DERMATITE ATÓPICA – Goiás é pioneiro na oferta gratuita de medicamento para a doença.

Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa oferece fármaco considerado padrão ouro no tratamento de formas graves da doença.

DA REDAÇÃO*

O Governo de Goiás ampliou o acesso a terapias inovadoras ao incorporar um novo fármaco para tratamento da dermatite atópica ao rol de medicamentos disponibilizados no Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB). Com a medida, o Estado passa a ofertar o imunobiológico dupilumab de forma gratuita e pioneira no Brasil.

“Diferentemente do protocolo nacional do Ministério da Saúde, que ainda não contempla o uso de imunobiológicos para essa indicação, Goiás se destaca ao oferecer o que há de mais moderno e eficaz no manejo clínico, considerado padrão ouro no tratamento das formas graves da doença”, comemora o secretário da Saúde, Rasível Santos.

O medicamento já está disponível para pacientes cadastrados no Cemac JB. De acordo com a diretora técnica da unidade, Vivianne Vieira de Melo, com a inclusão do dupilumab, além do corticoide clobetasol em creme, o protocolo estadual amplia as alternativas terapêuticas para pacientes que não apresentam resposta satisfatória às vias tópicas convencionais.

O imunobiológico dupilumabe é considerado padrão ouro no tratamento das formas graves da doença

Pacientes acometidos por essa doença em níveis moderado a grave e que se enquadrem nos critérios podem solicitar a abertura do processo para fornecimento do medicamento por meio do Portal Expresso, em https://www.go.gov.br/. O primeiro processo licitatório para aquisição do dupilumab custou aproximadamente R$ 5,2 milhões, e outro está em andamento.

A dermatite atópica é uma doença de pele crônica e recorrente, que integra o espectro de doenças como asma e rinite alérgica. Caracteriza-se por uma inflamação da pele, que se torna mais vulnerável a alérgenos, irritantes e a infecções, o que impacta a qualidade de vida. Crianças são o grupo mais afetado, mas o quadro pode persistir ou se manifestar na idade adulta.

**FONTE: Secretaria da Saúde de Goiás – Governo de Goiás

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *