OPORTUNIDADE – Alto Paraíso de Goiás recebe curso gratuito de formação em audiodescrição.

Alto Paraíso de Goiás recebe curso gratuito de formação em audiodescrição. Projeto tem apoio da Lei Paulo Gustavo e é direcionado a artistas, produtoras culturais, guias turísticos, estudantes e pessoas com deficiência visual.

Roberto Naborfazan**

O município de Alto Paraíso de Goiás recebe, entre os dias 08 e 21 de abril, o curso de formação em Audiodescrição, que tem a proposição do Projeto da Historiadora e Etnomusicóloga Marise Glória Barbosa, que tem se dedicado a pesquisas no universo das oralidades e da voz plena na construção do tempo presente. Esta proposição está em diálogo com a educação do ponto de vista da perspectiva profissional, com a discussão política de visibilizar a realidade das deficiências, e com as ações para inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão no desfrute da produção cultural imagética.

O curso, que é gratuito, oferece 25 vagas, é destinado a formação técnica de pessoas sem deficiência visual, a artistas, produtoras culturais, guias turísticos, estudantes e pessoas com deficiência visual, no âmbito do projeto “Audiodescrição do Mundo!”. Caso a procura exceda o número de vagas, nova seleção será feita pelo interesse expresso nas cartas.

Como Audiodescritoras, as pessoas poderão trabalhar em projetos culturais com recursos oriundos de editais do Estado brasileiro. A legislação atual determina que 10% dos recursos recebidos para projetos culturais devem ser voltados para garantia de acessibilidade da pessoa deficiente em sua diversidade.

Audiodescritoras são pessoas que, com seus olhos analisam uma imagem, elaboram um roteiro de descrição, escrevem e gravam. Esse texto pelo som de sua voz, serão os olhos das pessoas que não podem ver.

De acordo com a artista Marise Glória Barbosa “Também estamos mapeando pessoas cegas ou com baixa visão, moradoras no município de Alto Paraíso de Goiás, para convidá-las para um bate-papo com uma das professoras que perdeu a visão quando ainda bebê, porém, conseguiu estudar e se formar pela UnB e hoje é professora de inglês na rede pública do Distrito Federal. Esse encontro deverá acontecer no dia 21 de abril de 2024, domingo pela manhã, quando a professora Viviane Santos compartilhará sua experiência de formação e atuação profissional e sua trajetória até a expertise como Consultora da Acessibilidade.”

As inscrições podem ser feitas até 30 de março, por meio do envio de carta de intenção para o e-mail: audiodescricaodomundo@gmail.com

O curso conta com o apoio da lei federal Paulo Gustavo, mecanismo gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A temática a ser desenvolvida reúne conceitos e práticas essenciais em audiodescrição: análise de imagens estáticas,como fotos e telas, e dinâmicas, como imagens em movimento( vídeos e cinema), além de roteiros para descrição e elaboração de produtos e serviços artístico-culturais acessíveis.

Esse universo profissional inclui o acompanhamento de grupos de pessoas deficientes visuais em visitas a exposições de arte e teatro, por exemplo.

Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), de Alto Paraíso de Goiás, onde as aulas serão ministradas.

As aulas serão presenciais, com programação de 50 horas em sala de aula, que possibilitarão a interação de alunos(as) e professores para as atividades práticas de audiodescrição, e serão ministradas de 8 a 21 de abril, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e no e no Ponto de Cultura Bona Espero,  ambos em Alto Paraíso de Goiás, com horários de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h, no sábado, das 9 às 12h e das 13h às 17h, e domingo, das 9 às 12h.

Serão professores deste curso, profissionais do universo da Audiodescrição, entre eles a professora Viviane Santos que é deficiente visual.

Audiodescrição é uma linguagem técnica que traduz imagens em som de palavras. A descrição de fotografias, filmes, espetáculos, exposições apoia a acessibilidade de pessoas cegas ou com baixa visão a essas produções culturais que, de outro modo, seriam inacessíveis a elas.

A pertinência desse curso se alia às ações para inclusão da pessoa deficiente e às possibilidades de formação profissional em uma área de importância fundamental

Programação

Segunda a sexta-feira, de 08h às 12h

Sábado (20/04),de 09h às 12h e 13h às 17h

Domingo (21/04l),de 09h às 12h

Serviço

Curso de Audiodescrição

Data: 08 a 21 de abril

Local: Polo UAB – Alto Paraíso de Goiás

Informações pelo e-mail: audiodescricaodomundo@gmail.com e pelo telefone: (61) 981714140

FONTE: Secretaria de Estado da Cultura – Secult

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *