OPERAÇÃO SCUTUM – Força Integrada apura envolvimento de Policiais Militares em esquema criminoso.

Operação apura uso de empresas de fachada e movimentações financeiras incompatíveis com os rendimentos dos investigados. A Justiça Federal determinou o afastamento cautelar de cinco policiais militares de suas funções.

Roberto Naborfazan*

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/GO) e a Polícia Militar do Estado de Goiás (PM/GO) deflagraram na desta terça-feira (4/11), a Operação Scutum com o objetivo de desarticular um grupo composto por policiais militares e outros envolvidos em crimes como corrupção passiva, facilitação de contrabando e descaminho, lavagem de dinheiro, agiotagem, extorsão e formação de quadrilha.

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão na cidade de Mineiros/GO e 1 mandado na cidade de Londrina/PR, incluindo empresas que também são alvos das investigações. A Justiça Federal também determinou o afastamento cautelar de cinco policiais militares de suas funções.

A investigação teve início a partir de informações repassadas pela própria Polícia Militar do Estado de Goiás, que apontou indícios de práticas ilícitas por parte de agentes públicos, incluindo cooptação e desvio de cargas ilegais, revenda de produtos contrabandeados e uso de empresas de fachada e “laranjas” para ocultação de valores.

Foram identificadas movimentações financeiras incompatíveis com os rendimentos declarados pelos investigados, além de transações bancárias entre os membros do grupo, evidenciando a existência de um esquema estruturado de agiotagem e lavagem de dinheiro.

Grupo composto por policiais militares é suspeito de crimes como corrupção passiva, facilitação de contrabando e descaminho, lavagem de dinheiro, agiotagem, extorsão e formação de quadrilha. FOTOS: Divulgação PM-GO

A FICCO/GO é composta Polícia Federal (PF), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Penal de Goiás (PPGO), Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) e Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO).

Em nota, a Polícia Militar informou que a Corregedoria da Polícia Militar acompanhou presencialmente todas as ações e adotará as medidas administrativas cabíveis, em conformidade com a legislação vigente e com os princípios de ética e disciplina da Instituição.

Leia íntegra da nota.

A Polícia Militar do Estado de Goiás informa que, na manhã desta terça-feira (04/11/2025), foi deflagrada, em ação conjunta com a Polícia Federal, a Operação Scutum.

A operação teve início a partir de relatórios de inteligência elaborados pela Polícia Militar e encaminhados à Polícia Federal, culminando no cumprimento de mandados de busca e apreensão contra diversos investigados, entre eles cinco militares da Corporação, suspeitos de envolvimento em crimes como contrabando/descaminho, corrupção, extorsão, lavagem de dinheiro, agiotagem e associação criminosa.

A primeira fase da operação foi realizada no município de Mineiros (GO), com desdobramentos na cidade de Londrina (PR).

Ao término dessa etapa inicial, após o cumprimento dos mandados, foram apreendidos objetos e documentos, além da realização de oitivas de suspeitos e de testemunhas consideradas fundamentais para a investigação. Todo o material recolhido será analisado pela Polícia Judiciária, que dará sequência às diligências e procedimentos legais.

A Corregedoria da Polícia Militar acompanhou presencialmente todas as ações e adotará as medidas administrativas cabíveis, em conformidade com a legislação vigente e com os princípios de ética e disciplina da Instituição.

**FONTE: Comunicação Social da Polícia Federal em Goiás

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Nos acompanhe também pelo Instagram: https://www.instagram.com/jornal_o_vetor

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *