APÓS FALTAR A AUDIÊNCIA – Brasileiro apoiador de Trump é detido pelo ICE nos Estados Unidos.
Junior Pena tem mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais e faz conteúdo sobre imigração e vida nos EUA.
DA REDAÇÃO
O influenciador brasileiro Junior Pena foi detido nos Estados Unidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega, o ICE. Ele tem mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais e faz conteúdo sobre imigração e vida no país.
Junior Pena foi preso após faltar a uma audiência judicial. Segundo Maycon MacDowel, amigo do influenciador, ele não compareceu à sessão, relacionada a um processo de trânsito, por acreditar que tinha sido remarcada.
Natural de Belo Horizonte, Pena mora ilegalmente nos EUA há mais de 15 anos. Ele é crítico do governo de Lula (PT) e apoiador do presidente norte-americano Donald Trump.

Ele dizia nas redes sociais que só pessoas que faziam “coisa errada” eram presas nos Estados Unidos e que estava tentando regularizar sua permanência no país. As publicações do mineiro acumulam milhões de visualizações.
“Ele vai deportar o pessoal que estiver irregular aqui, os bandidos que estiverem [em situação] irregular, as pessoas que estão fazendo coisa errada. Você acha que ele vai deportar quem está querendo ajudar o país? De jeito nenhum”, disse em um vídeo postado em 2024.
Em dezembro de 2008, Junior Pena começou o trajeto de entrada nos EUA, que terminou apenas em fevereiro de 2009.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Nova York, informou que acompanha o caso.
“O atendimento consular prestado pelo estado brasileiro é feito a partir de contato do cidadão interessado ou, a depender do caso, de sua família. A atuação consular do Brasil pauta-se pela legislação internacional e nacional”, diz o Itamaraty.



Irônico, mas trágico