Cartão Rural vai beneficiar mais de 120 mil produtores

O Governo de Goiás lança nesta quarta-feira, dia 9, às 9 horas, no auditório Augusto Gontijo do Parque de Exposições de Goiânia, na Nova Vila, o Cartão Rural, mecanismo que dará mais autonomia aos criadores goianos na emissão das guias de trânsito animal e mais agilidade nos trâmites necessários para o transporte de animais. Na ocasião também será assinado convênio entre a Agrodefesa e o Vapt Vupt, que passará a oferecer os serviços da Agência. Para o presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, a iniciativa vai promover a modernização tecnológica e aproximar os serviços do Estado, cada vez mais, dos cidadãos. Ele explica que, inicialmente, o Cartão Rural será somente para a área animal.

Com ele, os produtores poderão acessar o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) e fazer, de casa, do escritório, do Sindicato Rural, das cooperativas e Associações, os serviços que antes eram feitos nas unidades locais da Agrodefesa. Segundo Arthur, ficam disponíveis no sistema a emissão de Guias de Trânsito Animal Eletrônica (GTA); consulta e impressão da segunda via da GTA emitida ou recebida e extrato de movimentação de rebanho; ficha completa da propriedade contendo dados cadastrais; saldo de rebanho por espécie e vacinações realizadas; declaração de vacinação e a emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare),” enumera o presidente.

O cartão
Para ter o cartão, que é gratuito, o produtor deverá primeiramente se cadastrar no site da Agência, atualizando dados de contato e indicando a Unidade Operacional Local (UOL) da Agrodefesa onde retirará o cartão. “Após o cadastro, ele procurará a UOLindicada e lá retirará o cartão e sua senha de acesso ao Sidago”, detalha o Arthur.

Ele explica que quando os pecuaristas forem retirar seus cartões, deverão assinar um termo de responsabilidade. “É fundamental que eles assinem esse documento, pois a Agrodefesa disponibilizará informações sigilosas aos usuários do Cartão Rural”, destaca o presidente. Ele reitera que o cartão servirá apenas como uma identidade de usuário da Agrodefesa. “Para conseguir entrar no Sidago, o produtor precisará apenas da senha de acesso”, diz. Ele enfatiza que o cartão facilitará a rotina de mais de 120 mil produtores rurais. “Será um grande avanço para nós. Futuramente levaremos essa inovação também para a área vegetal”, acrescenta.

Com tamanha inovação, a plataforma de acesso da Agrodefesa virou modelo no País. “O Sidago já foi cedido para dez Estados brasileiros, estamos nos tornando referência”, revela Arthur. A Agrodefesa espera receber do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recursos para aperfeiçoar a área de informação ara garantir que o sistema melhore ainda mais.

O presidente conta que a Agência já faz parte dos 14 estados que alimentam simultaneamente a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) do Mapa. “Isso mostra como o nosso trabalho é confiável e as nossas informações seguras”, conclui.

Vapt Vupt
Na ocasião, também será assinado o convênio entre a Agrodefesa e o Vapt Vupt. Os serviços da Agrodefesa passarão a ser oferecidos em todas as agências do Vapt Vupt em Goiás, ainda neste mês de setembro. “Já estamos treinando os profissionais que farão os atendimentos nas unidades do Vapt Vupt. Queremos que essa atenção chegue a toda classe produtora goiana”, fala Arthur. Os serviços disponíveis nas agências serão os mesmos do Cartão Rural.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *