FOLIA ILUMINADA – Equatorial Goiás reforça rede elétrica na Chapada dos Veadeiros para garantir Carnaval seguro.
Investimentos incluem novo alimentador expresso, manutenção preventiva e ampliação da infraestrutura para atender turistas e moradores da região
Roberto Naborfazan
Com a proximidade do Carnaval, a Equatorial Goiás está mobilizando uma série de ações para garantir o fornecimento contínuo e seguro de energia todos os municípios que integram a Chapada dos Veadeiros. A região, conhecida por suas belezas naturais e forte apelo turístico, deve receber milhares de visitantes durante o feriado, o que exige um planejamento especial para evitar falhas no sistema elétrico e garantir que a folia não seja interrompida.
Uma das principais entregas realizadas pela concessionária na região é o alimentador expresso, que conecta São João da Aliança a Alto Paraíso de Goiás,. A estrutura já está em operação e conta com extensão de 72 km de rede de distribuição rural, toda ela a margem da GO 118, o que facilitará a manutenção. A companhia apostou ainda na implantação de cerca de 945 postes, instalados no final de 2024 e já trazem benefícios diretos para o sistema elétrico local.
O alimentador expresso inaugurado entre São João e Alto Paraíso de Goiás beneficiará, de forma indireta, também os municípios de Teresina de Goiás, Cavalcante e todas as propriedades nesse percurso, porque, com a modernização do sistema elétrico em Alto Paraíso de Goiás, que inclui a instalação do novo alimentador, dará melhor estabilidade e confiabilidade do fornecimento de energia em toda a região da Chapada dos Veadeiros.
Além disso, o aumento da capacidade de expansão e a redução de interrupções no fornecimento de energia em Alto Paraíso de Goiás podem criar um ambiente mais favorável para investimentos e desenvolvimento socioeconômico em toda a região, beneficiando indiretamente Cavalcante e outras cidades próximas.
O superintendente da regional Nordeste da Equatorial Goiás, Antônio Galvão, destaca a importância dessas ações preventivas para o período de alta demanda. “O carnaval é um momento em que o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente e o consumo de energia acompanha essa tendência. Estamos nos antecipando para evitar interrupções e garantir que a população e os turistas possam aproveitar as festas com tranquilidade”, salienta Galvão.

Reforço na rede elétrica de Cavalcante
Além das grandes obras de reforço na rede elétrica, a distribuidora também realizou um plano robusto de manutenção em vários municípios da região, incluindo Cavalcante. No total, foram corrigidos aproximadamente 7.171 pontos de degradações. Entre as ações estão troca de isoladores, substituição de cruzetas deterioradas e postes danificados. Os equipamentos são fundamentais para o adequado funcionamento da rede elétrica. Essas ações preventivas são essenciais para evitar falhas no fornecimento não apenas durante o período de carnaval, mas no ano todo, principalmente em ondas de calor e temporais.

“Foram executadas mais de 3.600 podas em áreas urbanas e rurais, garantindo que galhos de árvores não interfiram na rede elétrica, principalmente durante tempestades, que são comuns nesta época do ano. Essa é uma medida essencial para evitar interrupções e garantir um Carnaval tranquilo para todos”, ressalta Galvão.
O gerente de Obras e Manutenção da Regional de Formosa, Diogo Henrique Silveira, também destaca o reforço de 45 km de rede elétrica, com a execução de 22 km de trifaseamento, que é o processo de deixar a rede mais forte e potente, e ainda 23 km de obras de reforço de rede. “Essas ações tornam o sistema mais robusto e confiável, garantindo maior segurança e estabilidade no fornecimento de energia”, explica o gerente.
Benefícios diretos para o turismo e o comércio local
As ações na infraestrutura elétrica em Cavalcante e região não apenas garantem um Carnaval mais seguro, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico local. Com um sistema elétrico mais robusto e confiável, comerciantes e empresários podem trabalhar sem preocupações, atendendo melhor os turistas que visitam a região.
“A Chapada dos Veadeiros é um dos destinos turísticos mais importantes de Goiás, e nosso compromisso é garantir que a energia elétrica não seja um obstáculo para o crescimento do turismo e do comércio local. Estamos investindo em melhorias contínuas para proporcionar mais segurança e qualidade de vida para todos”, conclui Silveira.

Plano de reconstrução
O plano de reconstrução segue em 2025. Estão previstas novas inspeções da rede elétrica, com o objetivo de identificar e corrigir possíveis pontos de defeito antes que possam causar interrupções. Além disso, a companhia planeja a construção de novos alimentadores em municípios do nordeste goiano, entre eles Posse, Alto Paraíso de Goiás, Iaciara, Mambaí e Planaltina de Goiás, no entorno do Distrito Federal.
Milhares de obras estão previstas para sair do papel e podem ser acompanhadas pelo Trabalhômetro – Equatorial Goiás, uma plataforma pioneira no país e que permite acompanhar em tempo real as ações da distribuidora em todo estado.