Adoniran Barbosa: 105 anos de nascimento do pai do samba paulista
O nome verdadeiro era João Rubinato, nascido em Valinhos (SP) em 6 de agosto de 1910. Cantor, compositor, humorista e ator brasileiro, ele ficou conhecido mesmo por Adoniran Barbosa, nome de uma de suas personagens famosas dos programas de rádio. Na quinta-feira, 6 de agosto, completarram-se 105 anos do nascimento de Adoniran, que ficou conhecido como “o pai do samba paulista”.
Entre os seus principais sucessos estão o Trem das Onze, Saudosa Maloca e Bom dia tristeza, canções clássicas do samba. Ele morreu em novembro de 1982, vítima de um enfisema pulmonar.
O programa Momento Três, da Rádio Nacional FM de Brasília comemorou, na data, os 105 anos de Adoniran Barbosa, que cantava com aquele sotaque próprio dos paulistas descendentes de italianos. O plural podia até ficar esquecido, mas a criatividade nunca.
Um homem simples, que cantava pelo puro prazer de contar histórias que vivenciava e observava. Todos os personagens, inclusive o famoso Arnesto, existiram mesmo. Alguns personagens eram inspirados em recortes de jornal, outros nos amigos de longa data.
Assista também à matéria do Repórter Brasil sobre o sambista:
Portal EBC