Organização das Voluntárias de Goiás (OVG): Valéria Perillo repassa recursos a instituições sociais
As instituições Recanto São Luiz Orione e Lar de Jesus, em Goiânia, e o Centro Educacional de Integração Social (CEIS) de Pontalina, firmaram convênios com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), recursos ajudarão no atendimento de idosos de baixa renda, crianças e adolescentes entre outras ações assistenciais.
Da redação*
A presidente da OVG, Valéria Perillo, firmou no domingo, 24 de fevereiro, convênios para beneficiar duas obras sociais. Durante a missa do 2º domingo da Quaresma na Paróquia São Paulo Apóstolo, Valéria Perillo repassou recurso que vai ajudar na manutenção do Recanto São Luiz Orione, uma iniciativa da Paróquia para atender idosos de baixa renda. Também participaram da missa, o secretário da Casa Civil, Vilmar Rocha, o deputado estadual Francisco Vale Júnior e o coordenador-geral da OVG, Afrêni Gonçalves. O outro convênio foi assinado com o Lar de Jesus, instituição vinculada à Federação Espírita de Goiás e que realiza ações assistenciais.
O Recanto São Luiz Orione foi construído em terreno localizado entre o Bairro Goiá e o Jardim Mirabel, próximo ao Morro do Mendanha. Tem capacidade para receber mais de cem idosos abrigados em quartos com banheiros. A obra física inclui consultórios médicos, salas de fisioterapia, de enfermagem, refeitório, capela, lavanderia, praça de integração e outras dependências, totalizando mais de 4 mil metros quadrados.
O diretor-presidente do Recanto, padre Jarbas Assunção, disse que os quartos serão ocupados gradualmente pelos idosos e que o projeto conta com o trabalho de voluntários. “Essa obra é um exercício, uma prática de amor. A ajuda da OVG é grandiosa e chega em boa hora”, disse. A ideia da construção do espaço surgiu na Campanha da Fraternidade de 1998, que teve como tema a terceira idade. A edificação foi iniciada em 2004 e concluída em 2008, mas ficou fechada por falta de recursos.
De acordo com Valéria Perillo, a parceria é uma forma de apoiar o trabalho social de instituições importantes para a população de baixa renda. “São entidades que merecem nosso reconhecimento, pois desenvolvem ações que ajudam a levar cidadania a quem precisa”, destacou.
Lar de Jesus
O recurso repassado pela OVG será utilizado para a reforma do local que abriga a cozinha e o refeitório, um dos três blocos do Lar de Jesus. O presidente da instituição, Weimar Muniz, explicou que mais de 1,5 mil pessoas são atendidas por mês nos vários programas sociais desenvolvidos pela entidade. Somente o jantar servido no sábado e domingo atende quase mil pessoas, principalmente moradores de rua.
Também são distribuídas cestas básicas e realizados cursos profissionalizantes gratuitos, com a concessão de cerca de 350 certificados de capacitação todos os anos. Grupos de mulheres participam da confecção de enxovais para recém-nascidos distribuídos a gestantes necessitadas. O Lar de Jesus começou originalmente no antigo Bairro Popular, em 1959, e, desde 1982, funciona no Setor Coimbra.
Projeto
Na nesta terça-feira, 26, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) firmou convênio para o repasse de recurso para a construção da sede própria do Centro Educacional de Integração Social (CEIS) de Pontalina, município da região Sul de Goiás. Com a obra, o projeto, que funciona atualmente nas instalações da Loja Maçônica Acácia Pontalinense, gestora do CEIS, vai dobrar o atendimento a crianças e adolescentes. A assinatura do convênio foi realizada na Loja Maçônica, localizada no Centro da cidade, com a presença da presidente da OVG, Valéria Perillo.
Na ocasião, Valéria Perillo também entregou, ao lado do presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Marcos Abrão, 30 Cheques Melhoria da Agehab – no valor de R$ 3 mil cada, para moradores do Residencial Carmélio Ricardo. A solenidade contou ainda com a participação do prefeito de Pontalina Milton Ricardo de Paiva, do secretário da Casa Civil, Vilmar Rocha, do deputado estadual José Vitti, do promotor de Justiça Deusdete Carnot e do coordenador-geral da OVG, Afrêni Gonçalves, entre outras autoridades. Para a presidente da OVG, Valéria Perillo, a parceria vai gerar resultados benéficos para a cidade. “Essa instituição merece o nosso reconhecimento e suas ações ajudam a levar cidadania a quem precisa”, disse.
De acordo com o presidente do CEIS, Jairo Rodrigues de Brito, a nova unidade vai ficar a 500 metros da zona rural. O projeto inicial tem área total de 178,85 m², com salão, banheiros femininos e masculinos, sala para administração e cozinha. Mas segundo Jairo Rodrigues de Brito, com o auxílio da OVG, a estrutura deve ser ampliada com a construção de varanda para recreação, sala de informática e galpão para criação de pequenos animais.
O Centro já atende 45 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de idade, em situação de risco ou vulnerabilidade social, com atividades socioeducativas e de lazer, como reforço escolar, computação, ensino religioso, formação social, atividades lúdico-pedagógicas, teatro e recreação. As novas instalações vão permitir que o projeto passe a funcionar em dois turnos, e não apenas no período vespertino, como ocorre atualmente. Com isso, o número de crianças e adolescentes atendidos deve dobrar. A obra deve começar em março e a expectativa é de que o CEIS comece a funcionar na nova sede em agosto.
O presidente do CEIS disse que a prioridade do projeto é o reforço escolar. “Nossos alunos tornam-se referência nas suas escolas devido ao reforço escolar que oferecemos aqui.” Jairo Rodrigues diz também que o objetivo é que, no futuro, o CEIS seja transformado em uma escola fazenda. “Já iniciamos com o plantio de 2.400 seringueiras, que devem tornar o projeto autossuficiente a partir da comercialização de látex, o que deve ocorrer a partir do oitavo ano do plantio.” *(FONTE: Imprensa Presidente OVG)