INFRAESTRUTURA – Prefeitura de Alto Paraíso conclui primeira etapa da restauração asfáltica.
Prefeitura utiliza parcelas já recebidas do convênio assinado com o governo do estado, no valor de quatrocentos mil reais, para concluir os primeiros 6.000 m² de restauração asfáltica em T.S.D. O valor total do convênio é de Dois milhões de reais, que permitirá a restauração de 17.212² e mais 18.699 m² de pavimentação (asfaltamento de ruas ainda de terra batida), também em T.S.D.
Roberto Naborfazan
Após período de paralisação causado por entraves burocráticos, agravados com a greve dos caminhoneiros, a prefeitura de Alto Paraíso de Goiás retoma a restauração asfáltica de ruas e avenidas da cidade.
A previsão é que até a próxima quarta-feira, dia 13, seja concluída a primeira etapa, com aproximadamente 6.000 m² (Seis mil metros quadrados) de restauração do asfalto das ruas e avenidas, entre elas, trechos da Rua 12 de Dezembro e da Avenida João Bernardes Rabelo.
Segundo o prefeito Martinho Mendes da Silva, Alto Paraíso de Goiás destinou os 2 Milhões de reais, conseguidos através de convênio com o governo estadual, para a construção, reconstrução e recuperação de ruas e avenidas dos setores Planalto e Cidade Alta, e também de pontos mais afetados de outros bairros da cidade.
A malha urbana existente foi construída a cerca de trinta e três anos, sem nunca ter passado por uma ampla recuperação. Ao destinar o recurso conseguido para essa obra, Martinho Mendes resgata junto a população Alto-Paraisense mais um compromisso de campanha.
Martinho Mendes esclarece que a utilização dos recursos, mesmo sendo destinado para a construção e recuperação asfáltica, passa por um rigoroso processo de fiscalização, sendo que a empresa responsável pela obra só recebe a medição do trabalho realizado após ter sido conferida pelo engenheiro da prefeitura e aprovada pelo fiscal da Secretaria de Desenvolvimento do estado de Goiás (SED). Se o pagamento for realizado sem esse procedimento, o gestor poderá responder por improbidade administrativa. Como o governo têm poucos funcionários para fiscalizar as obras que acontecem em todo o estado, a prefeitura não tem como efetuar o pagamento de determinados serviços e acontece de, eventualmente, a empreiteira paralisar os trabalhos até receber a etapa feita.
“Recebemos duas parcelas de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) que nos permitirá pagar essa primeira etapa. O convênio com o governo do estado prevê dez parcelas no mesmo valor. Na medida em que formos recebendo do estado iremos realizando as obras de construção e recapeamento”, afirmou o prefeito.
Segundo o engenheiro da prefeitura, Wilton Barreto, que fiscaliza de perto a qualidade e o andamento do recapeamento, a prefeitura de Alto Paraíso de Goiás optou por arrancar e reconstruir praticamente todos os trechos danificados, em uma restauração duradoura e de altíssima qualidade, ao invés de fazer apenas tapa-buracos.
“Estamos concluindo essa primeira etapa de restauração, de aproximadamente seis mil metros quadrados, de um total de 17.212 m² (Dezessete mil e duzentos e doze metros quadrados), realizando um trabalho com resultado duradouro, que permitirá aos moradores de Alto Paraíso de Goiás e seus visitantes transitarem com comodidade e segurança. Na medida em que as obras forem caminhando, faremos também a pavimentação (asfaltamento de novas ruas) de 18.699 m² (Dezoito mil seiscentos e noventa e nove metros quadrados) nos setores Planalto e Cidade Alta. É preciso frisar que o material utilizado nessa obra é o T.S.D, o que nos permite reafirmar a durabilidade e qualidade do serviço prestado.” frisou o engenheiro.