Novas empresas: Juceg e prefeitura firmam parceria em Alto Paraíso

Convênio firmado entre a Junta Comercial do Estado de Goiás e o Município de Alto Paraíso de Goiás, permitiu a instalação, desde Agosto, do escritório regional da JUCEG para atendimento de toda a região da Chapada dos Veadeiros.

Thiago Terra “A JUCEG Alto Paraíso nos trouxe mais rapidez,  agilidade e economia”
Thiago Terra “A JUCEG Alto Paraíso nos trouxe mais rapidez,
agilidade e economia”

Abrir empresas em Alto Paraíso agora está mais fácil, impulsionando o desenvolvimento da Região da Chapada dos Veadeiros. A JUCEG já está funcionando em Alto Paraíso em convênio firmado com a Prefeitura.
O Escritório Regional da JUCEG é o local onde o empresário registra sua empresa em uma das naturezas jurídicas existentes: Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada “Eireli”, Sociedade Limitada, Sociedade Anônima e Cooperativa. É onde a empresa “nasce” – o registro na Junta Comercial é como a Certidão de Nascimento da empresa.
Junto com a constituição ou alteração da empresa, o Escritório Regional da JUCEG também inscreve ou altera os dados da empresa na Receita Federal (CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) facilitando ainda mais a vida dos contadores e dos empresários.
O responsável pelo Escritório Regional,Fábio André Evaristo dos Santos, informa que o prazo para abertura de uma empresa em Alto Paraíso e região da Chapada é de 02 dias úteis (prazo entre a entrada do processo no Escritório Regional e a disponibilização da via autenticada do empresário no site da JUCEG), na maioria dos casos. Ele ainda recomenda ao empresário que deseja abrir sua empresa, ou demais procedimentos (alteração, reativação, extinção, transferência, abertura de filial, etc.) procurar um Escritório de Contabilidade para prestação de tais serviços.
O contador de escritório de contabilidade em Campos Belos,Thiago Terra, faz a seguinte análise,“A JUCEG Alto Paraíso nos trouxe mais rapidez, agilidade e economia. Tínhamos que nos deslocarmos 500 km até Porangatu para dar entrada em nossos processos. Agora está bem mais perto pra gente aqui em Campos Belos.”
Darlene Strello, contadora de escritório de contabilidade em Alto Paraíso, também ressalta a nova estrutura, “A abertura do Escritório da JUCEG aqui em Alto Paraíso, está sendo excelente para o nosso escritório, PHD Contabilidade, bem como para nossos clientes, o tempo de abertura e alteração de empresas diminuiu consideravelmente, agora não precisamos mais viajar para outras cidades, e o atendimento tem sido muito bom pelo funcionário Fábio Santos, esta é uma parceria que esta dando certo, parabéns a todos que compartilharam para que a JUCEG esteja aqui na nossa cidade.”
Com a parceria Prefeitura de Alto Paraíso/JUCEG, o empresário terá a sua disposição , entre outros, os seguintes serviços: protocolo de processos mercantis (abertura, alteração, transformação, reativação e extinção de empresas); protocolo de certidão de inteiro teor e certidão específica; recebimento e autenticação de livros Diário, Razão e Atas; pesquisa de nome empresarial; protocolo de reconsideração e recurso ao plenário; análise e deferimento de processos de constituição, alteração, extinção de Empresário Individual, Sociedade Empresária Limitada e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI); inscrição e alteração de CNPJ.
O Escritório Regional funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h as 11h e das 13h as 18h, na Rua Zózimo Barbosa, quadra 14 lote 18, Centro, ao lado da Delegacia. Telefone 3446-1597. *Fonte (Assessoria de imprensa da prefeitura de Alto Paraíso/com dados da JUCEG)

Dúvidas frequentes:
1) Quero arrendar minha empresa, devo ir à Junta Comercial ou basta o contrato entre as partes?
R: O contrato que tenha por objeto a alienação, o usufruto ou arrendamento de estabelecimento, só produzirá efeitos quanto a terceiros depois de arquivado na Junta Comercial e de publicado na imprensa oficial.
2) Preciso autenticar os livros contábeis da minha empresa?
R: Sim, deve-se autenticar os livros contábeis obrigatórios assim como pode-se autenticar livros não obrigatórios. Na JUCEG também é possível autenticar as atas de assembleias das cooperativas e Sociedades Anônimas. Estão dispensados os Microempreendedores Individuais (MEI).
3) É verdade que é muito difícil fechar uma empresa?
R: Na Junta Comercial o processo de extinção de uma empresa é muito rápido e sem burocracia. Deve-se consultar nos demais órgãos públicos quais os procedimentos necessários.
4) Quero abrir uma empresa. Devo ir a JUCEG ou ao Banco do Povo (Sala do Empreendedor Individual)?
R: Se você deseja ser um Empreendedor Individual procure a Sala do Empreendedor Individual que funciona junto ao Banco do Povo (prédio da Prefeitura). Caso você deseja abrir uma empresa nas demais modalidades (Empresário Individual, EIRELI, Sociedade Limitada, Cooperativa ou Sociedade Anônima) procure a JUCEG.
5) O que é a Junta Comercial?
R: Autarquia ligada administrativamente ao Governo Estadual e que é normatizada pelo Governo Federal através do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI). Sua função é manter o Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins para que tenham garantia, publicidade, autenticidade, segurança e eficácia os atos jurídicos das empresas mercantis.
6) O que é Empreendedor Individual (MEI)?
R: Pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O processo de registro e legalização do MEI é realizado inteiramente pela Internet, por meio do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) ou na Sala do Empreendedor Individual, na Prefeitura.
7) O que é Empresário Individual?
R: Pessoa física que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. Exerce a atividade por meio de uma firma (seu nome civil) e responderá com o seu patrimônio pessoal pelas obrigações contraídas por sua empresa. O processo de registro é realizado na Junta Comercial.
8) O que é EIRELI?
R: Empresa constituída por uma única pessoa, titular da totalidade do capital social. Tem as mesmas proteções da sociedade limitada (empresa responde por dívidas apenas com seu patrimônio, e não com os bens pessoais do seu titular). O capital social, devidamente integralizado, não será inferior a 100 vezes o maior salário-mínimo vigente no país. O processo de registro é realizado na Junta Comercial.
9) O que é Sociedade Limitada?
R: Sociedade composta por, no mínimo, dois sócios, pessoas físicas ou jurídicas. A responsabilidade de cada sócio é limitada ao valor de suas cotas. A administração pode ser exercida por sócio ou não-sócio, devidamente nomeado. O processo de registro é realizado na Junta Comercial.
10) O que é Sociedade Anônima?
R: Sociedade composta por, no mínimo, dois acionistas, pessoas físicas ou jurídicas. O capital social será dividido em ações, com ou sem valor nominal, e a responsabilidade dos acionistas limita-se ao preço de emissão das ações que subscreverem. O processo de registro é realizado na Junta Comercial.
11) O que é Cooperativa?
R: Sociedade simples, tem a finalidade de viabilizar a atividade de seus cooperados. A responsabilidade dos seus cooperados pode ser limitada ou ilimitada. Apresenta variabilidade ou dispensa de capital e número mínimo de cooperados necessário para compor a sua administração, sem limitação de número máximo. As quotas do capital são intransferíveis a terceiros estranhos à sociedade, ainda que por herança. O processo de registro é realizado na Junta Comercial.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *