AÇÃO SOCIAL – Órfãos ganham moradia em Alto Paraíso de Goiás.
Terreno foi doado pela prefeitura, depois de aprovado pela Câmara de vereadores. Casa foi construída com material doado pela comunidade e pela Rede de Proteção Social do município.
Roberto Naborfazan
Uma verdadeira corrente de amor e fraternidade se formou em Alto Paraíso de Goiás para dar um lar aos cinco órfãos que vivem sob a tutela da avó, Marina Silveira de Souza, depois do falecimento da mãe, Mônica Oliveira de Souza.
Mônica estava inclusa do Programa Minha Casa, Minha Vida (Entidades) como beneficiária de uma das 96 casas do Conjunto Habitacional Paraíso I.
No entanto, em maio de 2015, quando os beneficiários foram assinar o contrato com a Caixa Econômica Federal, os gestores do programa foram informados que, infelizmente, Mônica havia falecido vítima de grave doença. Tanto a Rede de Proteção Social, quanto os gestores do programa, tentaram interceder junto a diretoria Caixa Econômica para que dona Marina fosse inclusa como substituta da filha, mas as regras não permitiram, determinando que o próximo da lista de espera é quem teria que ser o beneficiária incluído. Sem rendas, dona Marina e os cinco netos, um deles com necessidades especiais, já estavam sendo ameaçados de despejo da casa simples onde moravam e estavam se alimentando de doações eventuais da comunidade.
Em completo desespero, dona Marina procurou o prefeito Martinho Mendes em busca de socorro. Foi orientada a procurar o Ministério Público, para que esse desse elementos legais para que a prefeitura pudesse agir. O MP determinou então que a prefeitura desse amparo legal a dona Marina e seus netos, pagando o aluguel e doando cestas de alimentos. A Rede de Proteção Social, comandada pela secretária Maiuza Leite, buscou uma casa mais confortável para a família e passou a pagar o aluguel e a oferecer o básico da alimentação.
Mas a situação de dona Marina e seus netos comoveu o prefeito, que buscou respaldo da Câmara de vereadores, obtendo apoio unânime, com atuação destacada dos vereadores Serginho e Zé Nêgo na aprovação da doação do terreno para construção de uma casa para a família. Devido a grave crise financeira do município, não haviam recursos públicos disponíveis para a construção imediata da casa.
Nos momentos de desespero, dona Marina já havia procurado ajuda da Rádio Paraíso FM, para expor para a comunidade local o seu drama e pedir auxilio. Foi ai que a radialista Clésia Matos, no Programa Manhã Líder, colocou seu prestígio e a boa audiência de seu programa a serviço do amparo de dona Marina e seus netos. Em menos de quarenta minutos diversas pessoas fizeram doações de materiais básicos para dar inicio a construção da moradia e, n’um gesto de amor sem tamanho, uma benfeitora anônima doou todo o material que faltava para a conclusão da obra. Essa ação foi em fevereiro de 2018 e contou com total apoio do jornal O VETOR.
Clésia Matos se uniu a Secretária da Rede de Proteção Social, Maiuza Leite, na coleta e fiscalização do material arrecadado e no andamento da obra. Infelizmente, por problemas técnicos/financeiros, a construtora responsável pela construção do Conjunto habitacional Paraíso I, que havia garantido a doação de toda a mão de obra, não pode cumprir com o compromisso, provocando atraso na obra e decepção na principal doadora, que paralisou as doações.
Com 80% da obra concluída, a prefeitura resolveu arcar com o restante do material e da mão de obra, investindo um valor aproximado de Dezoito Mil reais na finalização da casa. Além de dar um bom desconto da mão de obra, o empresário Neto Construtor doou metade do material para que a casa fosse entregue toda forrada.
Enfim, na manhã de sábado, 31 de março, após um trabalho conjunto das secretarias da Rede de Proteção Social (Maiuza Leite), Obras (Lecides Ferreira) e Finanças (Leonardo Macedo de Carvalho), do apoio incondicional da Câmara de vereadores, da plena dedicação da radialista Clésia Matos, e do amor maior de todos os doadores, o prefeito Martinho Mendes da Silva pôde finalmente entregar a documentação da casa em nome das crianças com uso fruto de dona Marina.
“Minha filha, onde estiver, sabe da alegria que estou sentindo. Hoje vou dormir abraçadinha com meus netos na casa que é deles. Sei que ela também está feliz. Obrigada, meu Deus, e a todos que colaboraram para nos dar essa casa.” Disse entre lágrimas dona Marina. Assista o vídeo
“A entrega dessa casa a dona Marina e seus netos é uma vitória do amor e da união de todos. A Secretaria da Rede de Proteção Social acompanha e dá sustentação a Dona Marina há um bom tempo, desde a orientação para que ela procurasse o Ministério Público, para que a prefeitura tivesse o respaldo legal da lei, e então o MP determinou que déssemos amparo com um pagamento de aluguel. Não só pagamos o aluguel em uma casa mais confortável, como buscamos apoio da Câmara de vereadores para doar o lote para essa família. E ai entra o trabalho e força de vontade de ajudar o próximo da Clésia Matos, que chamou a campanha para sua responsabilidade em seu programa na rádio, onde contou com o bom coração de vocês, e em especial, de uma grande benfeitora, que se propôs a doar todo o material que faltasse. Muito Obrigado, Clésia, em nosso nome e no nome de dona Marina e seus netos. Muitos contratempos surgiram. Somos gratos ao Phelipe Garcia e sua empresa, pelo que puderam fazer. Graças a Deus e ao apoio do prefeito Martinho Mendes, que autorizou o pagamento da finalização da obra, ao Neto Construtor e sua equipe, Dona Marina e seus netos passam a ter sua casa própria a partir de hoje. Quero destacar que, além da casa, conseguimos também que dona Marina se aposentasse, tendo agora também um salário mensal para a alimentação e sustento de sua família. Agradeço de coração o empenho e dedicação de toda a equipe da Rede de Proteção Social. Muito obrigada a todos.” Disse, em tom emocionado, a secretária Maiuza Leite.
A radialista Clésia Matos agradeceu o apoio de seus ouvintes as demandas sociais que ela sempre apresenta em seus programas “Atendi dona Marina lá na rádio quando ela se encontrava em completo desespero, ameaçada de despejo e quase sem alimentos para seus netos. Conseguimos em um primeiro momento a ajuda para alimentação e roupas, e depois de definida a doação do terreno, fizemos a campanha para a construção da casa, onde, em menos de uma hora conseguimos a doação de todo o material. Gente humilde, mas de coração piedoso, que tirou do seu salário para doar areia, tijolos e matérias básicos. Um especial agradecimento a uma pessoa que prefere se manter no anonimato, mas que dou quase 70% do todo o material, só não fazendo do total por ter se decepcionado com a demora da conclusão da obra por parte da construtora. Parabenizo a secretária Maiuza Leite e toda a sua equipe da Rede de Proteção Social pelas ações em favor da comunidade, como no caso de dona Marina. A Câmara de vereadores fica o agradecimento pela aprovação da doação do terreno. Ao prefeito Martinho Mendes, que mesmo dentro das dificuldades, investiu recurso para finalização da obra.”Ao concluir suas palavras, Clésia Matos leu o nome de todos os doadores que colaboraram para a construção da moradia.
Já o prefeito Martinho Mendes enalteceu a comunidade local pela prontidão em ajudar o próximo sempre que provocada. “Nossa gente moradora de Alto Paraíso de Goiás tem essa capacidade de se unir nos momentos de dificuldades de nossos irmãos em situação de vulnerabilidade social, isso fica mais uma vez comprovado. Não temos condições financeiras de ajudar a todos que nos procuram, mas, no caso especifico de dona Marina, após orienta-la a procurar o MP, para que nos desse amparo legal, não nos limitamos ao pagamento do aluguel, e fomos em busca de realizar esse sonho de acomoda-la, junto com seus netos, em uma moradia própria. Esse sonho hoje se realiza. Agradeço o apoio da Câmara de vereadores, o trabalho feito pelos secretários de cada área envolvida principalmente a secretária de Obras, através do secretário Lecides Ferreira. A Clésia Matos, peça fundamental nessa ação social, e a todas as pessoas que doaram para a aquisição de materiais de construção, especialmente a essa grande doadora. Que Deus abençoe a todos vocês. Ao Neto Construtor, que nos auxiliou na finalização da obra. Estamos trabalhando para fazer, dentro da possibilidades e da responsabilidade com os recursos públicos, o melhor para o crescimento do município e para a qualidade de vida de nossos munícipes. Estive essa semana em Goiânia, acompanhado de vários vereadores, em uma reunião agendada pelo presidente da Câmara, vereador Tito, com o vice-governador Lincon Tejota, dando mais um passo para que consigamos chegar até o governador Ronaldo Caiado e obter o autorizo de recursos complementares que permitam a conclusão das 96 moradias do conjunto Habitacional Paraíso I, para que sejam entregues as famílias beneficiárias.” Destacou o prefeito Martinho Mendes.
Também estiveram presentes no ato de entrega da casa os vereadores Claudiomar e Zé Nêgo, dona Romilda Rinco, ex- vereador Luizinho, secretários municipais, colaboradores da Rede de Proteção Social e membros da comunidade.