programas federais de qualificação de bairros e melhoria da infraestrutura das cidades, com foco para obras de pavimentação nos municípios. Acompanharam o governador na audiência no Ministério das Cidades o deputado federal Sandes Júnior e o secretário estadual de Cidades, João Balestra. *(Com gabinete de imprensa da governadoria).