AGRICULTURA – Prefeitura de São João d’Aliança atua na valorização do produtor rural.
Titulação de propriedades rurais, Polo de Fruticultura Irrigada no Vão do Paranã (gerador de emprego e renda para toda a região), e o incentivo para que os agricultores se inscrevam no Programa de Aquisição de Alimentos – PAA estadual têm constantes cobrança da adminstração do município junto ao governo do estado.
O poder executivo de São João d’Aliança, além de investir recursos do erário municipal na recuperação de estradas vicinais em todo o município, na renovação de maquinários e de toda a frota, possibilitando a melhora no escoamento da produção, tem realizado também constantes ações junto aos governos do estado e federal no sentido de dar respostas as demandas dos produtores rurais, entre elas a questão da regularização fundiária.
Com apoio do poder legislativo, recentemente foram realizadas reuniões com integrantes do alto escalão da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA, com o objetivo de pedir celeridade no processo de titulação de propriedades rurais de São João d’Aliança.
Também junto a diretoria da SEAPA, a gestora do município acompanhou o andamento do Projeto do governo do estado que criou o Polo de Fruticultura Irrigada no Vão do Paranã, que beneficiará produtores rurais de São João d’Aliança, Flores de Goiás e Formosa.
O Projeto já está em andamento em Flores de Goiás, e, em breve, será iniciado em São João d’Aliança, e em seguida em Formosa.
Criado e operacionalizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás – Seapa, em parceria com o governo federal, instituições de ensino e pesquisa, além de entidades representativas do setor, a iniciativa visa incrementar a produção agrícola no Nordeste goiano, gerando emprego e renda.
Priorizando a pauta de interesse dos produtores rurais São-Joanenses, a chefe do executivo municipal se reuniu também com diretores e coordenadores do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA estadual, que tem por finalidade comprar alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destinar gratuitamente para pessoas que não têm acesso à alimentação adequada e saudável e àquelas atendidas pela rede da assistência social (Exemplos: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS), por meio dos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional (Exemplos: como Cozinhas comunitárias e restaurantes populares), pela rede pública e filantrópica de ensino e pelas redes públicas de saúde e justiça.
Em São João d’Aliança, os agricultores familiares e suas organizações interessados em participarem do programa deverão procurar o escritório da Emater local para se inscreverem.
Em todos os setores da administração municipal, com dedicação e honestidade, existem obras e ações da Prefeitura, sempre valorizando e beneficiando o cidadão.
PRFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO d’ALIANÇA