ÁGUA PARA TODOS – Na cidade e na zona rural, Prefeitura garante água potável para a população de São João d’Aliança.

Depois de concretizar a demanda pela instalação de um gerador de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, a prefeitura municipal investe também na perfuração de oito poços artesianos em diferentes comunidades da zona rural do município.

Roberto Naborfazan

A água potável é um direito para todos, pois sem esse recurso, a nossa vida (e a de todos os outros serem vivos) não é possível. Ainda há pessoas, no entanto, que não têm água disponível. Segundo estudos da Organização das Nações Unidas, um bilhão de pessoas no mundo não dispõem de um abastecimento de água suficiente. No Brasil, são quase 35 milhões de pessoas que não têm acesso a esse serviço básico.

As razões para isso são variadas, como o crescimento populacional desenfreado, a poluição dos mananciais de água, a superexploração de lençóis freáticos e a degradação das florestas. Há, entretanto, formas de diminuir o impacto dessas ações na natureza e garantir água de qualidade para toda a população.

E é esse o caminho seguido pela gestão administrativa do município de São João d’Aliança, portal da Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano.

Neste ano, por meio das constantes cobranças da gestora do município junto ao governo do estado, a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) concretizou uma das demandas mais requisitadas da população, a realização de investimentos na Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade.

A Saneago providenciou a instalação de um gerador para quando faltar energia elétrica da distribuidora estadual, a bomba d’água da Estação de Tratamento de Água (ETA) não pare de funcionar.

Por meio das constantes cobranças da gestora do município junto ao governo do estado, a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) providenciou a instalação de um gerador de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA).

Foi também instalada uma nova bomba, com maior vazão e um inversor de frequência, o que levará com maior rapidez a água tanto para as partes altas, quanto para as partes baixas da zona urbana. Esse era um problema crônico, pois toda vez que faltava energia elétrica, secavam a água nas torneiras.

Em breve outros importantes investimentos serão feitos pela empresa, entre eles a ampliação da adutora de água tratada, solucionando definitivamente os problemas relacionados a falta de água na zona urbana de São João d’Aliança.

Zona Rural

Com olhar para as necessidades dos moradores do município como um todo, a gestão municipal iniciou neste final de mês de abril, por meio da Secretaria de Infraestrutura, a perfuração de um poço artesiano na comunidade Engenho, zona rural do município.

A ação tem a finalidade de garantir acesso à água aos moradores e implantar melhorias no sistema de abastecimento daquela região. O local onde o poço está sendo perfurado tem aproximadamente 100m² e foi cedido ao município pela senhora Regina Bueno e família. Outros três poços já estão sendo trabalhados nas comunidades do Jatobá, Barreirão e Corrente.

Esses poços artesianos serão perfurados graças a busca constante da administração municipal por parcerias com os representantes do município nas esferas estadual e federal.

Os recursos são oriundos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), viabilizados por um ex-deputado federal parceiro do município.

Além de providenciar a estabilidade no fornecimento de água na zona urbana, a prefeitura municipal investe também na perfuração de oito poços artesianos em diferentes comunidades da zona rural do município. 

Além desses quatro poços em andamento, outros quatro já foram concluídos, com recursos do município, nas comunidades Brejo da Onça (Vale do Paranã), Vãozinho, Pedra de Amolar e Vereda, com caixa de reservatório de dez mil litros, encanamento e toda a estrutura necessária para que a água potável chegue nas torneiras das casas dos moradores de cada uma dessas comunidade, refletindo o zelo e responsabilidade da gestão municipal com os impostos pagos pelos cidadãos contribuintes.

O empenho da gestão municipal na busca pela união de esforços, tem permitido mudar a realidade de pessoas que, muitas vezes, passaram grande parte vida enfrentando as limitações impostas pela falta de água potável.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO d’ALIANÇA

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *