Água para Todos: Reunião define nova etapa do Programa
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que coordena o Programa Água Para Todos em Goiás, promoveu na segunda-feira, dia 19, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, um seminário que dá início à etapa de trabalho social visando a instalação de cisternas destinadas a captar água de chuva para consumo humano em dez municípios goianos.
O seminário reuniu a empresa licitada para realizar o trabalho social, a fornecedora das cisternas e representantes dos 11 órgãos governamentais e não-governamentais que integram o comitê gestor estadual do Programa.
No seminário, coordenado por Rosidalva Lopes, Superintendente de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento da Sectec, foram definidas as diretrizes para a realização das próximas etapas do Programa. No início do mês de junho serão feitas as visitas aos municípios selecionados para receber essa fase do Água Para Todos. As primeiras 50 cisternas de polietileno serão instaladas nas cidades de Buritinópolis, Campos Belos, Cavalcante, Divinópolis de Goiás, Flores de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Nova Roma, São Domingos e Sítio d’Abadia.
Antes da instalação das cisternas, serão formados os comitês gestores municipais e o público-alvo de cada município conhecerá os critérios para a seleção dos beneficiários. Após essa etapa, a empresa responsável pelo trabalho social fará a capacitação dos selecionados. Eles irão receber informações sobre o uso adequado das cisternas, a forma de captar e armazenar a água, a manutenção do equipamento, entre outros itens importantes para o desenvolvimento do Água Para Todos.
A iniciativa é uma parceria entre o Governo de Goiás, por meio da Sectec, e o Ministério da Integração Nacional, com investimento total de R$ 35 milhões, para este ano, e R$ 15 milhões em 2015.