Saúde repassa protocolo sobre Zika vírus aos municípios
A Secretaria da Saúde repassou às 17 regionais de Saúde o novo protocolo que torna compulsória a notificação dos casos de Zika vírus no Estado. Por meio do Centro de Informações e Decisões Estratégicas, o Conecta SUS, foi possível promover uma videoconferência envolvendo as equipes de vigilância epidemiológica, para detalhar a resolução que tornou obrigatória a notificação. O trabalho foi feito em oito horas.
A agilidade no repasse das informações técnicas para todas as regiões do Estado é uma das vantagens do Conecta SUS, inaugurado há um ano. Ela tornou-se a primeira unidade no País a trabalhar em tempo real com indicadores de saúde fundamentais para traçar políticas públicas eficientes para o setor, e idealizar medidas preventivas e de erradicação de epidemias. “Esta é uma nova forma de se fazer Saúde Pública, ao termos acesso a informações atualizadas, oferecendo aos gestores estaduais e municipais respaldo para a tomada de decisões”, declarou o secretário de Saúde, Leonardo Vilela.
No Centro, há 13 painéis compostos por 86 monitores, distribuídos em vários ambientes, para o monitoramento online dos indicadores de saúde. O sistema armazena informações financeiras e administrativas da SES-GO e indicadores epidemiológicos de todos os municípios e das Regionais de Saúde. Atualmente, o Conecta SUS tem estações nas quais é possível fazer contato, em tempo real, com as superintendências, Regionais de Saúde, além de 14 municípios goianos.
O coordenador geral do Conecta SUS, Jean Pierre Pereira, ressalta que o Centro obteve o selo Inova Goiás, o programa de incentivo de inovação tecnológica do governo goiano e desperta o interesse de outros estados e de pesquisadores do exterior. “O usuário do SUS, o mais beneficiado, talvez nem saiba da existência do Centro. Porém, os dirigentes municipais já percebem a melhoria na qualidade dos serviços de saúde”, diz Pereira.