Taxista devolve cerca de R$ 30 mil
EM PERNAMBUCO, ELÁDIO ORLANDO AMORIM DEVOLVEU A SEVERINA HÜGI TODAS AS ECONOMIAS QUE ELA FEZ DURANTE 20 ANOS DE TRABALHO NA EUROPA
O taxista Eládio Orlando Amorim, de 34 anos, afirmou já ter perdido as contas das coisas que passageiros esqueceram em seu carro nos quase sete anos de profissão – e que faz o que estiver ao seu alcance para devolver os pertences ao dono. Por isso, nem pensou duas vezes antes de devolver uma pochete esquecida em seu carro na noite da Quartafeira de Cinzas, no Recife, que continha dinheiro equivalente a um ano de seu trabalho.
A pochete continha 15 mil francos suíços (cerca de R$ 28 mil), além de euros, reais e algumas joias, além de passaportes.
De acordo com o taxista, ao chegar em casa, à noite, fez uma ronda no carro e achou a pochete. Abriu e conseguiu reconhecer a passageira devido às fotos em documentos escritos em alemão.
A passageira pegou o táxi em um ponto em frente ao Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes – Gilberto Freyre. Era noite, chovia e ela estava com um irmão, cansada após a viagem de cerca de 12 horas da Suiça. Minutos após chegar na casa da família, no Jardim Jordão – um bairro pobre de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife – ela notou a falta da pochete.
No dia seguinte, pela manhã, ela se surpreendeu com a visita de Eládio Orlando, que foi devolver o objeto perdido. Ela disse que não esperava e explicou que o dinheiro é fruto de mais de 20 anos trabalhando como cozinheira na Europa, que agora serviriam para ela ajudar a família e retomar sua vida no Brasil. “Foi Deus quem o colocou em meu caminho”, disse Severina.
O taxista, no entanto, disse que esse não foi o objeto de maior valor deixado em seu carro. Uma vez, ele deixou um casal de estrangeiros em Olinda e, momentos após o desembarque, ouviu um barulho estranho no banco de trás. Ao se virar, viu que eles tinham deixado um bebê com aproximadamente cinco meses. “Quando voltei para dar a criança eles nem tinham se dado conta ainda”, afirmou.
RENATA BAPTISTA, IG PERNAMBUCO