Sindicato Rural de Alto Paraíso tem nova diretoria.

Tomou posse na noite de sexta – feira, 10, a nova diretoria do Sindicato Rural de Alto Paraíso de Goiás, no nordeste goiano. Gerson Paulo Nigel é o novo presidente, em substituição a Leonardo Ribeiro.

Roberto Naborfazan

Novos diretores do Sindicato Rural de Alto Paraíso no ato de juramento.

Dezenas de produtores rurais compareceram a sede do Sindicato Rural de Alto Paraíso na noite de sexta – feira, 10, para prestigiar a posse da diretoria que comandará a instituição no próximo triênio.

Fundado em 1969, o Sindicato Rural de Alto Paraíso se destaca na luta pelo direito da propriedade, em uma região com extensas áreas destinadas à preservação ambiental, e que abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O tema ampliação da área do Parque Nacional não foi levantado na solenidade, mas a nova diretoria terá que enfrentar um grande desafio na busca por soluções que agradem os vários interesses envolvidos na questão.

Depois de nove anos no comando, Leonardo Ribeiro deixa a presidência do Sindicato Rural de Alto Paraíso.

“Assistimos a muitas mudanças nesses nove anos que componho a diretoria deste sindicato, desde o convite do então presidente Divaldo Rinco, em 2008, para que eu fosse seu vice. Enfrentamos muitas dificuldades e desafios, vencemos a grande maioria, mas ainda temos muito o que fazer. Então, é com a sensação de dever cumprido e de muita gratidão, depois de nove anos a frente da diretoria deste sindicato e de ter também feito parte da diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, primeiro como membro do conselho fiscal, depois como primeiro vice-presidente, até chegar, por um curto período, a presidência, que passo o bastão para nosso companheiro Gerson Nigel, que é, além de uma pessoa competente e dedicada, um profundo conhecedor da missão que é o sistema sindical. Agradeço muito ao presidente José Mário Schreiner pela confiança que sempre teve para conosco, e pelo prestigio também, porque quando ele nos convidou, não fui só eu, Leonardo Ribeiro, mas todo o Sindicato Rural de Alto Paraíso foi prestigiado e atendido em suas principais demandas.  A renovação tem que acontecer, sempre. Nós que vivemos no campo e para o campo, vimos esse milagre da renovação acontecer na natureza todos os anos, então para nós também chegou um momento de renovação, quando se encerra um ciclo e começa outro, que certamente será frutífero, pois boas sementes estão sendo lançadas em terreno fértil”. Enfatizou Leonardo Ribeiro. O ex-presidente agradeceu ainda todos os integrantes da diretoria que com ele esteve no último triênio, lembrando as decisões tomadas com serenidade e firmeza por toda a equipe.

Prefeito Martinho Mendes – Parceria entre prefeitura e sindicato é importante para o desenvolvimento do município.

Presente ao evento e convidado para compor a mesa de autoridades, o prefeito de Alto Paraíso, Martinho Mendes, parabenizou a diretoria que encerra seu mandato, e em seguida cumprimentou a nova diretoria “Sempre digo que a administração se assemelha a uma corrida de bastão, onde cada um carrega um pouco, com seu jeito e forma, mas sempre procurando fazer o melhor para alcançar o objetivo. Reafirmo que a prefeitura de Alto Paraíso é parceira do sindicato, como sempre foi, ciente da importância do trabalho dos produtores rurais no desenvolvimento de nosso município.

Há cerca de vinte anos, fui arbitrador no processo da ação discriminatória, que era e continua sendo um sonho a concretização desse trabalho, e sei a relevância que tem o sindicato rural na busca de conclusão que já esta próxima de ser realizada.

Quero me colocar a disposição do novo presidente, Gerson Nigel, assim como sabemos que o sindicato está sempre á disposição para colaborar nas demandas de nossa comunidade. Já estamos com o planejamento pronto e assim que passar esse período chuvoso vamos começar a reforma e manutenção de todas as estradas vicinais de nosso município, facilitando o escoamento da produção. Para isso, contamos mais uma vez com a parceria desse sindicato. Nossa meta é fazer um trabalho bem feito em cada região, para que no próximo ano ele não precise ser refeito, o que nos permitirá ir para outra região e assim sucessivamente. A região que não for atendida em um ano, será no outro, mas sempre com um trabalho que dure por anos, sem os transtornos frequentes que vivemos nos dias de hoje”, discursou o prefeito.

Ao dar posse à nova diretoria, Manoel Soares de Castro Júnior, representante do presidente da FAEG,  José Mário Schreiner, argumentou,  “Quero, antes de dar posse a nova diretoria, lembrar aos senhores e senhoras produtores rurais, a importância do Leonardo Ribeiro para o estado de Goiás. Além das várias funções que ele ocupou na Federação, em seu curto período como presidente ele conquistou a todos por sua clareza, garra, presteza e honestidade. Hoje Leonardo e representante da Faeg Junto a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), e presidente da comissão de meio ambiente. Aqui abro um parêntese para dizer da importância do Leonardo na defesa do direito da propriedade rural, do direito de posse, do direito da propriedade em todo o estado de Goiás. Ele procurou dialogar com todos os setores, desde o governador Marconi Perillo, passando pelo secretário estadual do meio ambiente até o ministro do meio ambiente, sempre em defesa dos interesses do produtor rural de todo o estado, em especial os de Alto Paraíso”. Frisou Manoel Soares, que em seguida deu posse aos componentes da nova diretoria. Prestaram juramento os seguintes produtores rurais;

Manoel Soares, Gerson Nigel, Martinho Mendes e Leonardo Ribeiro – Sindicato Rural e Prefeitura Municipal reafirmam parcerias.

Diretoria: Gerson Paulo Nigel, Marcus Adilson Rinco, Estevão Bernardes Rabelo, Nereida Pamplona, Francisco Marçal, Leonardo Ribeiro, Aldeir Saraiva dos Santos.

Suplentes: Lucimar Gasparetto da Silva, Rodrigo Vieira do Reis, José Renato, Divino Jorge, Edilson de Souza, Lauro Jurgeaitis e Geraldo Antônio.

Conselheiros Executivos: Aldenor Saraiva, Carmen Jung, Marcilio Félix da Silva.

Conselheiros Fiscais: José Felipe Santos, João Dias Pereira, Marcel Melo Rinco.

Delegados junto a Faeg: Marcus Adilson Rinco, Leonardo Ribeiro.

Delegados suplentes: Edilson de Souza e José Renato.

Já como novo presidente, Gerson Nigel agradeceu a presença de todos e a confiança dos produtores rurais da região por delegar a ele o comando do Sindicato Rural de Alto Paraíso, salientou a importância das mulheres produtoras rurais nas atividades do sindicato e conclamou maior participação da juventude nessas atividades, na busca de renovação de ideias e costumes. Reafirmou parceria com os órgãos do município para um trabalho conjunto em busca de ações que beneficiem a sociedade como um todo.

“Nossa missão é incentivar e defender todas as atividades sustentáveis em nossa região, todas. Vamos dar continuidade as parcerias existentes e buscar novas, principalmente com a administração municipal, através do secretário de agricultura Marlon Bandeira. Hoje uma jornalista nos ligou, questionando nosso posicionamento sobre as questões ambientais em nosso município. Reitero que não somos contra nada, apenas não abrimos mão de uma convicção, o respeito ao direito da propriedade. Quem tem sua propriedade rural tem que ser respeitado pelos governos do município, do estado e federal, e disso não abrimos mão.” Assinalou o novo presidente.  (Assista aqui o discurso na íntegra  https://youtu.be/wgbyH2Sh7uo)

Presidente do Sindicato Rural, Gerson Nigel -Quem tem sua propriedade rural tem que ser respeitado pelos governos do município, do estado e federal, e disso não abrimos mão.

Após o ato de posse da nova diretoria, foram servidos petiscos, caldos e bebidas geladas para os convidados.

Além dos produtores rurais e pessoas da comunidade, prestigiaram o evento o prefeito Martinho Mendes, vice – prefeito e secretário de agricultura Marlon Bandeira, vereadores Tito, Fabão e Serginho, secretária da ação social, Maiuza Leite, procurador do município, Ismael Neiva, Jomivaldo Bernardes, representando a secretaria de administração e finanças, padre Joacir D’Abadia, Manoel Soares de Castro Junior representante do presidente da FAEG, José Mário Schreiner, e Camila Faleiro, coordenadora regional do Senar.

Solenidade de posse da nova diretoria foi prestigiada por produtores rurais e integrantes da sociedade organizada.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *