RANKING DA TRANSPARÊNCIA 2025 – Poderes executivos e legislativo de Alto Paraíso de Goiás aparecem em posições inferiores.

Câmara de vereadores aparece na posição 223, na categoria BÁSICO, enquanto a prefeitura do município aparece na 224ª posição, na categoria INTERMEDIÁRIO. O Poder Legislativo emitiu nota de esclarecimento.

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) divulgou, em dezembro de 2025, o ranking de transparência do Poder Legislativo Municipal em Goiás, com Santa Helena de Goiás em 1º lugar, seguido por Cristalina, Goiânia, Jussara e Professor Jamil, conforme o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e critérios da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas – ATRICON, focando na disponibilização de dados nos portais

O ranking se refere à ordem geral, conforme o índice geral de transparência dos poderes executivos e legislativos dos municípios do estado de Goiás, conforme as regras do Programa Nacional da Transparência Pública, estabelecidas pela ATRICON (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas), e reconhece o nível de transparência ativa dos portais oficiais municipais,

Entre os 246 municípios goianos, a Câmara de vereadores de Alto Paraíso de Goiás, município polo da região da Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano, aparece na categoria BÁSICO, posição 223.

O grupo dessa categoria começa com a Câmara de vereadores de Damianópolis, outro município do nordeste goiano, na posição 215, seguido pela Câmara de vereadores de Anápolis, município que tem a segunda maior economia do estado de Goiás, na posição 216.

Clique no link, veja a íntegra da tabela e compreenda o RANKING DA TRANSPARÊNCIA 2025 – PODER LEGISLATIVO (Câmaras)

Poder executivo

Também foi divulgado, no mesmo período, o RANKING DA TRANSPARÊNCIA 2025 – PODER EXECUTIVO –  (Prefeituras) – Clique no link e leia a íntegra. Sendo 1º – Montes Claros de Goiás, 2º – Cabeceiras, 3º – Baliza, 4º – Jaraguá e 5º – Goiânia.

Entre os 246 municípios goianos, a Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás aparece na categoria intermediário, posição 224.

O grupo dessa categoria começa com a prefeitura de Iaciara, também no nordeste goiano, na posição 175, a frente do município de Goiás (antiga Vila Boa, primeira capital do estado), na posição 179.

Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás aparece na 224ª do RANKING DA TRANSPARÊNCIA 2025. FOTO: Arquivo/Jornal O VETOR

Criticas.

Como passou a circular em redes sociais críticas a colocação da Câmara de vereadores de Alto Paraíso de Goiás no ranking, o órgão emitiu nota de esclarecimento, que publicamos na íntegra abaixo.

O Jornal O VETOR buscou também o posicionamento da Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás.

De acordo com o secretário de administração e finanças, Adão Santos Rosa, hoje não daria para ser realizada a  emissão do posicionamento pelo departamento jurídico. Assim que esse posicionamento chegar até nossa redação, faremos a atualização da reportagem.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Câmara Municipal de Alto Paraíso de Goiás – GO

A Câmara Municipal de Alto Paraíso de Goiás vem a público esclarecer informações que têm circulado em razão do posicionamento do Poder Legislativo Municipal nas últimas colocações do ranking de transparência divulgado por entidade de controle externo.

Inicialmente, é importante registrar que a Câmara Municipal reconhece a relevância dos mecanismos de avaliação da transparência pública, os quais contribuem para o aperfeiçoamento da gestão, o fortalecimento do controle social e o aprimoramento das instituições democráticas.

O referido posicionamento decorre, exclusivamente, de circunstâncias técnicas relacionadas ao processo de transição da plataforma do site institucional e do sistema de transparência utilizados pela Câmara Municipal no período de preenchimento dos questionários e de verificação realizados pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON).

Na ocasião da coleta das informações, a Câmara encontrava-se em fase de migração entre sistemas, tendo ocorrido, posteriormente, a substituição integral da plataforma tecnológica. Em razão dessa transição, os links anteriormente informados nos formulários de avaliação tornaram-se inconsistentes, pois já não correspondiam aos novos endereços eletrônicos do portal de transparência no momento da verificação final, o que impactou negativamente o resultado aferido.

Ressalta-se que tal situação não reflete ausência de compromisso com a transparência, mas sim uma incompatibilidade temporária entre sistemas, já devidamente sanada. A atual plataforma encontra-se em funcionamento, com atualização contínua das informações legais, financeiras, administrativas e institucionais, em consonância com a legislação vigente e com as boas práticas de governança pública.

A Câmara Municipal reafirma seu compromisso com a transparência, a publicidade dos atos administrativos e o acesso à informação, e informa que já está adotando as medidas necessárias para que, nas próximas avaliações, todas as informações estejam plenamente acessíveis e corretamente validadas pelos órgãos competentes.

Por fim, colocamo-nos à disposição da sociedade e dos órgãos de controle para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Nos acompanhe também pelo Instagram: https://www.instagram.com/jornal_o_vetor

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *