“Caminhada da Fé”, nas imediações da capela Cristo Operário, reuniu dezenas de fiéis.

CAMPOS BELOS – Paróquia realiza formação sobre Pastoral da Comunicação

Nos dias 22 e 23 de abril,  a Paróquia Nossa Senhora da Conc eição realizou uma capacitação trabalhando o tema “Pastoral da comunicação e comunicação nas pastorais: construir uma rede de integração” com o objetivo de iniciar a Pastoral da Comunicação na Paróquia.

A organização foi do Padre Luiz Alberto da Silva e da equipe da PASCOM. Participaram 50 agentes pastorais da PASCOM local e representantes das diversas pastorais e movimentos da Paróquia.

Participaram também representantes das paróquias da Forania: Nossa Senhora dos Remédios de Arraias-TO e Nossa Senhora Aparecida de Combinado-TO  representadas pelos leigos. Santo Antônio, de Monte Alegre-GO, representada pelo Pe. Elison e um grupo de leigos. A paróquia  de Nossa Senhora da Conceição de Gurupi-TO foi representada por seu pároco, Pe. Luiz Antonio Guimarães, e pelos coordenadores da PASCOM, Tatyuscia e Rodrigo Vargas, que compartilharam sua experiência da criação e de algumas realizações ao longo deste primeiro ano.
A assessoria do evento foi da Irmã Helena Corazza, que é doutora em ciências da comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora de cursos do Serviço à Pastoral da Comunicação (Sepac), além de diretora presidente da Signis Brasil – Associação Católica de Comunicação. Ela trabalhou o tema e a importância que todas as pastorais estejam integradas, neste olhar comunicacional. Trabalhou a comunicação como processo relacional e a pessoa que comunica. A assessora insistiu na necessidade de que a equipe trabalhe de forma inclusiva e integrada, nos eixos da articulação, formação, produção e espiritualidade, conforme o Diretório da Comunicação da Igreja no Brasil.

Segundo Irmã Helena Corazza “Somos todos evangelizadores, devemos fazer uso dos meios de comunicação para propagar a paz o amor a todos os povos”. Destacou ainda a importância de se manter um diálogo vivo entre fé e cultura, com vistas a “progredir através da formação e articulação para a comunicação do Evangelho a partir da realidade cultural local”.

Fiéis fazem peregrinação  de 15 km

Cerca de trezentos fiéis saíram da porta da igreja Matriz com destino ao povoado Barreirão, de onde, à pé, fizeram o percurso de volta.
Cerca de trezentos fiéis saíram da porta da igreja Matriz com destino ao povoado Barreirão, de onde, à pé, fizeram o percurso de volta.

Com a intenção de alcançarem as indulgências plenárias, neste ano da Misericórdia, sob organização do Terço dos Homens, a comunidade paroquial realizou no domingo, 17, uma peregrinação de 15 quilômetros.
Ás 05 horas da manhã, cerca de trezentos fiéis saíram da porta da igreja Matriz com destino ao povoado Barreirão, de onde, à pé, fizeram o percurso de volta.

O início da programação foi marcado pela bênção do Santíssimo, presidida pelo padre Luiz Alberto, que conduziu um momento intenso de adoração ao Cristo Sacramentado. Em seguida, os peregrinos saíram da comunidade São João Batista, no povoado do Barreirão, com destino à matriz de Nossa Senhora da Conceição, na sede do município, com o intuito de passar pela Porta Santa da Misericórdia.

Ao longo do trajeto os fiéis contaram com o apoio da comunidade, que esteve a postos primeiro servindo o café da manhã, depois, em pontos estratégicos, serviram lanche e ao longo de todo percurso serviram água gelada. Puderam contar ainda com o serviço da polícia militar que realizou a escolta e da secretaria de saúde, que disponibilizou uma ambulância para acompanhar os peregrinos.

Durante a peregrinação os devotos seguiram rezando e cantando, foram momentos de oração intensa, uma caminhada de fé, fortemente marcada pela misericórdia de Deus. Em muitos testemunhos, os peregrinos afirmaram tamanha devoção durante a caminhada de modo que não perceberam o tempo passar.

Ao adentrarem a matriz e passarem pela Porta Santa da Misericórdia foram recebidos pelo pároco que aspergiu cada um com a água abençoada. A programação do dia encerrou-se com a celebração da Santa Missa, às 19:30 hs. No domingo em que se celebrou o dia do Bom Pastor, padre Luiz Alberto destacou a importância deste momento tão vivo para a fé da comunidade católica local.

Capela Cristo Operário

Luiz Antonio Guimaraes, Rodrigo Vargas, Taty Resplande Vargas, Irmã Helena Corazza, Larissa Cardoso Beltrão, Reginaldo Tolentino Deus e Padre Luiz Alberto da Silva. Momento ímpar na vida da Paróquia de Senhora da Conceição, Irmã Helena Corazza entre integrantes das duas Paróquias que tem a mesma Padroeira!
Luiz Antonio Guimaraes, Rodrigo Vargas, Taty Resplande Vargas, Irmã Helena Corazza, Larissa Cardoso Beltrão, Reginaldo Tolentino Deus e Padre Luiz Alberto da Silva. Momento ímpar na vida da Paróquia de Senhora da Conceição, Irmã Helena Corazza entre integrantes das duas Paróquias que tem a mesma Padroeira!

Já no dia 27, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição em movimento com o Terço dos Homens, realizou a “Caminhada da Fé”, nas imediações da capela Cristo Operário, reunindo dezenas de fiéis, que têm em Maria a confiança de que seus pedidos cheguem a Jesus Cristo.

Essa caminhada foi um convite em preparação para o “Tríduo em honra a Cristo Operário”, e na oportunidade rezou-se o terço, dia no qual se contempla os mistérios gloriosos.

A caminhada aconteceu em forma de estações. O condutor do percurso, Wendel Galvão, destacou a importância de se bem viver o momento: “Ninguém tire a atenção do terço, que Jesus seja o foco maior de cada um, pois esta é a caminhada da alegria, da esperança, do amor e da fé”. Ao término, foi proclamada uma passagem bíblica do Evangelho de Marcos, deixando no coração de cada um, a fé que às vezes estava apagada.

Ao ser perguntado como foi a experiência de rezar o terço nas ruas, o coordenador do Terço dos Homens, André disse: “É uma experiência nova que cativa muita gente. Ao passar em algumas casas, com pessoas de cadeira de rodas, pude ver a alegria destas em receber Maria e como ficaram agradecidos por este ato. Essa foi só a primeira experiência que deve ser estendida a outras comunidades, pois o povo participa.”

A mesma pergunta foi direcionada para D. Luzia Gontijo, que acolheu o último mistério: “Nossa, eu achei importante. Inclusive ao chegar à Igreja, eu vi mais homens e isso foi muito belo, porque sempre as mulheres tomavam frente em tudo. Eu fiquei muito feliz, foi tudo muito lindo.”.

Fonte: PASCOM – Pastoral da Comunicação Paróquia Nossa Senhora da Conceição Campos Belos – GO

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *