Guia Chapada dos Veadeiros: Luz sobre a Reserva da Biosfera Goyaz
Uma das maiores áreas contínuas de Cerrado do planeta, a Reserva da Biosfera Goyaz (Resbio), do nordeste goiano, acaba de ganhar uma publicação que divulga as belezas naturais e serviços na região. O lançamento do Guia Chapada dos Veadeiros aconteceu na noite de
quinta-feira (18) no auditório Lygia Rassi do Monumento aos Direitos Humanos do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia.
Da Redação*
Nas versões impressa e eletrônica do guia, o turista encontrará cerca de 180 atrações, entre cachoeiras, cânions, veredas, grutas, cavernas, sítios arqueológicos e históricos. Todas minuciosamente descritas, com dicas sobre sua localização e condições de acesso. Estão listados 175 hotéis e pousadas, além de 123 bares e restaurantes.
Escolhido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) como um dos destinos indicados para o turismo de aventura durante a Copa de 2014, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros dá nome à publicação. Mas o guia retrata 11 municípios da Reserva da Biosfera Goyaz.
O título de Reserva da Biosfera é dado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) às regiões reconhecidas como patrimônio natural mundial, por conservarem seu bioma praticamente intacto. Mas, apesar da grande beleza natural e de uma considerável infraestrutura turística, a Resbio é um destino ainda pouco conhecido no País.
“Quando a Fifa apontou o parque como um dos destinos turísticos da Copa, fizemos uma pesquisa e descobrimos que menos de 2% dos goianos sabem que o estado tem uma reserva tombado pela Unesco”, explica a diretora do projeto, a jornalista Mara Moreira. No Brasil, apenas seis áreas receberam esse título.
O guia traz informações sobre os 11 municípios que compõem a Reserva da Biosfera Goyaz , incluindo os territórios da Chapada dos Veadeiros, Parque Estadual de Terra Ronca, o Parque Municipal do Itiquira.
Entre as paisagens cinematográficas mostradas no guia estão cachoeiras paradisíacas e o mais importante complexo de cavernas da América Latina. “O Parque de Terra Ronca possui 40 cavernas secas e 20 molhadas. Está entre os conjuntos mais importantes do mundo, mas é pouco conhecido entre os goianos”, contata Mara.
A versão impressa conta com 384 páginas ilustradas com imagens da paisagem e da cultura local. Nos textos, o turista encontrará a parte histórica das comunidades, serviços e dica de viagens. Os dados incluem perfil econômico, lendas, atrativos, agenda cultural, locais de hospedagem e alimentação.
Ele será distribuído gratuitamente em agências de turismo, hotéis e aeroportos em Goiás e Brasília. Durante mundial de futebol de 2014, ele estará nos receptivos da Copa.
Mas quem prefere os meios eletrônicos ao papel, poderá acessar o portal do projeto na internet. No site haverá um aplicativo para ser baixado em celular.
Vice-govenador destaca o Guia – O vice-governador José Eliton se mostrou feliz com o lançamento do Guia Chapada dos Veadeiros, que traz informações das potencialidades do turismo ecológico na região nordeste de Goiás “O perfume que foi apresentado hoje mostra uma pontinha do que é o nordeste do estado. Tão diferente daquele nordeste que muitas vezes é retratado pelos jornais”, enfatizou José Eliton.
Com versão impressa e online (http://www.guiachapadadosveadeiros.com), o material foi idealizado pela jornalista Mara Moreira, patrocinado pela empresa Vale, contou com a parceria do consultor de turismo João Lino Bittencourt, AMP Propaganda e recebeu como madrinha a senadora Lúcia Vânia.
O vice-governador colaborou na elaboração e pesquisa da publicação com indicação de outros locais do nordeste que deveriam ser pesquisados e incluídos no guia. “Foi por ele (José Eliton) que incluímos outros municípios no projeto. Por isso agradeço ao vice-governador”, disse Mara.
Oportunidade – De acordo com José Eliton, a proposta do guia traz uma oportunidade de olhar o nordeste goiano com outros olhos, além do “estigma de pobreza, miséria e esquecimento”. “Na verdade nós temos um outro nordeste, que é muito pouco conhecido, o nordeste de suas potencialidades. Aqui nós enxergamos um pouco dessas potencialidades turísticas daquela região”, destacou o vice-governador.
José Eliton agradeceu a senadora Lúcia Vânia, que para ele, tem trabalhando com “empenho” pelo desenvolvimento da região, não só como madrinha do guia, mas tem um “carinho especial e sensibilidade” às necessidades do nordeste goiano. “(O nordeste) É um corredor de potencialidade, um corredor de fartura, um corredor de esperança, acima de tudo. E a senadora Lúcia Vânia sempre buscou valorizar essa região com toda sua força, com todo seu empenho. Ao saudá-la, Lúcia, eu faço muito mais do que isso, eu agradeço a sua dedicação em desenvolvimento, não só em todo o estado, mas especialmente naquela região”, enfatizou José Eliton.
Para o vice-governador, o incentivo empresarial ajuda a destacar a região como potencial turístico e alavanca o desenvolvimento em igualdade com outras áreas do estado. “Quero agradecer a Vale por ter patrocinado esse projeto importante que dá luzes a uma região, fazendo com que suas imagens, seus sons, seus cheiros, seus aromas, suas potencialidades sejam conhecidas não só por nós goianos, brasileiros, mas quem sabe por aqueles que vivem em outros lugares”, afirmou José Eliton. Segundo o vice-governador, o Governo Estadual tem feito a sua parte, com a recuperação, construção e reconstrução de rodovias que dão acesso às cidades do nordeste goiano.
Veiculação – Em conversa com a jornalista Mara Moreira, que idealizou o projeto, José Eliton foi informado de que está em negociação com a empresa aérea TAM a veiculação do vídeo sobre a região em vôos internacionais para o Brasil para incentivar o turismo no local. Ao encerrar seu discurso, o vice-governador fez um convite ao público que acompanhava o lançamento do guia “e a cada um dos senhores e senhoras que não conhecem o nordeste, vão para o nordeste!”, pontuou José Eliton. *(Com Gabriela Lima (G1/GO) e Assessoria de comunicação da vice-governadoria)