Organização das Voluntárias de Goiás: OVG comemora 66 anos

Os 66 anos da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) foram celebrados na quarta-feira, dia 30. A solenidade foi na sede da OVG no Setor Bueno.

Valéria Perillo, Presidente da OVG
Valéria Perillo, Presidente da OVG

A comemoração teve contornos especiais para dona Maura Silva Santos, de 73 anos.
Moradora do Centro de Convivência Sagrada Família, a idosa destaca a relevância da entidade na sua vida. “Pra mim tem toda a importância, porque eu vivo muito bem lá, parece que eu estou até num paraíso”, comenta a aposentada.
Ela afirma que morar no Centro é melhor até mesmo do que se tivesse sua própria casa. “Eu sinto tão bem lá que parece que eu sou a dona. Lá dentro eu sou eu”, comenta. Assim como o Centro de Convivência Sagrada Família, a OVG custeia e apoia inúmeros projetos sociais em todo o Estado e ao longo de sua história melhorou a vida de muitos goianos.
“Comemorar os 66 anos da Organização é um motivo de muita alegria para todos nós porque é uma instituição que tem uma grande história e que colabora, ajuda, milhares de pessoas todos os anos pelos 246 municípios do Estado de Goiás“, destaca a presidente da OVG, Valéria Perillo. “Essa instituição cresceu muito e hoje é um leque de programas sociais amplos, promovendo verdadeira inclusão social, somente pelo Programa Bolsa Universitária já passaram mais de 100 mil jovens”, pontua.
Fundada em 30 de outubro de 1947, a Organização das Voluntárias de Goiás surgiu da iniciativa de um grupo de mulheres ligadas à Igreja Católica. Idealizada por Ambrosina Coimbra Bueno, então primeira-dama do Estado, mulher de Jeronymo Coimbra Bueno, a instituição foi administrada, em seus primeiros anos de existência, pela Arquidiocese de Goiás – não havia a Arquidiocese de Goiânia à época.

Dados
Um dos projetos prioritários da OVG, o Programa Bolsa Universitária beneficiou 132 mil alunos desde 1999. A meta é chegar a 150 mil beneficiários no final de 2014. Hoje 20.005 estudantes recebem a bolsa em 69 instituições particulares presentes em 231 municípios. São investidos mensalmente R$ 7 milhões. Também voltado ao ensino, a OVG realiza capacitação profissional e já qualificou, desde 2011, quase 7 mil pessoas.
O Restaurante Cidadão, que oferece alimentação a preço simbólico de R$ 1, serve diariamente 10.300 refeições. Somente nos dois primeiros anos dessa gestão foram servidas 4,2 milhões refeições. A previsão é servir até o final deste ano 2,720 milhões de refeições.
A OVG também tem investido na construção de Centros de Educação Infantil para atender crianças. A autônoma Fabiana Cristina Rodrigues, 28 anos, comenta que a filha frequenta a unidade de Goianira há cerca de um ano e seis meses. Com a construção da creche a mãe se sente mais segura para trabalhar, enquanto a filha está sendo bem tratada. “Você pode trabalhar despreocupada sabendo que tem pessoas ali com responsabilidade e amor às crianças”, afirma Fabiana.
Ainda entre os projetos da OVG estão o Meninas de Luz, o Goiás Sem Frio, o Centro Goiano de Voluntários, Show de Natal, Centro de Apoio ao Romeiro, Casa do Interior de Goiás, além das doações frequentes às entidades sociais cadastradas.
FONTE:AGECOM

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *