TURISMO DE AVENTURA NAS TERRAS DA CAPETINGA – Adrenalina e poesia nos encantos naturais de São João d’Aliança.
Com localização geográfica privilegiada, São João d’Aliança, o Portal para a Chapada dos Veadeiros, está a 170 km do aeroporto de Brasília (DF) e a 330 km de Goiânia, capital do estado de Goiás, oferecendo aos seus visitantes, além das belezas naturais para o ecoturismo, excelentes opções para o turismo de aventura, que vai desde o canionismo e o rafting, passando pelo trekking e natação, até espaço para a prática do naturismo.
Roberto Naborfazan
O município de São João d’Aliança não é apenas o Portal para a Chapada dos Veadeiros, é, também, abrigo de exuberantes belezas naturais que além de encantar os visitantes, permitem a prática do turismo de aventuras em suas cachoeiras e cânions.
O município está fincado no antigo Distrito de Capetinga, nome originário do ribeirão que banha a região, um povoado também conhecido com a denominação de Olhos d’Água, em virtude de diversas nascentes existentes na região, subordinado ao então município de Forte (1904), que na realidade era uma comunidade quilombola.
E são esses detalhes de sua história, aliados aos seus encantos naturais, que têm atraído um número cada vez maior de turistas, tornando o município o destino desses visitantes, e não mais apenas a passagem para outras cidades da região.
A visão transformadora da prefeita do município, Débora Domingues Carvalhêdo Barros, que caminha para o encerramento de seu segundo mandato consecutivo (2017/2020 – 2021/2024) também contribuiu para essa evolução do turismo de aventuras em São João d’Aliança.
Débora Domingues faz uma gestão focada na excelência, investindo em obras que tanto os visitantes, quanto os moradores, percebem as claras mudanças em áreas como infraestrutura (asfaltamento urbano com galerias pluviais, manutenção nas estradas vicinais e suas pontes, iluminação pública e limpeza urbana), educação (Construção, ampliação e reforma de escolas e creches), saúde (reforma e ampliação do hospital e das UBS, aquisição de equipamentos e insumos hospitalares, contratação de médicos especialistas) além de fortes investimentos em transportes, segurança pública, agricultura, esporte e lazer, assistência social, meio ambiente, cultura e turismo.
Esses investimentos, feitos pela gestão de Débora Domingues nos últimos sete anos, fortaleceu a confiança para o empreendedorismo, com respaldo de entidades como o Sebrae, alavancando o comércio local em diversas atividades, principalmente nos setores de hospedagem e alimentação, gerando mais conforto e comodidades para os turistas.
Essa visão empreendedora da administração pública, aliada a sua riqueza cultural, que tem a participação fundamental das diferentes influências, incluindo a contribuição de comunidades oriundas de outras partes do Brasil e do mundo, atraídas pela pujança do agronegócio, que agora se expande para o desenvolvimento sustentável, coloca, definitivamente, São João d’Aliança como um dos melhores destinos turísticos a serem visitados no centro-oeste brasileiro.
O melhor lugar para o ecoturismo e o turismo de aventuras na Chapada dos Veadeiros.
Outros importantes fatores têm contribuído para o aumento da visitação de turistas de várias partes do Brasil e do mundo em São João d’Aliança. Entre eles, sua localização geográfica.
O município está a 170 km do aeroporto de Brasília (DF) e a 330 km de Goiânia, capital do estado de Goiás.
O acesso aos atrativos turísticos são feitos, na grande maioria, com facilidade, por estradas bem conservadas e seguras, pois são também usadas para o transporte escolar do município e para o escoamento das safras da agricultura familiar.
O município não cobra taxas extras dos visitantes, os preços de visitações aos atrativos são, geralmente, acessíveis e de responsabilidade dos donos, que já começam a oferecer hospedagem e alimentação em seus empreendimentos.
Na cidade, os hotéis, pousadas e campings também oferecem conforto com preços justos. O aumento do fluxo de turistas trouxe também novos supermercados, restaurantes, farmácias e lanchonetes.
No município, os visitantes têm a oportunidade de conhecer maravilhas como a Cachoeira do Label, que está a 26 km do centro da cidade, tem 187 metros de altura e é considerada a maior cachoeira do estado de Goiás, e uma da mais altas do País.
Além de banhos refrescantes, os amantes do canionismo e do rafting têm diversas opções para muita adrenalina e diversão em locais como a Bocaina do Farias, o Rio Capetinga, a Cachoeira do Dragão, a Cachoeira Paraíso dos Cactos, Cachoeira do Mingau, a Cachoeira do Bonito, Cachoeiras Macacão e Macaquinho, e a Cachoeira do Cantinho, com quatro quedas d’água.
Para aliviar o corpo e se aprofundar na beleza e poesia da região, o visitante deve fazer uma visita a comunidade do Quilombo do Forte. Gente humilde, acolhedora, com muita tradição para mostrar e histórias para contar.
Ou ainda dar uma chegada a Lanchonete Portugal, que fica na GO 118 – 20 km no sentido Alto Paraíso de Goiás.
Na lanchonete se come a melhor coxinha sem massa da região (praticamente puro recheio), além de poder conhecer uma pouco da história do casal, dona Fernanda e seu José Maria Henriques, remanescentes de uma família de portugueses que, com seu empreendedorismo, deram origem ao Povoado Pedra de Amolar.
Dica de roteiro de ecoturismo e turismo de aventura em São João d´Aliança
Cachoeira do Label
A maior cachoeira da Chapada dos Veadeiros e do Estado de Goiás. Possui 187 metros de altura. Localizada na Serra do Paranã, esta majestosa cachoeira conta também com vários poços ao longo da trilha.
– 26 km de terra
– 3,6 km de trilha ida e volta
– Nível: médio
** Vídeo:Nino e Aline por ai siga no Instagram
Complexo dos Veadeiros
Composto por 3 belas cachoeiras, sendo a maior delas com 55 metros, possui ainda uma linda piscina de borda infinita e vários poços para banho.
– 12 km de terra
– 3 km de trilha ida e volta
– Nível: médio
Bocaina do Farias
Um complexo mundo geológico na Serra do Paranã, com cachoeiras, cânion com paredões rochosos com mais de 50 metros de altura e poços de águas esverdeadas formados por afluentes do rio Farias.
– 30 km de asfalto + 25 km de terra
– 6 km de trilha ida e volta
– Nível: médio
Cachoeira do Bonito
Uma acolhedora queda d´água no Rio Bonito, de águas esverdeadas e cristalinas. Possui acesso fácil e conta com estrutura de restaurante.
– 2 km de asfalto + 7 km de terra
– 700 metros de trilha ida e volta
– Nível: fácil
Cachoeira do Cantinho
Uma exuberante queda d´água de 30 metros de altura no rio Cachoeirinha, em meio a rochas escuras, formando um grandioso poço de água esverdeada.
– 2 km de asfalto + 43 km de terra
– 2 km de trilha ida e volta
– Nível: médio
Cachoeira Paredes
Situada no encontro do rio Buritizinho com o rio Cachoeirinhas, conta com 3 quedas com poços esverdeados e uma prainha.
– 2 km de asfalto + 43 km de terra
– 5 km de trilha ida e volta
– Nível: médio
Cascata do Dominguinhos
Formado por uma pequena queda d´água e piscinas naturais no Rio Carestia. Tem acesso fácil e trilha simples.
– 4 km de asfalto + 3 km de terra
– 900m de trilha ida e volta
– Nível: fácil
Complexo Cachoeiras Macaquinhos
Fica na RPPN Santuário das Pedras, contém várias cachoeiras e poços para banho, apresenta águas cristalinas. Possui espaço para a prática do naturismo.
– 55 km de asfalto + 30 km de terra
– 4 km de trilha ida e volta
– Nível: médio
– Cachoeira do Dragão
No final do rio Macaquinhos, é uma das mais impressionantes cachoeiras da Chapada dos Veadeiros. O passeio conta com experiências extremas que mistura trekking e natação.
– 55 km de asfalto + 35 km de terra
– 8 km de trilha ida e volta
– Nível: difícil
Paraiso dos Cactus
Situada nas nascentes do rio Macaquinhos, o atrativo possui vários poços para banho, escorregador natural e uma maravilhosa cachoeira.
– 55 km de asfalto + 20 km de terra
– 5 km de trilha ida e volta
– Nível: médio
Complexo do Macaco
No Rio Macacão, possui belas Cachoeiras, com diversos poços para banho. A cachoeira da Catedral, a mais famosa, apresenta uma enorme parede de pedras empilhadas lembrando uma igreja. É recomendável o acesso com veículo 4×4.
– 55 km de asfalto + 29 km de terra
– 4 km de trilha ida e volta
– Nível: médio
Rafting Capetinga
No Rio das Brancas encontra-se um dos maiores trechos de Rafting do Brasil. O percurso maior possui 73 km, descendo as corredeiras, o acesso se dá pela RPPN Parque Capetinga.
– 23 km de asfalto + 12 km de terra
– Diversas opções de trajeto com os botes.
– Nível: médio
Complexo Coca cola
Um dos preferido para os amantes do canionismo, esse complexo é sazonal, estando a disposição apenas no periodo chuvoso.
Dicas para hospedagem
– Pousada Rural chik
@ruralchikpousada / (62) 9 8468-7369
– Eco Pousada Rebendoleng
@rebendoleng / (62) 9 9938-1569
– Hotel Almeida
(62) 3438-1541 / (62) 3438-1236 / (62) 9 9679-2591
– Pousada Vitoria
(62) 3438-1156
– Sitio Amarelo
@sitioamarelo / (61) 9 9951-9375
– Espaço Ecológico Terra Betânia
@ecoterrabetania / (62) 9 9987-3339 / (61) 9 9819-5352
– Atos Hotel
(62) 3459-5342/62 996090778
– Casa Di morena
(61) 9 9612-320
Comércio
– Drogaria Portal da Chapada
@drogaria.portalchapada / (62) 3438-1532 / (62) 9 9928-7215
– Drogaria Silva São João d´Aliança
@rededrogariasilva / (62) 9 9908-7098
– Drogaria Aliança
@drogarialianca / (62) 3438-1359
– Farmácia Fernandes
@farmaciafernandes.sja / (62) 3438- 1555 / (62) 9 9966-3291
– Cantina Restaurante e choperia
@cantina_sja
Power Açaí e Lanchonete
@poweracaielanchonete
Lanchonete Portugal
Fica na GO 118 – 20 km no sentido Alto Paraíso de Goiás, no Povoado Pedra de Amolar.
A melhor coxinha da região.
@lanchonete.portugal
– Legião Burguer
@legioaburguer
– Sushi Chapada
@sushichapada
– Vivendo Sabores
@vivendossabores_sja
Rei do Churrasco
@rei_do_churrasco_2
– Atos Restaurante
@atos_htl
– Chapéu do Sol Restaurante
@chapeudesolresteurante
– Kabarral
@kabarraldelivery
– Dona Amélia
@restaurantedonaamelia
– Toca do Milho
@tocadomilhopamonharia
– Avenida Gastrobar
@avenida_gastrobar
– Sorveteria Kibakana
@sorveteria_kibakana
– Sorveteria Tomasi
@sorveteria_tomasi
A prefeitura do município instalou um Centro de Atendimento ao Turista – CAT, logo na entrada da cidade, para quem chega de Brasília.
O CAT tem atendimento pessoal de segunda a sexta das 08:00 às 12:00h e das 14:00 às 18:00h – ou pelo telefone 62 99823-5878.