ALTO PARAÍSO – CMEI Criança Feliz comemora Dia da Família e Semana do Meio Ambiente.
Mais de quatrocentas pessoas entre pais, alunos, professores, monitores e demais funcionários atuaram para o bom andamento do evento.
Já faz parte do calendário de atividades escolares as comemorações do dia Internacional da Família,15 de maio, no CMEI Criança Feliz de Alto Paraíso. O evento Família na Escola acontece sempre no final do mês de maio, entre os dias 28 e 30. Neste ano, objetivando fortalecer valores e atitudes, estimulando os pais e alunos a refletirem sobre a responsabilidade de cada um na garantia de um ambiente melhor para todos, e aproveitando a semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, o CMEI Criança Feliz realizou a 1ª Feira Cultural, com temas como Reciclar para Brincar, Alimentação Saudável e não Saudável , Brincando com as cores e Família – Benção de Deus (Histórias Infantis).
Segundo o Ministério da Educação, o foco nesse tipo de atividade é buscar trazer os pais e a família para dentro da escola, integrando a sociedade de forma que exista uma maior compreensão do papel da escola e da família na formação das crianças, uma vez que uma não ocorre independente da outra.
”Acreditamos que através deste projeto despertaremos o interesse e a responsabilidade de cuidados e preservação com o meio ambiente, no desenvolvimento pedagógico, bem como a importância das relações humanas que traduzem respeito consigo mesmo, com o outro e com o mundo.” Ressaltou a diretora da instituição, Rosimar da Silva.
Os professores buscaram abordar temas que revelam a necessidade de práticas educacionais que fortaleçam as relações com o próximo e com a natureza como base para a construção de um mundo melhor.
As professoras do Jardim II, Divanildes e Cristiene, partiram da ideia de produzir brinquedos reciclados de baixo custo e decidiram confeccionar brinquedos com sucatas, auxiliando os alunos no seu desenvolvimento, oportunizando à eles o contato com diversos materiais, de vários tamanhos, cores, formas e espessuras.
A professora Patrícia do Jardim I trabalhou com o tema da água, que é um recurso cada vez mais ameaçado, sendo um assunto evidente e importante que atrai alunos de todas as faixas etárias devido a sua grande importância na educação infantil. Para ensinar os pequeninos, a professora integrou o tema ao cotidiano e ajudou a turma a construir hábitos ligados à preservação da água, ensinando os pequenos a fechar a torneira ao escovar os dentes e se ensaboar durante o banho. Levando as crianças até a horta para regarem as plantas e visitando a Estação de Tratamento de Água do município, buscando a conscientização dos pequeninos da importância da água em nossas vidas.
Na turma do Maternal III, as professoras Maria Helena e Maria Nívea e os monitores Jilmar e Lucileny desenvolveram um trabalho sobre Alimentação Saudável com o tema A Sementinha; um momento mágico de transformação. “Vivemos em um mundo em que é preciso – cuidar – da alimentação saudável. Precisamos plantar a semente da conscientização também para os pequenos, para que aprendam a cuidar de sua saúde e higiene desde cedo e incentivar a família. Estamos plantando a sementinha; um momento mágico de transformação”, frisaram as professoras, que desenvolveram também o trabalho sobre a Horta Suspensa. “ Acreditamos que nós, enquanto educadores, podemos realizar um trabalho de conscientização com as crianças, suas famílias e até mesmo com a comunidade escolar, pensando em algo mais concreto para trabalhar com as crianças, propondo um contato direto com as plantas, levando em consideração que temos um amplo e ótimo espaço externo em nosso CMEI” complementam.
As professoras Soraya e Ozelma e as monitoras Francinalva e Elvani, do Maternal II, desenvolveram o tema de histórias infantis. As histórias e os contos de fadas participam da infância, juntamente com o brincar, e trazem expressões da fantasia e dos anseios da criança, ajudando-a a lidar com aspectos inconscientes. Ao ouvir histórias, a criança tem a oportunidade de enriquecer e alimentar sua imaginação, ampliar seu vocabulário, permitir sua autoidentificação e autorreconhecimento, aprender a refletir para aceitar situações relativas às dimensões diversas da vida, além de desenvolver o pensamento lógico, que favorece a memória e o espírito crítico através da manifestação de humor e de satisfação de sua curiosidade natural. “O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.” Destacam as professoras.
As Professoras e monitoras Simone Meireles, Jackeline e Adriane e Dariana do Berçário I A e I B, trabalharam as cores n’um tema de grande relevância para está fase. É muito interessante o trabalho com as cores na educação infantil, no entanto, devemos ser cautelosos e observar que a cor está inserida num contexto, por isso é importante trabalhar o relacionamento entre as cores e não só uma cor isoladamente. Devemos criar condições para que as crianças conheçam as cores e formas que estão presentes no ambiente em que vivem.
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a identificação. Neste ano foram realizadas atividades como organizar as crianças em círculos, de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores que os cercam em desenhos na parede, roupas e sapatos dos alunos. Orientações para o dia a dia, como reconhecer as cores primárias e suas variações de tonalidade a partir frutos, legumes, vegetais, minerais, objetos, roupas, revistas,livros e etc. Contar a história como “Bom dia Todas as Cores” de Ruth Rocha. Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que as crianças brinquem com as peças, sempre aproveitando para mencionar as cores e formas.
A comunidade participou ativamente e mais de quatrocentas pessoas entre pais, alunos, professores, monitores e demais funcionários atuaram para o bom andamento do evento.