GESTÃO EFICAZ – São João d’Aliança é avaliado como 1º lugar em evento promovido pela FGM.
Durante a 4ª edição do Encontro Anual de Gestores Municipais – Desafios e Perspectivas, evento realizado pela Federação Goiana de Municípios (FGM), a prefeita Débora Domingues recebeu das mãos do presidente da FGM, Haroldo Naves, a placa de Honra ao Mérito (Primeiro lugar no nordeste goiano) no índice que avalia transparência, educação, social e gestão. É a segunda premiação que a prefeita recebe por sua gestão nos últimos 30 dias.
Roberto Naborfazan
O nordeste goiano ficou durante décadas, por seguidos governos, relegado a um segundo plano em investimentos nas áreas de interesse básicos da população. Os municípios cortados pela GO 118 (BR – 010) eram conhecidos como integrantes do “corredor da miséria”.
A partir dos anos 1990, com a chegada de lideranças políticas da região ao centro do poder, como o ex-deputado federal Pedro Pinheiro Chaves (que foi secretário de governo de Maguito Vilela) e o deputado estadual por seis mandados, Iso Moreira, (que faleceu recentemente, vítima de sequelas da Covid-19), deu-se inicio a uma maior visibilidade administrativa para a região, provocando obras como a conclusão do asfaltamento da GO 118 até Campos Belos, e da GO 239, entre Alto Paraíso de Goiás e Colinas do Sul, entre outras.
No entanto, a maioria dos 21 municípios que integram a região ficou preso a gestões ineficientes, limitadas aos debates de prefeitos e vereadores preocupados com o próprio umbigo, sem ânimo ou conhecimento para percorrer os caminhos do poder em Goiânia (em relação ao governo estadual) ou Brasília (em relação ao governo federal), para cobrar melhorias para suas comunidades.
Porém, uma nova geração de gestores tem mostrado maior visão, flexibilidade política, honestidade e capacidade de gerir com qualidade os recursos do erário municipal, também aqueles oriundos de repasses dos governos ou emendas parlamentares.
Entre esses novos gestores, a prefeita de São João d’Aliança, Débora Domingues Carvalhêdo Barros, que está concluindo o segundo ano de seu segundo mandato consecutivo, tem se destacado não só por gerir com eficiência e zelo os recursos municipais, mas também por sua capacidade em alinhavar parcerias em âmbito estadual e federal, que permitem cada vez mais a chegada de investimentos para todos os setores administrativos, principalmente nas áreas de educação, saúde, e infraestrutura.
Débora Domingues tem recebido o reconhecimento de seu trabalho não só por parte dos cidadãos São-Joanenses e de municípios vizinhos, mas também por entidades em nível estadual e nacional.
Em dois exemplos mais recentes, a prefeita de São João d’Aliança levou o município para posição de destaque em eventos que reconheceram e premiaram gestores dinâmicos e empreendedores.
No primeiro, o município de São João d’Aliança foi destaque nacional no último mês de novembro, ao ser premiado na segunda edição do Prêmio Band Cidades Excelentes, uma iniciativa que teve a parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila, para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.
Vencedor na etapa regional entre os municípios com até 30 mil habitantes, São João d’Aliança se destacou pela capacidade de governar, eficiência em fiscalizar e a transparência administrativa da gestão municipal, garantindo o primeiro lugar entre os 246 municípios goianos no pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência.
Honra ao mérito
No segundo exemplo, São João d’Aliança esteve novamente em destaque na sexta-feira, 7 de dezembro de 2022, durante a 4ª edição do Encontro Anual de Gestores Municipais – Desafios e Perspectivas, evento já tradicional, promovido pela Federação Goiana de Municípios (FGM) realizado no espaço Master Hall, em Goiânia.
Nessa edição, a novidade foi o Índice FGM de Gestão Eficaz (IGE), desenvolvido em parceria com o Instituto Mauro Borges e que serviu de base para a premiação que foi entregue durante o evento. O IGE foi gerado a partir da análise de quatro áreas: transparência, educação, social e gestão.
A gestão de Débora Domingues em São João d’Aliança recebeu das mãos do presidente da FGM, Haroldo Naves, na presença de diversas autoridades, como deputados e secretários de estado, prefeitos, primeiras-damas e secretários municipais ligados à área de desenvolvimento municipal, a placa de Honra ao Mérito – Primeiro lugar no nordeste goiano em transparência, educação, social e gestão.
“Dedico este prêmio ao nosso povo, que me permitiu lutar e representar esse município, a minha equipe e a minha família. A caminhada é longa, mas o resultado faz valer a pena cada passo. Nossa missão é fazer uma gestão inovadora, técnica, com resultados positivos. É através de uma gestão consciente, planejada e que aplica o recurso com zelo e honestidade que estamos transformando para melhor a vida das pessoas. Gratidão a Deus que tem me dado estratégias e unção de ousadia para vencer os obstáculos.” Disse Débora Domingues.
O evento
A 4ª edição do Encontro Anual de Gestores Municipais – Desafios e Perspectivas, começou às 13 horas de sexta-feira, dia 07, e terminou as 19:30, e contou cm a presença de dezenas de autoridades.
Além de varias e importantes palestras, entre elas a palestra máster, que teve como tema A FORÇA QUE VEM DO INTERIOR, proferida por Fred Rocha, um dos conferencistas mais celebrados da atualidade e pioneiro do e-commerce no Brasil. Segundo Haroldo Naves, presidente da FGM, o objetivo dessa palestra é incentivar e mostrar que o empreendedorismo é possível nos pequenos municípios.
O evento contou ainda com show da dupla de humoristas Nilton Pinto e Tom Carvalho, e um jantar de encerramento, animado pela cantora sertaneja Lia Almeida.