Goiás vai lançar o maior programa de inovação do País
Inovação e tecnologia vão marcar a atual gestão do governador Marconi Perillo, com o lançamento, no próximo dia 2, do Inova Goiás, um conjunto de ações coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) que terá, entre os objetivos, o aumento da competitividade do Estado. O Governo de Goiás aposta em inovação para fortalecer a economia, potencializar o desenvolvimento e, por isso, até 2018, serão investidos R$ 1 bilhão em medidas que impactarão dois setores: empresas e administração pública
O Programa Estadual de Inovação e Tecnologia – considerado o maior e mais completo do País – será anunciado pelo governador na próxima quarta-feira, dia 2, e comandado pela SED, pasta que tem como titular o vice-governador José Eliton, com ostensivo apoio da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). A meta é inserir Goiás entre os três estados que mais investem em inovação – hoje é o 14º – além de fomentar a economia estadual.
O maciço investimento em tecnologia foi uma das plataformas de campanha do governador. Deste total de R$ 1 bilhão, parte será formada por recursos novos, via aportes de fundos setoriais (como FCO) e empréstimos do BID. “Nossa visão é que a inovação tecnológica garanta políticas de desenvolvimento para as mais diversas áreas”, ressalta José Eliton.
Na tarde desta terça-feira, no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador Marconi Perillo liderou reunião para os últimos detalhes do programa. Também participaram o secretário Thiago Peixoto (Segplan), o superintendente executivo de Ciência e Tecnologia da SED, Mauro Faiad. Todos com foco na sustentabilidade financeira e fiscal do Inova Goiás para garantir a efetividade dos recursos que serão aplicados.
Entre várias ações que serão anunciadas, já é possível afirmar que o Programa Estadual de Inovação e Tecnologia terá como destaque a integração entre governo, academia e setor produtivo, e como principais pilares, para a execução eficiente estão os Polos de Excelência, áreas de abrangência com vantagens competitivas em determinado setor. O objetivo é tornar cada polo uma referência nacional e internacional em inovação no seu setor de atuação.
Os Polos de Excelência terão como base a Rede Itego, Institutos Tecnológicos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico que oferecem educação profissional e tecnológica e que capitaneiam ações de desenvolvimento em inovação tecnológica. Neste contexto também entram os Colégios Tecnológicos (Cotecs) – a meta é, até 2018, ter uma rede com 30 Itegos e 80 Cotecs. O Programa Estadual de Inovação e Tecnologia também trará impactos imediatos e positivos ao setor público, melhorando, ainda mais, a qualidade dos serviços públicos prestados pelo Governo de Goiás, a cada um dos cidadãos.
Reunião BID
O Inova Goiás já foi apresentado a técnicos do BID e recebeu aprovação preliminar da instituição financeira. No dia 12 de agosto último o vice-governador esteve em Brasília com o especialista sênior em Gestão Financeira do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), German Zappani. Um dos principais objetivos do encontro foi discutir parcerias para a execução de projetos voltados para a inovação tecnológica. A instituição financeira acenou com a possibilidade de participar com recursos e corpo técnico de grandes programas de inovação para a economia goiana.
O banco possui linhas de crédito para apoio a políticas de inovação no País. Uma delas poderá vir a aportar recursos no Inova Goiás: no dia do lançamento do programa, será entregue a representantes da instituição, que virão a Goiânia, a carta consulta referente a um financiamento de 70 milhões de dólares para modernização tecnológica dos mais de 40 Arranjos Produtivos Locais – APLs que já funcionam em Goiás.
Ao final da reunião, German Zappani afirmou que Goiás chama a atenção por ser um Estado que está sempre buscando aumentar o desenvolvimento de sua economia. “Por tudo que vejo, sinto uma perspectiva de desenvolvimento muito grande em Goiás”, disse o especialista em Gestão Financeira do BID.