Maguito consegue mais 10 junto ao MS

Ministério da Saúde libera a implantação de mais 10 Unidade Básica de Saúde (UBS) em Aparecida de Goiânia. Este foi o resultado de mais uma viagem do prefeito Maguito Vilela (PMDB) a Brasília.

"Construiremos em parceria com o governo federal 15 UBS. Outras cinco já foram licitadas e nos próximos dias vamos assinar a ordem de serviço para iniciar a construção das novas unidades de saúde", explicou o peemedebista. Acompanhado do secretário de Saúde do município, Paulo Rassi, e do deputado estadual Daniel Vilela (PMDB), Maguito teve audiência na segunda-feira, 20, com o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto, e com o assessor técnico do ministro da Saúde, Marcos Marinho. "Eles garantiram que de cerca de 1,2 mil UBS liberadas para diversos municípios, 10 serão implantadas em Aparecida", sublinhou o prefeito. As UBS são locais de atendimento básico em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços que oferecem são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. "As Unidades Básicas de Saúde serão implantadas em regiões que não contam com nenhum serviço básico de saúde", assegurou Paulo Rassi. Além dos Cais Nova Era, Garavelo e Colina Azul, e o Pronto Socorro Municipal, 40 equipes do Programa Saúde da Família (PSF), instaladas em 28 Unidades Básicas de Saúde, atende à população de Aparecida. "Estas UBS funcionam em prédios alugados, as novas Unidades Básicas de Saúde funcionarão em prédios próprios", detalhou o secretário de Saúde. UPA Além da implantação de 15 Unidades Básicas de Saúde está em andamento a construção de uma Unidade Pronto Atendimento (UPA) no Setor Brasicon, na região central de Aparecida. Outras duas UPA, já aprovadas pelo Ministério da Saúde, serão construídas na Região do Santa Luzia e outra no Buriti Sereno, que atenderá bairros da Região do Garavelo. Cada prédio está orçado em cerca de R$ 2 milhões. "São investimentos necessários, mas que deveriam ter sido realizados ao longo das últimas décadas para evitar o sofrimento da população. Porém, não devemos ficar olhando para o passado. Tenho trabalhado dia e noite para superar os problemas e melhorar a qualidade de vida dos aparecidenses", reforçou Maguito.

Unidade Básica de saúde

“Construiremos em parceria com o governo federal 15 UBS. Outras cinco já foram licitadas e nos próximos dias vamos assinar a ordem de serviço para iniciar a construção das novas unidades de saúde”, explicou o peemedebista. Acompanhado do secretário de Saúde do município, Paulo Rassi, e do deputado estadual Daniel Vilela (PMDB), Maguito teve audiência na segunda-feira, 20, com o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto, e com o assessor técnico do ministro da Saúde, Marcos Marinho. “Eles garantiram que de cerca de 1,2 mil UBS liberadas para diversos municípios, 10 serão implantadas em Aparecida”, sublinhou o prefeito. As UBS são locais de atendimento básico em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços que oferecem são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. “As Unidades Básicas de Saúde serão implantadas em regiões que não contam com nenhum serviço básico de saúde”, assegurou Paulo Rassi.  Além dos Cais Nova Era, Garavelo e Colina Azul, e o Pronto Socorro Municipal, 40 equipes do Programa Saúde da Família (PSF), instaladas em 28 Unidades Básicas de Saúde, atende à população de Aparecida. “Estas UBS funcionam em prédios alugados, as novas Unidades Básicas de Saúde funcionarão em prédios próprios”, detalhou o secretário de Saúde.
UPA Além da implantação de 15 Unidades Básicas de Saúde está em andamento a construção de uma Unidade Pronto Atendimento (UPA) no Setor Brasicon, na região central de Aparecida. Outras duas UPA, já aprovadas pelo Ministério da Saúde, serão construídas na Região do Santa Luzia e outra no Buriti Sereno, que atenderá bairros da Região do Garavelo. Cada prédio está orçado em cerca de R$ 2 milhões. “São investimentos necessários, mas que deveriam ter sido realizados ao longo das últimas décadas para evitar o sofrimento da população. Porém, não devemos ficar olhando para o passado. Tenho trabalhado dia e noite para superar os problemas e melhorar a qualidade de vida dos aparecidenses”, reforçou Maguito.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *