Produtores de mel de Porangatu buscam selo de qualidade
A unidade da Emater em Porangatu está empenhada em contribuir com os produtores de mel da região na busca pelo selo de Indicação Geográfica do mel, conhecido como selo IG. A certificação permite que o mel da região seja facilmente reconhecido pela sua qualidade, visto que o território onde é produzido o mel é um dos indicadores da qualidade do produto.
O selo do IG do mel da região de Porangatu contemplará os municípios de Amaralina, Bonópolis, Campinaçu, Estrela do Norte, Formoso, Mara Rosa, Minaçu, Montividiu do Norte, Mutunópolis, Novo Planalto, Santa Teresa de Goiás, São Miguel do Araguaia e Trombas. Maria Jacy está convencida de que “a obtenção do selo trará valorização do produto e o fortalecimento da marca e da cadeia produtiva do mel da região”. Atualmente, são cerca de 130 produtores.
Próximos passos
Documentos serão reunidos e encaminhados posteriormente à área jurídica competente. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apoia e fomenta as ações para a concessão da Indicação Geográfica (IG). O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é a instituição que concede o registro e emite o certificado. Existem duas espécies ou modalidades de Indicação Geográfica: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO). No Brasil, doze produtos receberam registro de IG na espécie Indicação de Procedência e dois produtos receberam na espécie Denominação de Origem.