TROCA DE SABERES – 1ª Seminário de Turismo do Nordeste Goiano pautou o fomento do turismo na região.

Evento aconteceu nos dias 21 (em Posse) e 22 (Distrito de Rosário/Correntina – BA), e contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, agentes públicos municipais e profissionais que atuam na área turística regional.

Roberto Naborfazan**

Uma iniciativa idealizada e organizada pelo Fórum de Turismo – Águas e Cavernas do Cerrado, com apoio do Sebrae Goiás, da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) e do Ministério do Turismo, o 1º Seminário de Turismo do Nordeste Goiano reuniu representantes da quase totalidade dos 21 municípios que integram a região nordeste de Goiás e alguns do entorno do Distrito Federal.

Com foco no fortalecimento da governança regional, no desenvolvimento do turismo, na organização e elaboração de políticas para o desenvolvimento em conjunto das microrregiões da Chapada dos Veadeiros e Águas e Cavernas do Cerrado, que, juntas, formam um dos maiores complexos de ecoturismo do mundo, o evento, realizado nos dias 21 e 22 de março, foi uma grande oportunidade para o debate e a promoção da troca de saberes e o fortalecimento da unidade regional.

o 1º Seminário de Turismo do Nordeste Goiano reuniu representantes da quase totalidade dos 21 municípios que integram a região nordeste de Goiás e alguns do entorno do Distrito Federal.

Na terça-feira, 21, o 1º Seminário de Turismo do Nordeste Goiano aconteceu em Posse, município localizado na microrregião da BR – 020, na divisa dos estados de Goiás e Bahia, no Maragato Espaço de Eventos.

O prefeito de Posse, doutor Hélder Bomfim, destacou, ao dar boas-vindas aos participantes, a importância do evento para o debate na busca do desenvolvimento do turismo no nordeste goiano como um todo.

Prefeito de Posse, doutor Hélder Bomfim, com autoridades e lideranças do setor turístico – Busca do desenvolvimento do turismo no nordeste goiano como um todo.

Durante o evento foram apresentados o Centro de Referência em Turismo implantado pela Unidade Universitária de Posse da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e um roteiro turístico religioso que promete ser um marco para o turismo regional. A expectativa é que o evento contribua para impulsionar ainda mais o turismo na região, gerando novas oportunidades de negócios e empregos

O deputado estadual Alessandro Moreira, agradeceu o convite feito pelos organizadores do Seminário, o ex-vice-prefeito de Guarani de Goiás, Toquinho Moreira, da Trade Tur, e Bruno Queiroz, da Mambaí Adventure, e, em seguida, realizou uma palestra que teve como tema “O Novo Nordeste Goiano”.

Deputado Alessandro Moreira ministrou palestra com o tema “O Novo Nordeste Goiano”.
Alessandro Moreira com Gisele e a professora Francielle Rego.

Alessandro Moreira falou sobre as potencialidades e também as características que tornam o Nordeste Goiano uma região que precisa ser explorada e desenvolvida na área turística.  Ele afirmou que, como membro titular da Comissão de Turismo na Assembleia Legislativa de Goiás, tem a missão de fomentar esse desenvolvimento.

Uma das grandes batalhadoras pelo desenvolvimento do nordeste goiano, atuando em frentes como a educação, meio ambiente e o turismo, a professora, escritora e poeta Francielle Rego Oliveira Braz palestrou sobre o tema “História, Tradição e Origem do nosso Povo”, dando luz à assuntos que a maioria dos participantes buscavam conhecer.

Professora, escritora e poeta Francielle Rego Oliveira Braz palestrou sobre o tema “História, Tradição e Origem do nosso Povo”.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, frisou que “as regiões turísticas da Chapada dos Veadeiros e Águas e Cavernas do Cerrado concentram uns dos maiores patrimônios naturais do Brasil. Nós acreditamos no potencial de desenvolvimento desta região, apoiamos esse evento que certamente norteará os gestores municipais para a importância de implementação de políticas públicas nos municípios, garantindo o desenvolvimento através do turismo”. Pontuou, ressaltando que a Goiás Turismo está disposta a auxiliar nesse processo.

Presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, com o deputado Alessandro Moreira – Políticas públicas nos municípios, garantindo o desenvolvimento através do turismo.

Gestora de um município com o turismo em ascensão, a prefeita de São João d’Aliança, Débora Domingues Carvalhêdo Barros (PL), que estava acompanhada pelo secretário municipal de turismo, Geraldo Hermes Bertelli, disse que o 1ª Seminário de Turismo do Nordeste Goiano é, acima de tudo, um encontro entre pessoas que sonham os mesmos ideais e que acreditam nos potenciais do nordeste goiano.

“O turismo, aliado a preservação ambiental, é uma fonte de desenvolvimento socioeconômico. Existem alguns pontos a serem trabalhados na estratégia desse desenvolvimento, entre eles, essa união entre lideranças, autoridades e todos que podem auxiliar nas grandes conexões, como é o caso do deputado estadual Alessandro Moreira, presente ao evento, e o suporte de instituições como o Sebrae. Seminários como esse são os primeiros passos nesse caminho. Outro passo importante é trabalharmos junto a nossas comunidades, tenho insistido nesse ponto de que temos que desenvolver o sentimento de pertencimento na sociedade, para que as pessoas entendam o potencial que temos. Incentivar essas pessoas a conhecerem os atrativos turísticos de nosso município, para que possam falar com propriedade sobre aquilo que temos. Esse despertar, esse conhecimento, alavanca a geração de empregos e rendas, com a formação de guias turísticos, da melhor movimentação nos hotéis, nos restaurantes e no empreendedorismo para a própria população, que saberá descrever o produto turismo que temos em nosso município. Outro ponto fundamental, e nisso já estamos trabalhando durante toda nossa gestão, é a construção de uma infraestrutura básica, que permita ao turista e visitantes conforto e segurança”. Pontuou Débora Domingues.

Prefeita de São João d’Aliança, Débora Domingues com Fabricio Amaral “1ª Seminário de Turismo do Nordeste Goiano é um encontro entre pessoas que sonham os mesmos ideais e que acreditam nos potenciais do nordeste goiano”.
Débora Domingues, Gisele, secretário municipal Geraldo Hermes Bertelli, e a representante do MTur, Ana Carla Moura.

A prefeita de São João d’Aliança destacou também a presença no Seminário da representante do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura, que já deixou pré-agendado para as mulheres presentes ao evento uma audiência com a Ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

A coordenadora-geral da Coordenação-Geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico da Secretaria Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo – SNPTur, Ana Carla Moura, que, na oportunidade representou a Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, participou de uma mesa redonda, juntamente com outros especialistas, para tratar do tema “Turismo: Oportunidades e Desafios”, onde debateu e esclareceu dúvidas de assuntos como políticas públicas, ações do Mapa do Turismo, Programa de Regionalização, apoio ao fortalecimento da governança no turismo, desenvolvimento dos destinos e estruturação de municípios.

Coordenadora-geral da Coordenação-Geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico da Secretaria Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo – SNPTur, Ana Carla Moura, representou a Ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Na quarta-feira, 22, os participantes do Seminário se reuniram no Aldeia Praia Park, localizado no Distrito de Rosário, no município de Correntina – BA, dando sequência ao ciclo de palestras, mesas redondas, apresentações de ações de turismo e cases de sucesso.

A secretária de Turismo e Cultura de Formosa, Pâmella Miranda, e a gerente de Qualificações da Goiás Turismo, Fernando Magalhães, falaram sobre o case de sucesso do Parque Municipal de Itiquira, e sobre as “Tendências de Turismo e Destinos Inteligentes”, respectivamente.

A consultora do Sebrae, Alessandra Campos, contribuiu com importantes dicas e ferramentas aos participantes ao ministrar palestra sobre “Elaboração de Gestão de Projetos na Gestão Pública”.

Cléber Chagas, gerente regional do Sebrae no Entorno do DF/Nordeste goiano, destacou iniciativas como o Projeto LIDER do Sebrae como importantes para o desenvolvimento e integração da região.

O gerente regional do Sebrae no Entorno do DF/Nordeste goiano, Cléber Chagas, discorreu sobre os produtos e serviços turísticos do Sebrae. Ele enfatizou de modo especial a questão da união dos atores públicos, privados e do terceiro setor que vêm desenvolvendo e integrando o Nordeste Goiano, sobretudo por meio das iniciativas do Projeto LIDER do Sebrae. “Muito já foi alcançado pela região, e o trabalho continua em diversas áreas, como agronegócio, inovação e, claro, turismo. Meu maior objetivo através do Sebrae é ver o Nordeste Goiano completamente desenvolvido”, enfatizou.

Também participaram do evento a analista Priscila Vilarinho, o gerente de Relações Institucionais da Goiás Turismo, Luciano Guimarães, autoridades municipais e lideranças ligadas ao setor turístico dos municípios que integram a região nordeste de Goiás e entorno do Distrito Federal.

Sobre as regiões

Os municípios que compõem as regiões turísticas da Chapada dos Veadeiros e de Águas e Cavernas do Cerrado são ricos em diversidade de atrativos naturais, culturais, sociais e históricos. O primeiro território é composto pelos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, São João d’Aliança e Teresina de Goiás, abrigando boa parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

Já a região das Águas e Cavernas do Cerrado agrega um maior número de municípios, contando com 11 destinos de vocação especialmente para o ecoturismo. São eles: Buritinópolis, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Flores de Goiás, Formosa, Guarani de Goiás, Mambaí, Nova Roma, Posse, São Domingos e Simolândia.

***Com informações da Agência Sebrae.

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Share

Um comentário em “TROCA DE SABERES – 1ª Seminário de Turismo do Nordeste Goiano pautou o fomento do turismo na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *