GOIÁS ALERTA E SOLIDÁRIO – Equipes entregam mais de 15 mil benefícios em 37 municípios, entre eles Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Flores de Goiás.

Coordenada pelo Goiás Social e executada pela OVG, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, ação preventiva leva dignidade e segurança a 1,3 mil famílias goianas antes do período de chuvas.

Roberto Naborfazan*

A Operação Goiás Alerta e Solidário 2025/2026 encerra, nesta sexta-feira (31/10), a primeira etapa da mobilização preventiva em municípios goianos com risco de enchentes. Coordenada pelo Goiás Social e executada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a operação levou 15.759 benefícios sociais a 1.347 famílias das zonas urbana e rural de 37 municípios classificados como de alto risco de enchentes. A ação, que contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) e da Defesa Civil Estadual, distribuiu colchões, cobertores, fraldas, enxovais, cadeiras de rodas, andadores, fórmulas infantis, absorventes e alimentos.

“Já vimos de perto o que significa para uma família perder tudo em questão de horas e sentir o medo de não saber como recomeçar a vida. Foi assim que entendemos que era preciso agir antes, com planejamento e humanidade. O Goiás Alerta e Solidário nasceu desse propósito: o de cuidar das pessoas antes que a emergência chegue”, afirmou a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

Maria das Dores dos Santos Rosa, mãe de um filho com deficiência, vive na comunidade quilombola Kalunga Engenho II, em Cavalcante. Fotos: Lucas Dellamare.

Na comunidade quilombola Kalunga Engenho II, em Cavalcante, o chão de terra úmido anunciava a chegada das chuvas. Quando viu a equipe da Operação Goiás Alerta e Solidário se aproximar, Maria das Dores dos Santos Rosa ergueu as mãos e agradeceu a Deus. Mãe de um filho com deficiência, ela vive em uma das regiões mais isoladas do Estado e recebeu um colchão caixa de ovo, cobertores e pacotes do Mix do Bem. “É a esperança chegando antes da chuva”, disse, emocionada. Ao se despedir, fez questão de abençoar quem a visitava: “Deus vai com vocês. Ele protege quem ama e ajuda o próximo”.

Em Nova Roma, a equipe encontrou Onofre Santos Rodrigues, que mora com o pai idoso acamado. A casa, de piso de terra batida, não tem água encanada, sofá ou televisão, e nem todos os cômodos possuem portas. Onofre sobrevive fabricando tarrafas, uma espécie de rede de pesca, e cuidando das galinhas que tem no quintal. Das matas próximas, ele colhe frutas que complementam a alimentação. A chegada da equipe foi um alívio: com o aumento das chuvas, fica mais difícil colher qualquer coisa na área de mata. Eles receberam fraldas descartáveis geriátricas, cadeira de rodas, Mix do Bem e frutas desidratadas, que aliviaram a rotina e trouxeram esperança. “Com a chuva chegando, fica difícil colher frutas e cuidar do meu pai sozinho. Esses donativos vão ajudar muito, é uma ajuda que chega na hora certa”.

Mordor de Nova Roma, Onofre Santos Rodrigues vive com o pai, um idoso acamado. Eles receberam fraldas descartáveis geriátricas, cadeira de rodas, Mix do Bem e frutas desidratadas. 

Para a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado, cada entrega representa mais do que um ato assistencial. “Quando chegamos antes da chuva, levamos junto com os donativos a tranquilidade de saber que o Estado está presente. É um trabalho feito com planejamento, empatia e compromisso com a vida”.

Cuidado que faz diferença

Na zona rural de Monte Alegre de Goiás, a equipe foi recebida com um abraço apertado e o sorriso de quem se alegra com o reencontro. Maria D’Abadia de Jesus, moradora de uma casa simples feita com tijolos de adobo, fez questão de abrir a porta e a janela de tábuas e mostrar sua sala modesta, mas cheia de vida, fé e gratidão. “Vocês vieram pra me ajudar, ôh coisa boa! Vamos chegar, pode entrar”, disse, orgulhosa. Ao receber o Mix do Bem, não conteve a alegria: colocou os pacotes na janela e comentou sorrindo que “ficaria bonito na foto”.

Não foi a primeira vez que Dona Maria D’Abadia recebeu a visita da equipe. Do ano passado, ela guarda com carinho o filtro de barro que ganhou e que ainda usa todos os dias para manter a água fresca. Elogiou a iniciativa e contou que, desde que o Goiás Alerta e Solidário passou a visitá-la nesta época do ano, as dificuldades da chuvarada ficaram mais leves, sobretudo pela tranquilidade de saber que não está sozinha.

Maria D’Abadia de Jesus recebe com alegria as equipes do Goiás Alerta e Solidário, na zona rural de Monte Alegre de Goiás.

São histórias como as de Maria das Dores, Maria D’Abadia e Onofre que traduzem o sentido da Operação Goiás Alerta e Solidário. Desde 2022, quando foi realizada pela primeira vez ainda com o nome de Operação Nordeste Solidário, a iniciativa já levou quase 70 mil benefícios sociais a famílias de todo o Estado. Mais que números, são vidas amparadas e lares fortalecidos pela solidariedade. Em cada entrega, o Governo de Goiás, por meio da OVG e do Goiás Social, reafirma o compromisso de proteger, prevenir e cuidar das pessoas antes que a chuva chegue.

Municípios atendidos nesta fase.

Foram contempladas 1.347 famílias em situação de vulnerabilidade, de 37 municípios goianos, sendo 184 as moradoras de regiões rurais e 1.163 as de zonas urbanas.

As entregas foram feitas por equipes da OVG e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) em Adelândia, Alto Paraíso de Goiás, Campinaçu, Carmo do Rio Verde, Cavalcante, Colinas do Sul, Crixás, Divinópolis de Goiás, Flores de Goiás, Goiás, Guaraitá, Guarani de Goiás, Guarinos, Heitoraí, Hidrolina, Ipiranga de Goiás, Itaguari, Itapaci, Itapuranga, Mimoso de Goiás, Monte Alegre de Goiás, Mutunópolis, Niquelândia, Nova Crixás, Nova Glória, Nova Roma, Padre Bernardo, Pilar de Goiás, Porangatu, Rianápolis, Rubiataba, São Domingos, São João D’ Aliança, São Luiz do Norte, Teresina de Goiás, Uruaçu e Uruana.

**FONTE: Organização das Voluntárias de Goiás | Goiás Social – Governo de Goiás

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Nos acompanhe também pelo Instagram: https://www.instagram.com/jornal_o_vetor

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *