Ações culturais em debate/Leopoldo de Bulhões

A Associação Cultural Família Arraiá do Véio – ACFAV, promoveu no final do mês de março, importante debate sobre as ações culturais no município de Leopoldo de Bulhões e região. O evento aconteceu na Chácara Santa Bárbara e contou com presença de lideranças do setor, autoridades políticas e da comunidade em geral.

Cabo Felício, Alécio Mendes e Véio: Lideranças unidas pelo fortalecimento dos movimentos culturais de Leopoldo de Bulhões.

Roberto Naborfazan

O levantamento do tema Valorização e Resgate da Cultura Popular, feito por Janaina Soldera, do Pontão de Cultura República do Cerrado, deu o tom ao debate e possibilitou nortear ações, regulamentações e reivindicações à serem cobradas dos poderes públicos do município, estado e federal. Integrantes de entidades parceiras, como o Pontão de Cultura República do Cerrado, Associação Ipê Rosa – LGBTs e o Grupo Oxumaré de Direitos Humanos de Negritude e LGBTs, entre outros, contribuíram na elaboração de pauta e coordenação do que foi considerado o primeiro grande passo em busca do resgate das tradições culturais do município.
A preservação da identidade de atividades tradicionais com a Folia de Reis, as Congadas, os Festejos Juninos, os Blocos Carnavalescos e tantas outras, e a inserção do estudo e prática destes temas na grade de ensino de crianças e adolescentes em situação de risco, é visto pelo ativistas culturais e pelos membros da ACFAV, como ponto prioritário entre a medidas urgentes de intervenção social qualificada a serem tomadas em Leopoldo de Bulhões. Neste contexto de inserção se inclui o envolvimento conjunto de autoridades em todos os níveis de poder e de toda a sociedade organizada nas questões artísticas culturais, meio ambiente, saúde integral e educação.

Véio e sua numerosa família, posa ao lado de integrantes de entidades parceiras após o evento na Chácara Santa Bárbara

A proposta de criação do Conselho Municipal de Cultura, como monitor das ações e dos recursos disponibilizados para o setor cultural do município foi debatida e obteve respaldo dos vereadores Cabo Felício, presidente da Câmara, e Alécio Mendes. “Sou a favor de ações que incentivam a cultura e as manifestações artísticas, podem contar com meu apoio” afirma Cabo Felício. “Estaremos, juntamente com o Véio e sua familia, trabalhando para o engrandecimento do Arraiá. Ações com estas auxiliam no crescimento socioeconômico do município” pondera Alécio Mendes.
Altemar da Silva, O Véio, ressaltou importância cultural e social tomada pelo Arraiá que leva seu nome. “Tudo passa pelo processo de realização, boa vontade e conscientização”. Véio relata que nos primeiros anos do Arraiá, sempre realizado na Chácara Santa Bárbara, as pessoas quebravam pequenas árvores, espalhavam lixo e não vivenciavam o verdadeiro sentido da festa junina, “hoje, nos preparando para a 8ª edição do Arraiá, percebemos maior integração e respeito á natureza, a coleta seletiva do lixo e a utilização de banheiros químicos são conquistas que queremos preservar durante o evento. A arrecadação de alimentos, que são distribuídos as famílias acompanhadas pela ACFAV, cresce a cada ano, em 2010 arrecadamos 1.500 quilos e beneficiamos 200 famílias cadastradas no programa FOME ZERO, este ano queremos superar esses números” acentua.
Encerrando o evento o presidente da ACFAV, Luizmar da Silva, agradeceu a contribuição e participação de todos, salientou a importância do evento como primeiro grande passo e convocou os presentes à se engajarem na luta por melhorias através das atividades culturais.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *