Neymar é finalista da Bola de Ouro ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo
(Reuters) – O atacante Neymar está entre os três finalistas do prêmio Bola de Ouro, ao lado do companheiro de equipe no Barcelona Lionel Messi e do português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, que venceu as duas últimas premiações, anunciou a Fifa nesta segunda-feira.
O brasileiro teve uma temporada vitoriosa com o clube espanhol, conquistando a Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Supercopa da Espanha. Além disso, Neymar ganhou espaço no time após lesão sofrida por Messi em setembro, que deixou o argentino afastado por algumas semanas.
Neymar é o primeiro brasileiro finalista do prêmio de melhor do mundo da Fifa desde 2007, quando Kaká venceu a premiação.
O argentino Messi, que estará no pódio pelo nono ano consecutivo, ganhou quatro vezes, entre 2009 e 2012, enquanto Ronaldo ganhou três vezes, uma vez quando estava no Manchester United e as duas outras pelo Real Madrid.
A única vez nos últimos sete anos em que Messi e Ronaldo não dividiram o pódio foi em 2010, quando o trio do Barcelona Messi, Andrés Iniesta e Xavi dominou a premiação.
Messi é favorito para levantar o troféu novamente. Mesmo com lesão, marcou 48 gols e ajudou o Barça a conquistar a tríplice coroa. Ronaldo também marcou 48 gols, mas o Real Madrid falhou em conquistar títulos na temporada.
Luis Enrique, que treina Messi e Neymar no Barcelona, lidera a lista para técnico do ano, junto com o técnico do Bayern de Munique, Pep Guardiola, e Jorge Sampaoli, técnico da seleção chilena.
Os votos da Bola de Ouro foram dados por técnicos das seleções nacionais e seus capitães, além de jornalistas, com anúncio do vencedor em uma cerimônia em 11 de janeiro em Zurique.
(Por Caio Saad, no Rio de Janeiro, e Ian Chadband, em Londres)
Barcelona apresenta queixa formal contra ex-jogadores do Real por comentários sobre Neymar
BARCELONA (Reuters) – O Barcelona apresentou uma queixa formal contra dois ex-jogadores do Real Madrid que atualmente são comentaristas por terem sugerido que o atacante Neymar mereceu o chute que levou do meia Isco no clássico entre os dois clubes neste mês.
Isco, que entrou aos 10 minutos do segundo tempo na partida que terminou 4 x 0 para o Barcelona, descontou a aparente frustração contra Neymar, aos 40 minutos do segundo tempo, e recebeu o cartão vermelho.
De acordo com o Barcelona, os ex-jogadores do Real Manolo Sanchis e Poli Rincón “publicamente e repetidamente justificaram a agressão” na rádio espanhola, e o clube disse na segunda-feira que apresentou uma queixa na comissão espanhola que busca combater a violência no esporte.
“O FC Barcelona acredita que esses comentários incitam a violência, logo, pede ação da comissão antiviolência”, informou o clube em comunicado em seu site oficial.
Autoridades espanholas buscam reprimir a violência e abuso verbal no futebol desde que um torcedor do Deportivo La Coruna foi morto no ano passado em brigas de torcidas organizadas antes de uma partida contra o Atlético de Madri.
(Por Iain Rogers)