Secretário relata desafios e conquistas /Alto Paraíso

Secretário de Administração e Finanças, Martinho Mendes, faz cronograma administrativo, dando transparência exemplar sobre todas as despesas relacionadas a sua pasta. Sempre antenado com as diretrizes determinadas pelo prefeito Álan Barbosa, Martinho conduz uma gestão equilibrada, porém ousada.

Pris­ci­la Li­ma *

Secretário Martinho Mendes "A população tem colaborado cada vez mais no cumprimento dos deveres de cidadão. Os tributos arrecadados dos impostos são convertidos em benefícios para o município, isso faz parte da organização municipal".

Sem­pre com ên­fa­se em sua mar­ca de re­a­li­zar os ser­vi­ços pú­bli­cos com ex­ce­lên­cia e ser re­fe­rên­cia de ges­tão ar­ti­cu­la­da e par­ti­ci­pa­ti­va, a equi­pe co­man­da­da pe­lo per­fei­to Àlan Bar­bo­sa es­tá fo­ca­da na bus­ca de re­sul­ta­dos. O al­can­ce des­ses ob­je­ti­vos é mar­ca­do pe­lo de­sa­fio que a ad­mi­nis­tra­ção en­fren­ta de bus­car o “me­lhor” pa­ra a po­pu­la­ção, com re­cur­sos aper­ta­dos do FPM e a “lu­ta” di­á­ria de au­men­tar a re­cei­ta pró­pria.Gra­du­a­do em ad­mi­nis­tra­ção de em­pre­sa, na­ti­vo al­to-pa­ra­i­sen­se, o Se­cre­tá­rio de Ad­mi­nis­tra­ção e Fi­nan­ças, Mar­ti­nho Men­des, fri­sa que Al­to Pa­ra­í­so é uma ci­da­de pe­que­na com de­man­das de ci­da­de gran­de. Co­man­dan­do a Se­cre­ta­ria des­de o ini­cio da ges­tão do sa­u­do­so pre­fei­to Di­val­do Rin­co, se­guin­do na ad­mi­nis­tra­ção de Álan Bar­bo­sa, Mar­ti­nho  im­pri­me o seu rit­mo de tra­ba­lho usan­do sua vas­ta ex­pe­ri­ên­cia na área, pau­ta­da pe­los prin­cí­pios bá­si­cos da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, com vis­tas a oti­mi­za­ção dos re­cur­sos por meio de ações fir­mes que bus­cam a eco­no­mia nas re­la­ções de com­pra e evi­tam os des­per­dí­ci­os.Se­gun­do o Se­cre­tá­rio, não foi fá­cil co­lo­car a “ca­sa em or­dem”. A pre­fei­tu­ra her­dou uma dí­vi­da de apro­xi­ma­da­men­te 2,5 mi­lhões que foi, de­pois de des­gas­tan­tes ne­go­ci­a­ções,  par­ce­la­da de ma­nei­ra res­pon­sá­vel e man­tém men­sal­men­te o seu pa­ga­men­to em dia, o que cre­di­ta a Ins­ti­tu­i­ção Pre­fei­tu­ra fir­mar qual­quer con­vê­nio. “No ini­cio ti­ve­mos in­clu­si­ve o for­ne­ci­men­to de ener­gia da Pre­fei­tu­ra in­ter­rom­pi­do, li­nhas te­le­fô­ni­cas  cor­ta­das e ou­tros in­con­ve­ni­en­tes. Nos­sas ações são sim­ples: não gas­tar mais do que ar­re­ca­da­mos e não en­di­vi­dar mais do que a nos­sa ca­pa­ci­da­de de pa­ga­men­to”, ex­pli­ca Mar­ti­nho.A Se­cre­ta­ria ado­tou pro­ce­di­men­tos de acom­pa­nha­men­to di­á­rio da re­cei­ta, com­ba­te à so­ne­ga­ção de im­pos­tos e o cri­té­rio da re­a­li­za­ção de três or­ça­men­tos pa­ra com­pras di­ver­sas, ação que já ren­deu cer­ca de 30% de eco­no­mia no va­lor dos pro­du­tos ad­qui­ri­dos. Os re­sul­ta­dos da ges­tão da se­cre­ta­ria tam­bém re­fle­tem nas me­tas al­can­ça­das co­mo o pa­ga­men­to em dia dos ser­vi­do­res mu­ni­ci­pa­is e no au­men­to dos nú­me­ros de ar­re­ca­da­ção. O IP­TU, por exem­plo, em 2008 ar­re­ca­dou apro­xi­ma­da­men­te R$ 144 mil, em 2009, a se­cre­ta­ria apos­tou no in­cen­ti­vo ao fa­ci­li­ta­men­to do pa­ga­men­to do im­pos­to, que re­sul­tou na ar­re­ca­da­ção de apro­xi­ma­da­men­te R$ 298 mil, ou se­ja, um in­cre­men­to de 107% em re­la­ção ao ano an­te­ri­or. Em 2010 a ar­re­ca­da­ção foi ain­da mai­or: apro­xi­ma­da­men­te R$ 415 mil. Da mes­ma for­ma, to­das as re­cei­tas pro­ve­ni­en­tes dos tri­bu­tos mu­ni­ci­pa­is apre­sen­ta­ram um cres­ci­men­to sig­ni­fi­ca­ti­vo.  “A po­pu­la­ção tem co­la­bo­ra­do ca­da vez mais no cum­pri­men­to dos de­ve­res de ci­da­dão. Os tri­bu­tos ar­re­ca­da­dos dos im­pos­tos são con­ver­ti­dos em be­ne­fí­ci­os pa­ra o mu­ni­cí­pio, is­so faz par­te da or­ga­ni­za­ção mu­ni­ci­pal”, acres­cen­ta o se­cre­tá­rio.A aqui­si­ção de um au­to­mó­vel ze­ro qui­lo­me­tro se des­ta­ca co­mo ou­tro exem­plo de ar­re­ca­da­ção mu­ni­ci­pal con­ver­ti­da em be­ne­fí­cio pa­ra a po­pu­la­ção. O ve­í­cu­lo foi fru­to do tra­ba­lho de fis­ca­li­za­ção e ori­en­ta­ção da Vi­gi­lân­cia Sa­ni­tá­ria que, nos três mes­es ini­ci­ais de 2011, ar­re­ca­dou R$ 23 mil e re­gu­la­ri­zou cer­ca de 80% dos es­ta­be­le­ci­men­tos co­mer­ci­ais.Em meio às di­ver­sas ne­ces­si­da­des e di­fi­cul­da­des, a Pre­fei­tu­ra de Al­to Pa­ra­í­so tem con­se­gui­do man­ter o equi­lí­brio ad­mi­nis­tra­ti­vo e fi­nan­cei­ro. “Tu­do is­so se de­ve a um con­tro­le ri­go­ro­so da si­tu­a­ção, nun­ca dei­xa­mos de so­nhar al­to, mas fa­ze­mos so­men­te aqui­lo que re­al­men­te é pos­sí­vel fa­zer”, con­clui o Se­cre­tá­rio.*(AS­COM/Al­to Pa­ra­í­so)

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