CAMPOS BELOS – Povoado do Barreirão recebe melhorias.
Respostas às demandas como a reconstrução da ponte próxima ao laticínio, a construção de uma praça com academia ao ar livre, o asfaltamento de ruas e uma visível melhora na estrutura física e administrativa da escola municipal vereador Osvaldo de Souza geram satisfação na comunidade do Povoado.
Roberto Naborfazan
As demandas administrativas dos prefeitos das cidades do interior estão cada vez maiores, e osrecursos cada vez menores, segundo a grande maioria dos gestores que assumiram seus cargos em janeiro deste ano.
No nordeste goiano, região com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado de Goiás, as coisas se complicam mais ainda, devido ao ainda latente isolamento em relação ao centro do poder na capital, Goiânia.
Municípios como Campos Belos, distante 600 kms de Goiânia, e que faz divisa com os estados do Tocantins e Bahia, quando conseguem melhorias para sua população, são “penalizados” por ser polo regional, e têm que dividir suas conquistas com a população de municípios vizinhos, que não se habilitam a responder por suas próprias necessidades. Se precisam de hospital, medicamentos, estudos, entre outros, mandam para Campos Belos. Não há orçamento e planejamento que resista.
Acompanhamos o prefeito do município, Eduardo Terra, ao Povoado do Barreirão, tradicional ponto de parada quando a rodovia que interliga Goiás/Tocantins cruzava a localidade.
O prefeito foi acompanhar a obra de reconstrução da ponte sobre o Rio Cachoeira, próxima ao laticínio, que durante décadas serviu de passagem para todos que se dirigiam para Novo Alegre, Combinado e tantos outros municípios até chegar, lá na frente, na BR 153.
A reconstrução da ponte, segundo o prefeito, é demanda dos produtores e moradores da região, provocadas pelos vereadores Gilson de Zé da Silva e Adroaldo Baiano, representantes do Povoado.
Assista o vídeo: https://youtu.be/at7p5apD0hE
Mas o Barreirão tem outras demandas, e Eduardo Terra diz que tem buscado, nesses cinco meses de governo, conhece-las e também buscado meios de ás atender. Como é o caso de mais medicamentos para o posto de saúde. “Fizemos um levantamento e, em números, estamos atendendo um terço de nossa população, o que não é realidade. Na verdade, são pessoas de outros municípios que, por não encontrarem suporte em suas cidades, se deslocam para Campos Belos, sobrecarregando tantos nossos funcionários e instalações, como “estourando” nosso orçamento. Por isso, vamos nos reunir com prefeitos vizinhos e buscar uma pactuação, onde possam dividir conosco essas despesas”, reclama o prefeito.
Nossa reportagem conversou com alguns moradores do povoado, como dona Aldenora, dona Roseleide e o senhor Domingos, que disseram estar satisfeitos com melhorias como a reconstrução da ponte e o iminente asfaltamento de ruas, mas pediram para que o prefeito agilize a derrubada de um galpão que abrigava a feira, e hoje é uma tapera a beira do desmoronamento. Ali segundo dona Aldenora, é vontade da comunidade que o espaço seja transformado em uma praça, com uma academia ao ar livre. “A maioria dos moradores são pessoas com mais idade, que precisam de atividades físicas. Uma academia será de grande utilidade e a praça servirá para o lazer de todos, inclusive das crianças”, afirma a moradora.
O prefeito Eduardo Terra disse que nos próximos dias, logo que as equipe com as máquinas terminarem a reconstrução da ponte, ficarão no Povoado para fazer a derrubada e retirada do entulho do velho galpão, e já no mês de junho será dado início a construção da praça e a licitação para aquisição dos equipamentos para a academia de ginástica ao ar livre.
Mas, um grande avanço no povoado, segundo os moradores, está acontecendo na escola municipal vereador Osvaldo Alves de Souza. Há um sentimento de união entre professores, funcionários de todos os setores da escola, alunos, pais e comunidade.
“Estamos buscando resgatar a autoestima dessa comunidade escolar, ouvindo e decidindo junto com professores, alunos e pais. Aquilo que não conseguimos comprar com recursos da escola, estamos fazendo bazar com a participação da população local, e isso tem gerado bons resultados. Estamos definindo os membros do conselho escolar, que nos ajudarão no planejamento e execução de melhorias”, afirma o diretor da escola, professor Salviano Gonçalves dos Santos.
Professor Salviano aproveita para fazer um breve relato das ações executadas nesses primeiros meses á frente da direção da unidade escolar. Ele aponta que, através do empenho do prefeito Eduardo Terra, da secretária municipal de educação, Geisa Cordeiro, dos vereadores Gilson e Baiano, e o apoio dos professores, alunos e comunidade, foi possível realizar a pintura dos muros na parte externa da escola, trocar um vaso de descarga com a caixa acoplada, reativando o banheiro que estava inativo há vários anos, realizar reparos nos banheiros masculino e feminino, consertar o bebedouro com troca das torneiras, recuperar a sirene da escola, trocar as torneiras dos lavatórios e fazer a troca de 17 lâmpadas, iluminado melhor a escola.
O diretor aponta ainda o espírito de união entre os professores em busca de melhorar a escola em todos os aspectos; ele cita como exemplo a doação de um bebedouro pela professora Elaine, a doação de um vasilhame para água pela professora Adélia e outro pela secretaria municipal de educação, o que melhorou o ambiente na sala dos professores que não tinha um bebedouro próprio. A sala dos professores recebeu também da secretaria municipal de educação um armário em MDF branco com 16 gavetas, muito utilizado para guarda de materiais didáticos.
Professor Salviano aponta ainda atividades como o Dia D da Saúde, realizada em parceria com a secretaria municipal de saúde, que envolveu a equipe do posto de saúde do povoado, enfermeiro, agentes de saúde pública e a técnica em enfermagem. O evento contou com palestras sobre higiene pessoal, os perigos da automedicação, vacinas em geral entre outros temas. Na ocasião, os Agentes de Endemias fizeram um arrastão pelo povoado, com participação dos professores e alunos distribuindo panfletos de orientação de como evitar os perigos da dengue, Chikungunya e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes Eagypti. A comunidade participou também de uma palestra realizada pelo gerente de endemias do município, Joel José França, e pelo agente de endemias, Renato Costa Madureira, com imagens sobre as doenças citadas.
Professor Salviano cita ainda atividades comemorativas ao Dia da Mulher, o Carnaval na escola, as aulas de reforço escolar no contra turno para os alunos através do programa Novo Mais Educação, a sexta-feira pedagógica, onde os alunos e os funcionários da escola cantam o Hino Nacional Brasileiro e aprendem o respeito pela pátria, além de apresentarem algo de relevante que trabalharam em sala de aula durante a semana junto com os professores. O Dia das Mães teve café da manhã, com muita música ao vivo, dança da cadeira e muitas outras brincadeiras, além das mensagens surpresas dos filhos às suas mães, moradoras da comunidade do povoado Barreirão e localidades vizinhas.
Como demonstração de carinho às pessoas que contribuem com a unidade escolar do Povoado do Barreirão, a direção tem atribuído um certificado de Amigo da Escola.
O mais recente agraciado com o certificado foi professor mestre Fabiano Arantes, diretor de implantação do Instituto Federal Goiano, que no dia 23 de maio esteve na escola Osvaldo de Souza, onde falou aos alunos do 6ª, 7º e 8º ano e aos professores sobre a importância do IF Goiano para a região.
Satisfeito com a visita do prefeito Eduardo Terra e dos vereadores Gilson e Baiano, o professor Salviano Gonçalves aproveitou para reivindicar melhorias na iluminação e na aparência da quadra de esportes, além da implantação no terreno ao lado de uma quadra para futebol de areia e outras atividades. Eduardo Terra e os vereadores prometeram providências imediatas.